Ramal Três Rios (Japeri/Miguel Pereira)

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Ramal Três Rios (Japeri/Miguel Pereira)

Mensagem por Paulo ITT » 21 Nov 2011, 13:30

Ramal Três Rios - Japeri/Miguel Pereira

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm

“A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri - Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996”.

Ramal de Três Rios:
E. F. Central do Brasil (n/d-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
Trecho I: Japeri / Miguel Pereira.

Imagem

Botais / Paes Leme / Mangueiras / Conrado / Santa Branca / Arcádia / Engenheiro Adel / Monte Líbano / Vera Cruz / Francisco Fragoso / Governador Portela / Barão de Javari / Miguel Pereira.

MANGUEIRAS
Município de Miguel Pereira.
Linha Auxiliar - km RJ-2334
Inauguração: n/d Uso atual: demolida sem trilhos Data de construção do prédio atual: n/d
Sem mais informações. Era uma parada, possivelmente a mesma que Max Vasconcellos cita em seu livro de 1928, como Parada Sertão, que servia à fazenda do mesmo nome. Ficava cerca de um quilômetro antes da estação do mesmo nome (Sertão), que depois teve o nome alterado para Conrado.

1.Possível localização da Parada de Mangueiras

Imagem

Imagem

2.Ponte ferroviária
Imagem

3.
Imagem

SANTA BRANCA
Município de Miguel Pereira,
RJ Linha Auxiliar - km 88,220 (1928) RJ-1444
Inauguração: 28.03.1898 Uso atual: demolida com trilhos Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido).
00. Localização

Imagem

01. Ponte ferroviária sobre o rio, referência mais próxima da extinta estação

Imagem

02.
Imagem

03.
Imagem

04.
Imagem

05.
Imagem

Estas e outras imagens foram feitas em 24 Jul 2010 sábado aproveitando minha ida à Miguel Pereira.
As estações e /ou paradas em itálico são apenas restos do sobrou do original e estarão nesta página, em negrito o que ainda está em pé, postarei ao longo da semana em fotos separadas, as demais conto com os grandes desbravadores double de arqueólogos para, quem sabe um dia, fotografarmo-las (sorry pelo português mais do que arcaico).
A marcação da estação de Morro Azul é o começo da montagem do ramal de Jacutinga.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”