Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Enviado: 21 Dez 2013, 16:25
Em 1898, ocorreu algo curioso: navegantes da região, que utilizavam suas embarcações para navegar pelo Rio Iguaçu, entraram na justiça contra a ferrovia, pois a ponte ferroviária tinha altura insuficiente para que seus barcos com mastros passassem sob ela. Resultado: os reclamantes começaram a demolir a ponte no dia 04 de outubro, arrancando os trilhos e danificando a estrutura, forçando a ferrovia a interromper o tráfego e efetuar baldeação em barcaças, ligando as duas margens do Rio Iguaçu.
Então, para se chegar à Petrópolis, o viajante embarcava em um trem na estação D.Pedro II, baldeava para outro trem em São Francisco Xavier, descia no Rio Iguaçu, tomava uma barcaça e embarcava em outro trem no outra margem do Rio. Ao chegar em Raiz da Serra, baldeava novamente, desta vez para um trem de cremalheira e chegava ao Alto da Serra, onde embarcava novamente em outro trem de simples aderência para chegar à Petrópolis ! ! !

Antes uma observação: eu falei anteriormente várias vezes que a ferrovia teria passado por onde existem as Avenidas Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima. Detalhe: a Joaquim da Costa Lima termina no Lote XV, vinda de Belford Roxo, portanto nada tem a ver ela com o antigo leito da ferrovia.
Voltando à ponte danificada, citada acima, ela deveria ficar neste local da imagem abaixo.
Agora atentem para alguns detalhes desta ponte. Não parece o antigo leito, no sentido Gramacho-Pilar, assinalado com setas vermelhas ?!
As setas pretas indicam ... TRILHOS FINCADOS !
Então, para se chegar à Petrópolis, o viajante embarcava em um trem na estação D.Pedro II, baldeava para outro trem em São Francisco Xavier, descia no Rio Iguaçu, tomava uma barcaça e embarcava em outro trem no outra margem do Rio. Ao chegar em Raiz da Serra, baldeava novamente, desta vez para um trem de cremalheira e chegava ao Alto da Serra, onde embarcava novamente em outro trem de simples aderência para chegar à Petrópolis ! ! !

Antes uma observação: eu falei anteriormente várias vezes que a ferrovia teria passado por onde existem as Avenidas Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima. Detalhe: a Joaquim da Costa Lima termina no Lote XV, vinda de Belford Roxo, portanto nada tem a ver ela com o antigo leito da ferrovia.
Voltando à ponte danificada, citada acima, ela deveria ficar neste local da imagem abaixo.
Agora atentem para alguns detalhes desta ponte. Não parece o antigo leito, no sentido Gramacho-Pilar, assinalado com setas vermelhas ?!
As setas pretas indicam ... TRILHOS FINCADOS !