VLTs na Cidade Nova
- Luiz Eduardo
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Re: VLTs na Cidade Nova
Acho difícil darem algum parecer até o fim do ano, como acho difícil também darem algum uso aos mesmos. Pelo menos aqui no RJ.
Quanto a utilização no trecho Gov. Portela x Miguel Pereira ou qualquer outro da métrica, acho praticamente impossível, uma vez que teriam que fazer a rebitolagem dos mesmos, pois a bitola deles é de 1600mm. Hoje em dia fica mais fácil comprar novas composições.
Eu penso que os mesmos poderiam ser passados à Supervia e a mesma coloca-los no Bel durante o horario de vale, no Paracambi e até mesmo no Saracuruna, afim de atrair demanda e mante-la com a chegada dos novos trens.
Quanto a utilização no trecho Gov. Portela x Miguel Pereira ou qualquer outro da métrica, acho praticamente impossível, uma vez que teriam que fazer a rebitolagem dos mesmos, pois a bitola deles é de 1600mm. Hoje em dia fica mais fácil comprar novas composições.
Eu penso que os mesmos poderiam ser passados à Supervia e a mesma coloca-los no Bel durante o horario de vale, no Paracambi e até mesmo no Saracuruna, afim de atrair demanda e mante-la com a chegada dos novos trens.
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: VLTs na Cidade Nova
Boa, no Paracambi é interessante!
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- Usuário Diamante
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Re: VLTs na Cidade Nova
Valeu pela resposta, Luiz.
Vamos aguardar o destino das composições então!
Há muitos projetos de VLT em outras capitais do Brasil, sobretudo do Nordeste e o governo do estado poderia vender as composições.
Para aplicação no Rio, acho difícil. Poderia ser no ramal de Guapimirim e Vila Inhomirim a partir de Saracuruna, pois as composições que operam hoje lá possuem poucos vagões.
Mas para isso seria necessário o investimento na eletrificação e alargamento da bitola nos trechos por parte da Supervia.
Não havendo a intenção do investimento no alargamento da bitola e sim na eletrificação apenas, poder-se-ia pensar no outrora trecho eletrificado até Barra do Piraí.
Poderiamos ter aí o novo Barrinha.
Não se esqueçam também que estão pensando em revitalizar mediante unidades elétricas, o trecho até Petrópolis e através de VLT.
Não saberia dizer se esses vagões estariam aquém do pretendido em termos de categoria e também se a bitola a ser utilizada seria a larga.
Vamos aguardar o destino das composições então!
Há muitos projetos de VLT em outras capitais do Brasil, sobretudo do Nordeste e o governo do estado poderia vender as composições.
Para aplicação no Rio, acho difícil. Poderia ser no ramal de Guapimirim e Vila Inhomirim a partir de Saracuruna, pois as composições que operam hoje lá possuem poucos vagões.
Mas para isso seria necessário o investimento na eletrificação e alargamento da bitola nos trechos por parte da Supervia.
Não havendo a intenção do investimento no alargamento da bitola e sim na eletrificação apenas, poder-se-ia pensar no outrora trecho eletrificado até Barra do Piraí.
Poderiamos ter aí o novo Barrinha.
Não se esqueçam também que estão pensando em revitalizar mediante unidades elétricas, o trecho até Petrópolis e através de VLT.
Não saberia dizer se esses vagões estariam aquém do pretendido em termos de categoria e também se a bitola a ser utilizada seria a larga.
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Re: VLTs na Cidade Nova
Só para complementar, vale salientar que esses vagões são muito pequenos, especialmente se comparados aos vagões de trem. A solução seria compensar com o número adicional de vagões.
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Re: VLTs na Cidade Nova
Provavelmente esses VLTs serão utilizados após a conclusão do projeto "Porto Maravilha", pois tem o perfil adequado para as seis linhas previstas, além do que, não se ouve falar de trens para o referido projeto. Com a palavra "Paes, a louca"...
- DadoDJ
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Re: VLTs na Cidade Nova
Bem, o desenho e perfil dos trens no vídeo de apresentação do projeto é diferente dos modelos do pré- metrô. Vamos ver ...
- Luiz Eduardo
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Re: VLTs na Cidade Nova
Não, Tche. Eles não terão essa finalidade. Os vlt's do Porto serão de piso baixo e de perfil totalmente diferente dos antigos TA's.tche escreveu:Provavelmente esses VLTs serão utilizados após a conclusão do projeto "Porto Maravilha", pois tem o perfil adequado para as seis linhas previstas, além do que, não se ouve falar de trens para o referido projeto. Com a palavra "Paes, a louca"...
Sua aplicação hoje é uma incógnita. Dizem que eles consomem muita energia. Mesmo assim, eu não me daria o luxo de simplesmente deixa-los minguar. Arranjaria um destino digno para os mesmos.
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: VLTs na Cidade Nova
Tchê e Dado.
Não é somente a questão do projeto mostrar trens diferentes.
Acho que a adaptação sairia muito mais cara que coprar composições novas, pelo seguinte:
Andei lendo, mas não sei se isso vai se concretizar; até porquê estamos em um país onde as coisas mudam em um piscar de olhos; que o sistema de VLT a ser utilizado no Centro terá um sistema novo de alimentação de energia.
Para evitar a "poluição visual" de redes aéreas e ao mesmo tempo evitar os trilhos energizados do metrô, as estações servirão como geradores e carregadores de energia elétrica. A cada parada, o bonde será abastecido de energia elétrica e irá consumi-la (imagino que parcialmente) até chegar em uma nova parada, onde será reabastecido o que foi gasto no trajeto.
Foi o que li. Adaptar as "antigas" composições do pré-metrô para esse sistema com certeza, sairia muito mais caro que comprar originais novas e já construídas com essa finalidade.
Não é somente a questão do projeto mostrar trens diferentes.
Acho que a adaptação sairia muito mais cara que coprar composições novas, pelo seguinte:
Andei lendo, mas não sei se isso vai se concretizar; até porquê estamos em um país onde as coisas mudam em um piscar de olhos; que o sistema de VLT a ser utilizado no Centro terá um sistema novo de alimentação de energia.
Para evitar a "poluição visual" de redes aéreas e ao mesmo tempo evitar os trilhos energizados do metrô, as estações servirão como geradores e carregadores de energia elétrica. A cada parada, o bonde será abastecido de energia elétrica e irá consumi-la (imagino que parcialmente) até chegar em uma nova parada, onde será reabastecido o que foi gasto no trajeto.
Foi o que li. Adaptar as "antigas" composições do pré-metrô para esse sistema com certeza, sairia muito mais caro que comprar originais novas e já construídas com essa finalidade.
- Luiz Eduardo
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Re: VLTs na Cidade Nova
Adenílson, isso também é especulação. Eles estão empurrando tudo com a barriga e daqui a pouco não teremos nada. Ou teremos alguma gambiarra.
Abraços
Luiz Eduardo
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