Dado,
Eu não havia visto esse Tópico, agora que o pude ler te respondo:
Sim, era esse trecho mesmo, vocês são realmente demais.
Tanto material a respeito e ainda descobre um “novo” antigo ramal.
Vide o Mapa do trecho ainda sem a alteração.
O Michel, postou uma foto com um desvio e esse desvio era o da Pedreira que abastecia a ferrovia, segundo fonte de moradores.
Eu também fiz uma foto do local.
O Michel ainda postou uma foto com algumas linhas e a primeira é da Linha Auxiliar em Bitola Métrica, já a segunda eu já havia falado com o Dado sobre ela, mas agora percebi que era a saída para o Ramal da Escola.
O Luiz Eduardo postou um Esquema com Triângulos, ele fez uma excelente observação sobre as L. Auxiliar e EFCB.
Trecho com os Triangulos.
Por fim o Pablo comentou que Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e pergunta se trecho que via era o que está em referência no texto, citando inclusive através de uma linha amarela uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.
Ele esticou a linha até encontrar-se a mesma com o Ramal que ainda não existia na época.
Assim, sendo posto alguns trechos dos locais aqui citados, não esquecendo claro, de parabenizar meus companheiros pela excelente pesquisa e dedicação.
Abração.