Mensagem
por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 19:00
Dado, quanto à questão da loco enterrada, a 1506, sabe-se que era originaria da E F Maricá. Com a aquisição da Maricá pela Central, houve umas transferencias de locomotivas de um lado para o outro. Essa 1506 era , SEGUNDO DADOS ESCRITOS, depois como da E F Teresopolis. Como essa ferrovia depois acabou muitas de suas locomotivas continuaram (passaram )para a Leopoldina. Depois foram devolvidas à Central. Então, eu gosto muito quando um ferroviario ou mesmo um popular, faz a história falada, e confirma que viu tal locomotiva fazendo o tal percurso. Se tivessemos fotos coloridas, matariamos muitas dúvidas, porque a placa do nr dianteira da loco teve a cor da região que servia. As locomotivas da Rio Douro eram do depósito de Belford Roxo e suas placas eram azul-médio. As de São Mateus por exemplo eram vermelhas, pois pertenciam ao depósito de Valença (como a 1170 que está na ABPF Campinas hoje). Essas eram até chamadas de "Valencianas" e eram, ultimamente de 1170 até 1194, permeadas com outros nrs dessa serie. A 1179, por exemplo já era do deposito de Cons Lafaiete e rodava na região de Ouro preto, com a 1175 e outras... Enfim, havia miscigenação... Isso estou procurando pra ver onde acham-se reportagens dizendo os nrs das locos. Por exemplo: a 1046 era originaria da Maricá também, mas rodava na Auxiliar. A 1092 (que a Frateschi fez) teria sido a 90 da Melhoramentos e ficou no seu trecho... quando a Auxiliar acabou com a bitola estreita, essa foi para a linha da Rio Douro, já Central. A 1001 , antiguissima, de 1891 era original da E F São Paulo-Rio de Janeiro. Há foto dela no livro do Suevo..A dita 1007 eram um igual a 1001 mas mais nova. Há uma 1002, que em sua ficha a Central coloca como recebida em 1951 de uma ferrovia que pretendo identificar. Esta está ainda preservada nas oficinas de Tres Rios. É bem pequenina. Da 1051 a 1056 eram todas originarias da Rio Douro. A 1091, original 93 da Melhoramentos foi transferida para EF Dona Tereza Cristina. Em 84 a Tereza Crisstina a coloca como "fora de uso". Acho que esta deve estar lá ainda. essa andou na Auxiliar e na Rio Douro- central.... A 1113, que Juan postou aqui, era originaria da Rio Douro, nr 16, virou 33 e por fim 1113. Foi guerreira: foi uma das ultimas a parar, já em 1970, por aí. ... ... .