E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Melekh. Cadê você camarada?
Está sumido, mas quando volta parece um tsunami. No bom sentido!
Excelentes fotos e posso até nomear como matéria.
Tchê. Parece que cortaram os lados da estação nos fundos da mesma, mas apenas uma parte já que a arquitetura central foi mantida intacta. A primeira foto foi tirada muito de perto e não há ângulo para ver o lado esquerdo.
A foto em preto e branca postada pelo Melekh da esquerda (1936) é o lado voltado para a plataforma onde a fachada era diferente mesmo. Já a foto da direita era o lado voltado para a rua.
Até as mãos francesas curvas responsáveis pelas sustentações das telhas, próximas às janelas parecem originais, mas acho que foram aproveitadas em outro local da edificação.
As diferenças fundamentais que vi, infelizmente, foram, além da retirada de parte da alvenaria que compunha os fundos da estação:
1) A alteração das janelas, ou seja, a retirada das janelas originais na parte recuada da estação na fachada frontal, substituição da porte frontal por uma janela pequena e construção de uns murinhos. Medonho!
2) O puxadinho do lado voltado para a plataforma. Horrível!
3) A demolição parcial da própria plataforma. Pelas fotos antigas, a plataforma era também uma espécie de base sobre a qual a casa fora construída, mas onde os passageiros esperavam o trem, a mesma foi depredada. Bizarro!
De qualquer forma, 80% da arquitetura da edificação está preservada e isso tem que continuar. O bairro merece saber (especialmente as gerações mais novas) que houve ali uma estação de trem e que ela mal ou bem, está de pé.
Será que dá para realizar o tombamento do imóvel?
Repararam também como de forma bem apagada, dá para perceber o nome Coelho Netto na foto sob a tinta na segunda foto atual postada pelo Melekh?
Está sumido, mas quando volta parece um tsunami. No bom sentido!
Excelentes fotos e posso até nomear como matéria.
Tchê. Parece que cortaram os lados da estação nos fundos da mesma, mas apenas uma parte já que a arquitetura central foi mantida intacta. A primeira foto foi tirada muito de perto e não há ângulo para ver o lado esquerdo.
A foto em preto e branca postada pelo Melekh da esquerda (1936) é o lado voltado para a plataforma onde a fachada era diferente mesmo. Já a foto da direita era o lado voltado para a rua.
Até as mãos francesas curvas responsáveis pelas sustentações das telhas, próximas às janelas parecem originais, mas acho que foram aproveitadas em outro local da edificação.
As diferenças fundamentais que vi, infelizmente, foram, além da retirada de parte da alvenaria que compunha os fundos da estação:
1) A alteração das janelas, ou seja, a retirada das janelas originais na parte recuada da estação na fachada frontal, substituição da porte frontal por uma janela pequena e construção de uns murinhos. Medonho!
2) O puxadinho do lado voltado para a plataforma. Horrível!
3) A demolição parcial da própria plataforma. Pelas fotos antigas, a plataforma era também uma espécie de base sobre a qual a casa fora construída, mas onde os passageiros esperavam o trem, a mesma foi depredada. Bizarro!
De qualquer forma, 80% da arquitetura da edificação está preservada e isso tem que continuar. O bairro merece saber (especialmente as gerações mais novas) que houve ali uma estação de trem e que ela mal ou bem, está de pé.
Será que dá para realizar o tombamento do imóvel?
Repararam também como de forma bem apagada, dá para perceber o nome Coelho Netto na foto sob a tinta na segunda foto atual postada pelo Melekh?
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Já entrei em contato com IPHAN e aguardo resposta sobre um possível tombamento.
Na verdade entrei em contato somente hoje, então talvez me respondam amanhã ...
Na verdade entrei em contato somente hoje, então talvez me respondam amanhã ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Parabéns pela iniciativa Dado.
Depois seria interessante você divulgar como é o processo para que qualquer um de nós possa tomar essa iniciativa.
Depois vou conversar contigo sobre aquele imóvel em Engenho do Mato.
Depois seria interessante você divulgar como é o processo para que qualquer um de nós possa tomar essa iniciativa.
Depois vou conversar contigo sobre aquele imóvel em Engenho do Mato.
DadoDJ escreveu:Já entrei em contato com IPHAN e aguardo resposta sobre um possível tombamento.
Na verdade entrei em contato somente hoje, então talvez me respondam amanhã ...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Em relação ao tombamento da estação de Areal/Coelho Neto, como não obtive respostas das organizações competentes, entrei em contato com o IPHAN via Twitter hoje. Chamei a atenção também sobre a estação de Cava e a situação calamitosa em que se encontra.
Vamos ver se algo de bom acontece !
Vamos ver se algo de bom acontece !
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
ATENÇÃO !
Este tópico está trancado, não podendo receber novas postagens.
Estamos reformulando e reorganizando todos os tópicos e mensagens, de modo a evitar o acúmulo de mensagens e informações em apenas um tópico, com assuntos variados em seu conteúdo.
As mensagens agora serão divididas por ferrovia, trecho, ramal ou linha, e por estações ou paradas.
Também foram e poderão ser abertos tópicos com mensagens sobre notícias, documentos, obras de arte e outras instalações ou material rodante da ferrovia.
Para acessar o novo fórum desta ferrovia, acesse os links abaixo:
Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto (linha original, a pioneira, pela Av.Suburbana via Abolição e Pilares)
Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho da Rainha (linha em funcionamento a partir de 1922, via Inhaúma)
Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
Ramal da Penha (Maria Angu)
Ramal de Xerém e Sub-ramais
Ramal de Tinguá
Outras linhas ou ramais particulares
Dados e Documentos Históricos
Material Rodante
Agradeço a compreensão !
Este tópico está trancado, não podendo receber novas postagens.
Estamos reformulando e reorganizando todos os tópicos e mensagens, de modo a evitar o acúmulo de mensagens e informações em apenas um tópico, com assuntos variados em seu conteúdo.
As mensagens agora serão divididas por ferrovia, trecho, ramal ou linha, e por estações ou paradas.
Também foram e poderão ser abertos tópicos com mensagens sobre notícias, documentos, obras de arte e outras instalações ou material rodante da ferrovia.
Para acessar o novo fórum desta ferrovia, acesse os links abaixo:
Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto (linha original, a pioneira, pela Av.Suburbana via Abolição e Pilares)
Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho da Rainha (linha em funcionamento a partir de 1922, via Inhaúma)
Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
Ramal da Penha (Maria Angu)
Ramal de Xerém e Sub-ramais
Ramal de Tinguá
Outras linhas ou ramais particulares
Dados e Documentos Históricos
Material Rodante
Agradeço a compreensão !