Estação Guedes da Costa

Trecho de serra da ferrovia, liga as estações Guedes da Costa (entroncamento com o antigo ramal de Macacos, atual ramal de Paracambi) e Barra do Piraí (mais importante entroncamento ferroviário do estado do Rio de Janeiro)
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Guedes da Costa

Mensagem por DadoDJ » 25 Ago 2013, 16:39

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Guedes da Costa
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Re: Estação Guedes da Costa

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 08:16

EFCB - Linha do Centro: Estação Guedes da Costa

Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem relativa permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.

Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.

Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.

Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.

Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.

Foto 1: O posto, à esquerda
Imagem

Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece
Imagem

Foto 14: Uma torre no posto
Imagem

Foto 15: Entornos
Imagem

Foto 16:
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)

Responder

Voltar para “Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí”