Estação Herédia de Sá.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Pessoal, na planta da EF Rio d'Ouro na região de Benfica tem assinalados diversos detalhes, inclusive da EF Melhoramentos e das estações Herédia de Sá e Vieira Fazenda (que aparenta ser a mesma plataforma até hoje, eu acho). Vou fazer essa superposição o quanto antes !
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Re: Estação Herédia de Sá.
Dado. Tem um tempo que não havia tantas postagens seguidas, mas você já fez a superposição de Vieira Fazenda. Inclusive vi essa postagem hoje. Sobre o que você perguntou sobre a superposição no tópico de Venda Grande, me referi a largura da Suburbana na altura de Venda Grande, que era próxima a LBV. Acho que a pista da direita no sentido Del Castilho foi acrescentada depois.
- DadoDJ
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Re: Estação Herédia de Sá.
Eu estava desconfiado, mas nem procurei rs
Eu fiquei muito ansioso por ter notado a quantidade de detalhes daquela planta, como a posição das cabines, PNs etc
Eu fiquei muito ansioso por ter notado a quantidade de detalhes daquela planta, como a posição das cabines, PNs etc
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Re: Estação Herédia de Sá.
Adenilson,
Acredito que sejam duas situações: a primeira se refere à PARADA HEREDIA DE SÁ e sobre esta acredito que se sucumbiu com a duplicação, alargamento e retilinização da bitola; a segunda situação se trata da ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ e sobre esta, podemos afirmar que existiu, só não sabemos se foi no mesmo local da antiga Parada.
Leia as reportagens e verá que Estação Heredia de Sá estava lá (reformada ou reconstruída); só circulei aquela casa acreditando ser a estação, por seguir o padrão da Estação Arará, vide abaixo:
Em tempo: Na casa com o circulo, mas ao fundo parece ter outra casa e observando, veremos postes com catenárias seguindo para o Ramal de Arará.
Em temo 2: O que uma casa como aquela estaria fazendo na área de domínio da ferrovia?
Abaixo: Estação Arará, parecida com a casa circulada:
Posteriormente, colocarei outras postagens....
Acredito que sejam duas situações: a primeira se refere à PARADA HEREDIA DE SÁ e sobre esta acredito que se sucumbiu com a duplicação, alargamento e retilinização da bitola; a segunda situação se trata da ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ e sobre esta, podemos afirmar que existiu, só não sabemos se foi no mesmo local da antiga Parada.
Leia as reportagens e verá que Estação Heredia de Sá estava lá (reformada ou reconstruída); só circulei aquela casa acreditando ser a estação, por seguir o padrão da Estação Arará, vide abaixo:
Em tempo: Na casa com o circulo, mas ao fundo parece ter outra casa e observando, veremos postes com catenárias seguindo para o Ramal de Arará.
Em temo 2: O que uma casa como aquela estaria fazendo na área de domínio da ferrovia?
Abaixo: Estação Arará, parecida com a casa circulada:
Posteriormente, colocarei outras postagens....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Melekh. A reportagem para mim, refere-se à localidade. O nome Herédia de Sá era no caso da reportagem, apenas uma referência do nome do lugar.
Não há evidências que possamos afirmar que a estação existiu depois de 1939.
Tanto a parada, quanto à estação refere-se ao período antes da existência do ramal de Arará.
A casa circundada está abaixo do nível da ferrovia.
Hoje não terei tempo de fazer isso, mas postarei imagens aéreas de 1951 e 1975 e nenhuma mostra a estação.
Ainda tem mais, não consegui localizar a estação nem mesmo na aero de 1928, o que pode significar que não tinha cobertura, fazendo com que não houvesse contraste entre a plataforma e o solo no entorno ou que a estação já tinha sido desativada, conforme um dos anos que eu especulei, devido a duplicação da Melhoramentos.
O fato de existir em guias rexs mais modernos não significa nada, pois era muito comum esse tipo de erro, que diga o que eu citei, sobre guias rex de 1985 ainda conterem Rocha, T.Santos e Encantado.
Para matar a charada, temos que conseguir a grade de estações de 1925 para cá, mas para mim, é 95% de chance que a estação não sobreviveu na pior das hipóteses, à adição da linha de Arará na linha tronco da Auxiliar.
Pelo que eu saiba, Arará ficava próxima ao Caju.
Não há evidências que possamos afirmar que a estação existiu depois de 1939.
Tanto a parada, quanto à estação refere-se ao período antes da existência do ramal de Arará.
A casa circundada está abaixo do nível da ferrovia.
Hoje não terei tempo de fazer isso, mas postarei imagens aéreas de 1951 e 1975 e nenhuma mostra a estação.
Ainda tem mais, não consegui localizar a estação nem mesmo na aero de 1928, o que pode significar que não tinha cobertura, fazendo com que não houvesse contraste entre a plataforma e o solo no entorno ou que a estação já tinha sido desativada, conforme um dos anos que eu especulei, devido a duplicação da Melhoramentos.
O fato de existir em guias rexs mais modernos não significa nada, pois era muito comum esse tipo de erro, que diga o que eu citei, sobre guias rex de 1985 ainda conterem Rocha, T.Santos e Encantado.
Para matar a charada, temos que conseguir a grade de estações de 1925 para cá, mas para mim, é 95% de chance que a estação não sobreviveu na pior das hipóteses, à adição da linha de Arará na linha tronco da Auxiliar.
Pelo que eu saiba, Arará ficava próxima ao Caju.

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Re: Estação Herédia de Sá.
Eu também acreditava que aquele espaço entre as linhas com o que parecia ser ruínas logo que o ramal adentra a linha tronco era restos de Herédia de Sá, até ter acesso as aerofotogrametrias de 1951, que mostra exatamente o mesmo cenário que hoje. 

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Re: Estação Herédia de Sá.
Adenilson,
Rastreei a existência da Estação até 1961, o ano em que mudou de Parada para Estação (1926) e a grade com as estações de 1955 e ela estava lá.
Em 1973 a estação estava lá.
Veja os postagens em ordem de datas:
Em 1926 em janeiro ainda era Parada Heredia de Sá.
Em 1926 em março muda para Estação Heredia de Sá.
Grade das estações em 1955
Em 1961 a estação em pleno funcionamento.
Tenho muitas outras, mas é muito trabalhoso postar todos.
Espero ter esclarecido este ponto.
Rastreei a existência da Estação até 1961, o ano em que mudou de Parada para Estação (1926) e a grade com as estações de 1955 e ela estava lá.
Em 1973 a estação estava lá.
Veja os postagens em ordem de datas:
Em 1926 em janeiro ainda era Parada Heredia de Sá.
Em 1926 em março muda para Estação Heredia de Sá.
Grade das estações em 1955
Em 1961 a estação em pleno funcionamento.
Tenho muitas outras, mas é muito trabalhoso postar todos.
Espero ter esclarecido este ponto.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Vamos aguardar e analisar o teor das grades, mas uma imagem vale mais que mil palavras. Amanhã tentarei postar aerofotogrametrias de 1928, 1951 e 1975 da região e nenhuma estação foi localizada. Em 1928, suspeito de uma estrutura sem cobertura e apenas com plataforma.
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Re: Estação Herédia de Sá.
Melekh e demais foristas, bom dia:
Acho que foi ao contrário. Não temos nada de esclarecido. Vejam bem.
A estação Herédia de Sá é citada várias vezes, mas da mesma forma. Parece que a frase que enfatiza a interligação da estação com Arará era quase escrita da mesma forma. Vale salientar, que ao ser citado como um projeto, talvez a estação de Herédia de Sá ainda existisse. Eu digo: TALVEZ.
Parece que resolveram replicar o texto, que foi escrito da mesma forma, apesar de épocas diferentes.
Outro detalhe é que na nomenclatura antiga, a palavra estação se referia ao lugar e não a edificação propriamente dita, conforme eu dei o exemplo sobre o Méier.
Não descarto nem a possibilidade de ter sido criada uma parada Herédia de Sá que atendesse ao ramal de Arará.
Sobre a listagem de estação, eu imaginei que fosse algo mais oficial, conforme tinhamos da Rio D'ouro e da própria Melhoramentos em tempos remotos.
Estranhamente a lista para em H.Gurgel, mas por quê? Será que a partir dali os trens eram considerados de longo percurso ?
Não podemos também afirmar o ano que o imóvel deixou de ser parada e passou a ser estação, pois no caso de Venda Grande foi até ao contrário. Essa era uma definição que mudou ao longo do tempo.
Sobre a grade de estações, como eu já disse, eu tinha um guia rex de 1985 que mostrava as estações do Rocha, Todos os Santos e Encantado, com endereço e tudo. Estações que foram desativadas quase 15 anos antes disso e demolidas 10 anos antes disso.
Para finalizar esta parte, quando o ramal de Arará estava em contrução, o tráfego na linha Auxiliar não deve ter sido interrompido, então caso ainda existisse, Herédia de Sá deve ter recebido trens e deve ter havido um pequeno período que o trecho retilinizado e o antigo coexistiram e ainda havia a referência da estação. Depois que o trecho passou a ser direcionado 100% para o trecho novo, talvez a estação continuasse a existir fora do ramal a medida que os trilhos tivessem sendo retirados e continuou a ser uma referência.
Vou abaixo, na medida do possível colocar uma série de fotos e comentários sobre o que foi postado.
Acho que foi ao contrário. Não temos nada de esclarecido. Vejam bem.
A estação Herédia de Sá é citada várias vezes, mas da mesma forma. Parece que a frase que enfatiza a interligação da estação com Arará era quase escrita da mesma forma. Vale salientar, que ao ser citado como um projeto, talvez a estação de Herédia de Sá ainda existisse. Eu digo: TALVEZ.
Parece que resolveram replicar o texto, que foi escrito da mesma forma, apesar de épocas diferentes.
Outro detalhe é que na nomenclatura antiga, a palavra estação se referia ao lugar e não a edificação propriamente dita, conforme eu dei o exemplo sobre o Méier.
Não descarto nem a possibilidade de ter sido criada uma parada Herédia de Sá que atendesse ao ramal de Arará.
Sobre a listagem de estação, eu imaginei que fosse algo mais oficial, conforme tinhamos da Rio D'ouro e da própria Melhoramentos em tempos remotos.
Estranhamente a lista para em H.Gurgel, mas por quê? Será que a partir dali os trens eram considerados de longo percurso ?
Não podemos também afirmar o ano que o imóvel deixou de ser parada e passou a ser estação, pois no caso de Venda Grande foi até ao contrário. Essa era uma definição que mudou ao longo do tempo.
Sobre a grade de estações, como eu já disse, eu tinha um guia rex de 1985 que mostrava as estações do Rocha, Todos os Santos e Encantado, com endereço e tudo. Estações que foram desativadas quase 15 anos antes disso e demolidas 10 anos antes disso.
Para finalizar esta parte, quando o ramal de Arará estava em contrução, o tráfego na linha Auxiliar não deve ter sido interrompido, então caso ainda existisse, Herédia de Sá deve ter recebido trens e deve ter havido um pequeno período que o trecho retilinizado e o antigo coexistiram e ainda havia a referência da estação. Depois que o trecho passou a ser direcionado 100% para o trecho novo, talvez a estação continuasse a existir fora do ramal a medida que os trilhos tivessem sendo retirados e continuou a ser uma referência.
Vou abaixo, na medida do possível colocar uma série de fotos e comentários sobre o que foi postado.
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Re: Estação Herédia de Sá.
HERÉDIA DE SÁ: 1928..........Cadê a estação????
Abaixo segue novamente o link da posição de Herédia de Sá em 1917, quando a linha era singela.
http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Abaixo, como eu gosto de fazer, vou colocar a foto aerofotogramétrica de 1928 sem detalhe para não comprometer a visualização e abaixo com observações.
Na foto acima, vejam se vocês conseguem observar algum detalhe que possa ser a estação. Se tivesse uma cobertura, é provável que veríamos, mas a plataforma nua pode comprometer a visualização pelo pouco contraste com o terreno.
O mais importante é que em 1928, a linha já era dupla e a segunda linha foi assentada justamente onde era a plataforma de Herédia de Sá. Será que houve remanejamento da plataforma mais para a esquerda (sentido V.Fazenda). Outra coisa, é que sendo linha dupla, teria que ser construída uma plataforma que ficasse do outro lado da linha original. Não vejo nada.
Será que Herédia de Sá resistiu à duplicação da Melhoramentos em 1925?
Segue abaixo a foto com detalhes marcados. Marquei com um oval, o local aproximado onde deveria estar a plataforma original de Herédia de Sá e as duas linhas. Cliquem no link da planta de 1917 e vejam a posição da plataforma. Pela foto da Fábrica O cruzeiro, de 1919, a qual volterei a postar depois, a segunda linha acrescentada foi a da esquerda, no sentido Vieira Fazenda e a linha passaria onde era a plataforma de Herédia de Sá, como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, a plataforma teria que ser deslocada mais a esquerda (sentido Vieira Fazenda) ou a linha deslocada de tal forma que a plataforma ficasse no meio das linhas, atendendo às duas.
No caso de ter sido, reconstruída mais a esquerda, a segunda plataforma teria que ser construída a direita da linha que era a original, ficando com a configuração de Vieira Fazenda.
Abaixo segue novamente o link da posição de Herédia de Sá em 1917, quando a linha era singela.
http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /fl03.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Abaixo, como eu gosto de fazer, vou colocar a foto aerofotogramétrica de 1928 sem detalhe para não comprometer a visualização e abaixo com observações.
Na foto acima, vejam se vocês conseguem observar algum detalhe que possa ser a estação. Se tivesse uma cobertura, é provável que veríamos, mas a plataforma nua pode comprometer a visualização pelo pouco contraste com o terreno.
O mais importante é que em 1928, a linha já era dupla e a segunda linha foi assentada justamente onde era a plataforma de Herédia de Sá. Será que houve remanejamento da plataforma mais para a esquerda (sentido V.Fazenda). Outra coisa, é que sendo linha dupla, teria que ser construída uma plataforma que ficasse do outro lado da linha original. Não vejo nada.
Será que Herédia de Sá resistiu à duplicação da Melhoramentos em 1925?
Segue abaixo a foto com detalhes marcados. Marquei com um oval, o local aproximado onde deveria estar a plataforma original de Herédia de Sá e as duas linhas. Cliquem no link da planta de 1917 e vejam a posição da plataforma. Pela foto da Fábrica O cruzeiro, de 1919, a qual volterei a postar depois, a segunda linha acrescentada foi a da esquerda, no sentido Vieira Fazenda e a linha passaria onde era a plataforma de Herédia de Sá, como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, a plataforma teria que ser deslocada mais a esquerda (sentido Vieira Fazenda) ou a linha deslocada de tal forma que a plataforma ficasse no meio das linhas, atendendo às duas.
No caso de ter sido, reconstruída mais a esquerda, a segunda plataforma teria que ser construída a direita da linha que era a original, ficando com a configuração de Vieira Fazenda.
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