E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Melekh
Usuário Diamante

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Melekh » 19 Abr 2012, 12:19

Dado,

Eu também tenho dúvidas, mas coloquei esta suposta ligação, baseado nos informes do morador, o que é funcionário aposentado da RFFSA, conjecturas... e quando o local que voce falou tem um declive em relação a linha, porém é uma hipótese.

As pesquisas continuam.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 19 Abr 2012, 14:50

Dado. Tudo bem?
Me desculpe se não interpretei direito o seu texto, mas entendi que você não concordou com a ligação da E.F.Norte com o ramal de Maria Angú apontado pelo Melekh.

Os mapas acima não apontam essa ligação. Existe algum documento com referência ao local dessa ligação?
Bom, se eu fosse o projetista, o local mais fácil para a interligação das ferrovias seria a própria circular da Penha.

Em relação ao traçado, eu comparei o mapa de 1909 postado por ele, assim como o Guia Briguiet com as imagens do google catalogadas por ele com letras.

Na minha opinião, não vi erro no trajeto traçado por ele com exceção da bifurcação da linha já próximo ao Matadouro.
O Melekh representou a bifurcação próximo a Rua Cuba, onde na realidade é na altura da Rua Costa Rica.

Em relação ao trajeto da ferrovia é possível ver o ponto por onde "cruzava" com a E.F.Norte, pois há uma cicatriz lá, representada pelo espaço que existe entre o começo da Rua Tenente Araquém Batista na Rua Nicarágua e a linha férrea.
É possível também ver a cicatriz bem no comecinho da Rua T.A. Batista até a mesma tomar o ponto exato entre esta e a Rua Afonso Ribeiro, indo a partir de então entre as duas de forma paralela.
Quando aplicamos o zoom no Google Earth, é possível ver que na maioria do traçado a faixa da ferrovia está preservada.

Da bifurcação até a Avenida Brasil, inexistente na época, a faixa perde o paralelismo entre as Ruas Tenente Araquém Batista e Afonso Ribeiro e avança em direção à Baia.

Vou dizer mais a vocês e ao amigo Amaral, que estava em dúvida sobre a posição do pier. :HH:

Procurem ver o Google, pois já entre a Avenida Brasil e a Baia, há uma área de recreação, se não me engano, pertencente à Marinha, que existe uma piscina Olímpica junto a uma menor. Próximo a essa piscina existem 2 quadras de tênis.
Avancem em direção a Baia e próximo a uns galpões, vocês verão uma saliência junto a orla.

Penso que essa saliência é a ponta do pier do Porto de Maria Angú, tendo sido o restante "para dentro", aterrado.

O que vocês acham? ;)

DadoDJ escreveu:Melekh, a ligação com a EF Leopoldina está estranha ... eu acho que ficava após a estação da Penha, no sentido Barão de Mauá, naquele descampado à esquerda nesse sentido.
Eu já tirei várias fotos ali, mas infelizmente estão no meu notebook. Vou tentar postar depois aqui. Apesar de existir o declive que o Amaral falou no trecho, eu acredito que ali existisse um desvio, que ligasse a EF do Norte direto à Maria Angu.
Mas é apenas uma hipótese. Penso nisso pois não vejo outro sentido ter um espaço vazio ali.
Em relação à linha circular, eu cheguei ainda a ver os trilhos, acho que em 1992 ou 1993, em uma excursão de Igreja que fui, com destino ao Santuário da Penha. Os trilhos ainda eram visíveis dentro da garagem da empresa de ônibus Nsa.Sra.de Lourdes. E esse fato me aguçou mais ainda a curiosidade ferroviária que já se desenvolvia em mim naquela época ...
;)
Editado pela última vez por Adenilson em 19 Abr 2012, 15:10, em um total de 1 vez.

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 19 Abr 2012, 15:02

Melekh, acho que já tinha visto essa foto. Pelo ângulo, o fotografo está na Rua José Maurício próximo à Rua dos Romeiros e de costas para a Estação Penha da EF Norte. Na minha opinião a casa não está no trajeto da EF Rio d'Ouro.

Inclusive, eu queria lhes perguntar algo. Existe algum documento que indica a existência de uma Estação Penha da EF Rio d'Ouro? Pergunto isso pq o ramal não era usado com frequência. Eu acredito que não houvesse nenhuma instalação fixa, talvez uma escada de madeira removível.

No máximo haveria algum tipo de parada muito simples e mesmo assim sem nenhum tipo de casa, no máximo uma plataforma baixa para os passageiros em época de festas na Penha. Não valeria o investimento. E mesmo que houvesse algo, me parece mais lógico que tal parada fosse no próprio Largo da Penha, onde o ramal passava e ficava bem na entrada do acesso à igreja.

Inclusive, tenho a impressão de que aquela pintura em um postal postada por vc ontem, mostra uma composição da EF Rio d'Ouro parada na "Parada Penha" para embarque/desembarque de passageiros, pois a linha passava exatamente ali.

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 19 Abr 2012, 15:10

Adenilson escreveu:
Vou dizer mais a vocês e ao amigo Amaral, que estava em dúvida sobre a posição do pier. :HH:

Procurem ver o Google, pois já entre a Avenida Brasil e a Baia, há uma área de recreação, se não me engano, pertencente à Marinha, que existe uma piscina Olímpica junto a uma menor. Próximo a essa piscina existem 2 quadras de tênis.
Avancem em direção a Baia e próximo a uns galpões, vocês verão uma saliência junto a orla.

Penso que essa saliência é a ponta do pier do Porto de Maria Angú, tendo sido o restante "para dentro", aterrado.

O que vocês acham? ;)
Adenilson, ali é a Casa do Marinheiro.
Já analisei esta hipótese que foi levantada num dos fotologs do Terra há um bom tempo atrás. Para mim sem chance de ser a ponta do pier. Não acredito que o píer fosse tão longe mar a dentro. Por aquela foto no porto, o pier era relativamente pequeno (o que condiz com um porto de baía, do início do século passado). O aterro naquele ponto foi muito mar a dentro. E o píer era bem mais largo que aquela ponta.

E se vcs repararem, também existe um píer, com o mesmo formato do da foto, no outro lado da Av. Brasil em frente a Rua Pirangi, onde fica o Iate Clube Carioca. Também acho que não é o original pq o da foto parece menor que o atual, mas no formato é muito parecido.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 19 Abr 2012, 15:26

Melekh.
Concordo plenamente com o Amaral sobre a localização da foto.
Parece que a E.F.Norte está logo ali atrás do fotógrafo, sendo a via em primeiro plano, a Rua José Maurício.

O local onde os romeiros deveriam descer é onde na mesma foto aparece uma espécie de torre ao fundo!

Em relação à estação da Penha, eu já me fiz a mesma pergunta, mas eram 3 as paradas entre V.Carvalho e o Pier.

Não vou me arriscar a dizer que fossem apenas escadas, mas talvez uma plataforma de madeira ou concreto, mas pensando por outro lado, se fosse alguma coisa fixa mesmo, por quê não vi ainda um mapa representando essa parada da Penha?

Amaral: Bem observado também em relação a representação artística de 1904. Se aquela composição estacionada, seja carroça ou vagonete fosse um poquinho maior, eu iria dizer que aquilo era a parada. :lol:

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 19 Abr 2012, 15:50

Beleza Amaral, mas repare no mapa abaixo que a bifurcação na linha vai da altura da Rua Costa Rica até a Futura Avenida que está representada junto a orla. Essa avenida ali está no mesmo ponto da Avenida Brasil naquele trecho.
Digo isso pela posição de uma praça existente na rua Cuba.

Pois bem. A distância linear de todo o trecho bifurcado é a "olho nú" semelhante a do fim da bifurcação junto a Avenida Projeta (Av. Brasil) até a ponta do pier.

Medi as distâncias no google e elas se aproximaram. Pouco mais de 500 metros para cada trecho.

O trecho aterrado ali não foi muito grande em extensão, pois havia uma quantidade de terra firme entre a avenida projetada e a orla (vida mapa abaixo). Apenas o restante fora aterrado, imagino de onde há as quadras de tênis em diante.
Imagem

Repare abaixo como a distância do pier avançando pela Baia não era tão pequena assim. Tendo pessoas, barcos e casas como referência, eu chutaria pelo menos uns 150m a 200m.
Imagem

Francisco Amaral escreveu:
Adenilson escreveu:

O que vocês acham? ;)
Adenilson, ali é a Casa do Marinheiro.
Já analisei esta hipótese que foi levantada num dos fotologs do Terra há um bom tempo atrás. Para mim sem chance de ser a ponta do pier. Não acredito que o píer fosse tão longe mar a dentro. Por aquela foto no porto, o pier era relativamente pequeno (o que condiz com um porto de baía, do início do século passado). O aterro naquele ponto foi muito mar a dentro. E o píer era bem mais largo que aquela ponta.

E se vcs repararem, também existe um píer, com o mesmo formato do da foto, no outro lado da Av. Brasil em frente a Rua Pirangi, onde fica o Iate Clube Carioca. Também acho que não é o original pq o da foto parece menor que o atual, mas no formato é muito parecido.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 19 Abr 2012, 23:14

DadoDJ escreveu:Excelente postagem !
Ótimas observações, Amaral !
Assim que puder vou entrar aqui de novo para debater sobre este ramal, um dos meus preferidos em pesquisa ferroviária.
Com certeza, o debate vai ser extenso e muito bom !
Valeu !
^^ Suspeitei desde o princípio ... kkkkkkkkkkkkkkkk
:lol:

Pessoal, quando eu "discordei" (nem tanto pois não há provas ainda em relação a nada) da ligação da EF do Norte com o Ramal de Maria Angu da EFRdO, apenas imaginei que o ponto de ligação (não de cruzamento, que ficava em frente à passarela existente hoje em dia sobre a EF do Norte) entre as duas ferrovias fosse no terreno vazio antes apontado e rebatido pelo Amaral, visto que há um declive ali. Abaixo algumas fotos que fiz no trecho em dezembro de 2009:
Imagem
^^ Na foto acima aparece (e só agora que percebi) uma casa muito semelhante à postada pelo Melekh. Se for a mesma casa, ela fica totalmente fora do traçado da EFRdO no ramal de Maria Angu. Mas deve ter feito parte do mobiliário da ferrovia na época, com quase certeza.
Melekh, a casinha fotografada por você é a mesma que eu postei acima ?

Continuando ...
Imagem
Imagem
^^ Se aproximando da estação Penha da EF do Norte, em direção à Central do Brasil. Desse lado esquerdo, é evidente a presença antiga de uma linha em bitola métrica que passava do outro lado da plataforma. Agora é que vai se aproximando do local onde eu sempre pensei que tivesse existido algum desvio e, mais tarde, com as pesquisas, vi a possibilidade de ali ter sido a ligação com a EFRdO no ramal de Maria Angu.
Vejam as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
^^ Na imagem de satélite acima, a linha em verde é o Ramal da Penha da EFRdO; a linha em vermelho é a EF do Norte e a linha em azul é onde acredito ter existido um desvio para o dito ramal, o ligando à EF do Norte. A saída desta ligação pode ser vista na última imagem, do Street View, com um portão atualmente, e o terreno do suposto desvio cercado por um muro nitidamente antigo.
O que acham ?
Infelizmente hoje tive acesso ao Google Earth no meu computador, mas estou "pregado" ... vou dormir e amanhã continuarei acompanhando o debate.
Uma boa noite a todos !
o.ov
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 20 Abr 2012, 10:46

Adenilson,

Em relação a sua dúvida sobre a ligação autorizada da pelo Ministério da Viação, através do aviso de 13 de Outubro de 1909, foi concedido a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha do Norte ao Ramal da Penha.

Na realidade eu não vi em nenhum mapa vestígios desta ligação, eu apenas copiei o esboço feito a lápis que o morador me deu (o que citei anteriormente) e que trabalhou na RFFSA.

Já corrigi a bifurcação (no mapa google) próximo a Rua Cuba, onde na realidade é na altura da Rua Costa Rica.

Temos que encontrar mais material sobre o pier do Porto de Maria Angu.

++++++++++++++++++++++++++++++++

Amaral, Dado

A foto antiga em preto e branco da casa, é idêntica a foto colorida atual, inclusive pelo numero de janelas e não estaria no trajeto antigo da EFRD, mas sim na ligação que fora autorizada pelo Ministério da Viação em 1909 (hipoteses).

Dado, você postou uma foto feita por dentro da linha e te digo que é da mesma casa que fotografei.

Agora note que por dentro do muro existe uma emenda, pois ali era aberto e provavelmente serviriaa para fazer a ligação com a EFRD, veja as fotos e o Mapa Google.

Imagem

Imagem

Acredito que esta casa possa ter sido a estação da EFRD, pois a sua arquitetura se assemelha com as desta ferrovia, mas difere um pouco das da E.F. do Norte.

Torno a repetir que é possiível que essa parada tenha surgido após a ligação das duas ferrovias, conjecturas... sem afirmar nada aqui.

Breve irei postar um novo Tópico sobre o Ramal do Matadouro

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 20 Abr 2012, 12:32

Não querendo estragar a teoria de vocês, mas eu não consigo acreditar que a estação fosse ali, é muito longe do largo. Agora, estou tentando entender o que faz aquela casa ali.

1- A casa parece sim com casas da EFRdO, isso é fato.

2- A emenda no muro parece meio sem lógica em relação à casa, se um trem entrasse no vão, daria de frente na casa. A possibilidade é que, como o leito era menor, o ângulo da curva poderia ser diferente e passar ao lado da casa.

A hipótese em que pensei seria que, em determinado momento, o leito da EFRdO foi retirado do largo da Penha devido ao grande movimento do local (efetuada quando daquelas obras de melhoramentos anunciadas na foto do malho de 1908), e passou a correr paralelo à Leopoldina a partir do ponto deste desvio informado pelo antigo funcionário da RFFSA. Aí a casa faria sentido. Só que...

No disco sobre a casa, consta a data de 1898! O que não bate com a modificação da EFRdO. Tenho na cabeça que houve algum fato importante nesse ano, mas não lembro qual.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 20 Abr 2012, 15:20

Meus comentários em azul:
Francisco Amaral escreveu:Não querendo estragar a teoria de vocês, mas eu não consigo acreditar que a estação fosse ali, é muito longe do largo. Agora, estou tentando entender o que faz aquela casa ali.
A casa não tem nada a ver com o traçado que entendemos da EF do Norte, muito menos com uma ligação com o ramal de Maria Angu. Logo após esta casa, a linha da EF do Norte passa sobre uma passagem subterrânea, que fica no nível da rua. Logo se vê o desnível entre a rua e o leito ferroviário no trecho. Se tiver algo a ver com ferrovia, deve ter sido de funcionários da ferrovia, ou da manutenção de Via Permanente. Também pode ser simplesmente uma residência antiga ...
1- A casa parece sim com casas da EFRdO, isso é fato.
É verdade, mas praticamente descarto a possibilidade de ter pertencido ao mobiliário da ferrovia. De repente da EF do Norte, mas da EFRdO não.
2- A emenda no muro parece meio sem lógica em relação à casa, se um trem entrasse no vão, daria de frente na casa. A possibilidade é que, como o leito era menor, o ângulo da curva poderia ser diferente e passar ao lado da casa.
Devido ao traçado, ao desnível, à distância para o Largo da Penha ... não acho que tenha algo a ver nem com a ligação entre as ferrovias. A não ser que existisse algum desvio ali para algum lugar, o que no caso, seria no sentido contrário ao ramal da Penha da EFRdO (saindo para a direita, no sentido Duque de Caxias ...
A hipótese em que pensei seria que, em determinado momento, o leito da EFRdO foi retirado do largo da Penha devido ao grande movimento do local (efetuada quando daquelas obras de melhoramentos anunciadas na foto do malho de 1908), e passou a correr paralelo à Leopoldina a partir do ponto deste desvio informado pelo antigo funcionário da RFFSA. Aí a casa faria sentido. Só que...
Acredito que o ramal tenha funcionado até 1916, não me lembro exatamente o ano agora, mas em vários relatórios fala-se sobre a extinção dos trens de romeiros para o Santuário da Penha
No disco sobre a casa, consta a data de 1898! O que não bate com a modificação da EFRdO. Tenho na cabeça que houve algum fato importante nesse ano, mas não lembro qual.
Curioso ... eu também acho que neste ano teve algo significativo ... mas não me lembro !
ptz
Vamos que vamos que o debate está bom !
As pesquisas continuam !
Abraços
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder