Trecho Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
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Trecho Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
Companheiros
Parte do material aqui postado se deu atraves da expedição de Guia de Pacobaíba (E.F. Mauá) até entroncamento (Piabetá) em 01 de maio
Participantes: Brunno, DadoDJ, Diego, LRangel, Melekh, NANDORJ, Nogueiraf, Sidney e Vinicius
Percurso: foi percorrido o trecho entre as estações de Guia de Pacobaíba e Piabetá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Esquema de Linhas.
E.F. Mauá.
Porto de Mauá – km 00
Caíuba – km 3,073
Calafate – km 5,32
Inhomirim – km 7,756
Entroncamento – km 11,828
Fragoso – km 14,5
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,32
E.F. Príncipe do Grão-Pará. (EFPGP)
Mauá – km 0,000
Caiuba – km 2,996
Calafate – km 5,243
Bongaba – km 6,900
Cassebú – km 7,779
Entroncamento – km 11,900
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,190
Meio da Serra – km 18,557
Alto da Serra – km 22,220
Petrópolis – km 25,030
Cascatinha – km 31,000
Pedro do Rio – km 51,000
Areal – km 66,000
São José do Vale do Rio Preto – km 91,700
Citação do Dado:
Aproveitando (e rápido, antes que a patroa aqui veja !) encontrei a foto da estação de Guia de Pacobaíba com DOIS PAVIMENTOS ! Ela circulou em um informativo da AFPF de dezembro de 2009 e a qualidade da imagem está ruim, pois é uma xerox. Vejam e tirem suas conclusões ... eu vejo uma estação idêntica a Guia de Pacobaíba nesta imagem e não vejo a chance de ser outro lugar sendo descrito como Guia de Pacobaíba por engano ... inclusive a plataforma, o estilo da construção e a caixa d'água ao fundo levam a crer que realmente é a estação !
Inicio do Ramal
Guia de Pacobaiba
]
Rotunda:
Leito da Ferrovia. (Pontes, trilhos, dormentes, entre outros)
A Baronesa - Deixando Caiuba.
Chegando a Calafate.
Provavel
Parada/Estação José Maria.
Estação Calafate
Comparem com a foto tirada.
Foto L.Rangel
Será que é a mesma parada/estação?
Estação Bongaba.
Leitos: Na reta - E.F. Terezopolis; a direita E.F. Mauá.
Trecho entre Bongaba e Cassebú.
Casa de Maquinas.
Estação Cassebú
Provavel Parada/Estação Cassebu.
Provavel
Parada/Estação Inhomirim.
Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Linhas Paralelas dos ramais.
Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.
Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.
Estejam a vontade para comentar....
Parte do material aqui postado se deu atraves da expedição de Guia de Pacobaíba (E.F. Mauá) até entroncamento (Piabetá) em 01 de maio
Participantes: Brunno, DadoDJ, Diego, LRangel, Melekh, NANDORJ, Nogueiraf, Sidney e Vinicius
Percurso: foi percorrido o trecho entre as estações de Guia de Pacobaíba e Piabetá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Esquema de Linhas.
E.F. Mauá.
Porto de Mauá – km 00
Caíuba – km 3,073
Calafate – km 5,32
Inhomirim – km 7,756
Entroncamento – km 11,828
Fragoso – km 14,5
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,32
E.F. Príncipe do Grão-Pará. (EFPGP)
Mauá – km 0,000
Caiuba – km 2,996
Calafate – km 5,243
Bongaba – km 6,900
Cassebú – km 7,779
Entroncamento – km 11,900
Raiz da Serra de Petrópolis – km 16,190
Meio da Serra – km 18,557
Alto da Serra – km 22,220
Petrópolis – km 25,030
Cascatinha – km 31,000
Pedro do Rio – km 51,000
Areal – km 66,000
São José do Vale do Rio Preto – km 91,700
Citação do Dado:
Aproveitando (e rápido, antes que a patroa aqui veja !) encontrei a foto da estação de Guia de Pacobaíba com DOIS PAVIMENTOS ! Ela circulou em um informativo da AFPF de dezembro de 2009 e a qualidade da imagem está ruim, pois é uma xerox. Vejam e tirem suas conclusões ... eu vejo uma estação idêntica a Guia de Pacobaíba nesta imagem e não vejo a chance de ser outro lugar sendo descrito como Guia de Pacobaíba por engano ... inclusive a plataforma, o estilo da construção e a caixa d'água ao fundo levam a crer que realmente é a estação !
Inicio do Ramal
Guia de Pacobaiba
]
Rotunda:
Leito da Ferrovia. (Pontes, trilhos, dormentes, entre outros)
A Baronesa - Deixando Caiuba.
Chegando a Calafate.
Provavel
Parada/Estação José Maria.
Estação Calafate
Comparem com a foto tirada.
Foto L.Rangel
Será que é a mesma parada/estação?
Estação Bongaba.
Leitos: Na reta - E.F. Terezopolis; a direita E.F. Mauá.
Trecho entre Bongaba e Cassebú.
Casa de Maquinas.
Estação Cassebú
Provavel Parada/Estação Cassebu.
Provavel
Parada/Estação Inhomirim.
Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Linhas Paralelas dos ramais.
Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.
Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.
Estejam a vontade para comentar....
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- Usuário Diamante
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Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Pessoal,
Coloco aqui o trajeto do Ramal, que foi "casado" entre o Google e o Esquema elaborado pelo Dado, vejamos:
Abraço a todos.
Coloco aqui o trajeto do Ramal, que foi "casado" entre o Google e o Esquema elaborado pelo Dado, vejamos:
Abraço a todos.
- DadoDJ
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- Localização: Rio de Janeiro
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- Usuário Diamante
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Re: 01/05/2011: Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
Pessoal,
Vejam, a foto que eu postei sobre a Estação Calafate, foi publicada no Jornal O Globo, que fala sobre a Antiga E.F. Mauá.
Esta foto tinha me sido cedida, eu tinha enviado a mesma ao Helio Suevo.
melekh avraham <melekhavraham@gmail.com>
15/06/11
para hsuevo
Companheiro Helio Suevo,
Saudações.
Estou vos enviando foto da antiga Estação Calafate que me foi cedida atraves do Sr. Julio, morador de Magé.
Esteja a vontade para utilizá-la.
Forte Abraço.
Carlos Melekh
vide o Link abaixo do Jornal o Globo:
http://oglobo.globo.com/rio/locomotiva- ... as-4868109
Abraços.
Vejam, a foto que eu postei sobre a Estação Calafate, foi publicada no Jornal O Globo, que fala sobre a Antiga E.F. Mauá.
Esta foto tinha me sido cedida, eu tinha enviado a mesma ao Helio Suevo.
melekh avraham <melekhavraham@gmail.com>
15/06/11
para hsuevo
Companheiro Helio Suevo,
Saudações.
Estou vos enviando foto da antiga Estação Calafate que me foi cedida atraves do Sr. Julio, morador de Magé.
Esteja a vontade para utilizá-la.
Forte Abraço.
Carlos Melekh
vide o Link abaixo do Jornal o Globo:
http://oglobo.globo.com/rio/locomotiva- ... as-4868109
Abraços.
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- Usuário Diamante
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Re: 01/05/2011: Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
Coloco aqui o informe da AENFER, que fala sobre a estação GUIA DE PACOBAIBA retratada no bilhete da CEF:
"A AENFER informa:
Considerando a importância da comemoração dos 200 anos de nascimento de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, a Caixa Econômica Federal lançou o bilhete de loteria com um prêmio de R$ 250 mil Reais alusivo à data, com trabalho artístico do diagramador do Jornal da AENFER João Luiz Dias. O material pertence ao acervo da AENFER.
O sorteio do bilhete que está à venda nas casas lotéricas será no dia 18 de dezembro."
"A AENFER informa:
Considerando a importância da comemoração dos 200 anos de nascimento de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, a Caixa Econômica Federal lançou o bilhete de loteria com um prêmio de R$ 250 mil Reais alusivo à data, com trabalho artístico do diagramador do Jornal da AENFER João Luiz Dias. O material pertence ao acervo da AENFER.
O sorteio do bilhete que está à venda nas casas lotéricas será no dia 18 de dezembro."
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- Usuário Diamante
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Re: 01/05/2011: Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
Olá pessoal. Infelizmente o que prevalece na baixada fluminense são interesses eleitoreiros, pois no que depender daqueles malfadados políticos, os ramais de V. Inhomirim e de Guapimirim já teriam sido erradicados, bem como haveria a total erradicação de vestígios do ramal de Guia de Pacopaíba. Em Piabetá foram construídas casas sobre o leito da ferrovia e existem ainda pressões políticas para serem arrancados os trilhos até G. de Pacopaíba. Do pátio ferroviário de V. Inhomirim, o que restou? Lembro-me de muitas linhas e do antigo girador, e agora? Duas ou três linhas, e do prédio da antiga estação nem sombra. Existem interesses espúrios que unem as prefeituras da baixada, as empresas de ônibus e políticos de várias esferas, e não vai ser nada fácil qualquer projeto de reativação ou revitalização se desenvolver por lá. Não devemos acreditar quando algum político anuncia a reativação da linha da serra de Petrópolis, pois grande parte dos "recursos" {$} utilizados para suas campanhas eleitorais advém de empresas de ônibus...
- DadoDJ
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- Contato:
Re: 01/05/2011: Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
Vamos lutar e vencer essa corja!
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Re: 01/05/2011: Guia de Pacobaíba - Entroncamento (Piabetá)
APOIADO
DadoDJ escreveu:Vamos lutar e vencer essa corja!