Mensagem
por juan » 17 Out 2012, 14:03
As fotos são mesmo uma beleza, parabéns. A primeira vez que fui ao museu imperial, essa máquina estava ao relento, bem mal cuidada. Mas depois da construção do anexo, ela ganhou um lugar merecido.
Quanto ao fabricante, eu sempre achei que as máquinas 11, 13 e 21 forma construídas, do zero, nas oficinas do Alto da Serra. Quando fui ao museu em 2005, visitei a biblioteca e tive acesso a fotos da construção dessas locomotivas. O fato de existir uma mesma numeração alocada às locomotivas Baldwin, pode-se atribuir ao costume que sempre existiu nas estradas de ferro brasileiras de mudar os números das locomotivas em diferentes períodos, e utilizar o número de locomotivas já baixadas naquelas mais modernas.
No álbum da RFFSA de 1959, consta como fabricante da 11, 13 e 21 a LR, oficina do Alto da Serra. E se formos pelo aspecto técnico, as máquinas Baldwin eram muito antigas, de vapor saturado, com distribuição interna. As locomotivas 11, 13 e 21 tinham um aspecto bem mais europeu, e eram mais modernas.
Embora a EFPGP e a LR tenham adquirido máquinas da Baldwin e SLM (Suíça), no final das operações da serra de Petrópolis, apenas as 3 máquinas feitas em casa e mais uma dezena de locomotivas construídas na Alemanha, pela Maschinenfabrik Esslingen, é que constavam no álbum daquela linha. Não tenho conhecimento de locomotivas inglesas nessa linha.
Se estiver enganado, por favor me desculpem.