SuperVia quer restaurar Central do Brasil e transformá-la em shopping
Projeto de R$ 300 mi mantém estação, em padrão europeu, e prevê lojas, estacionamento e hotel. Obra depende de aprovação do Iphan
Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro | 16/05/2012 06:00:33 - Atualizada às 16/05/2012 10:51:33
A Supervia, concessionária de trens urbanos do Rio de Janeiro, tem um projeto de R$ 300 milhões para restaurar e modernizar a histórica estação da Central do Brasil, transformando-a em uma espécie de shopping center.
A nova Central continuaria a funcionar como a principal estação de trens do Rio, mas seria modernizada e receberia um centro comercial, hotel com 204 quartos, estacionamento e centro de convenções, entre outras mudanças.
A execução da megaobra depende, porém, de autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), uma vez que o conjunto arquitetônico é tombado desde 1996. O projeto está em análise pelo órgão, que deve decidir sobre o tema nas próximas semanas. O Iphan fez algumas exigências sobre o projeto inicial, e a Supervia fez readequações, que estão sob nova avaliação.
Inaugurada em 1858, a “Estação da Corte” foi rebatizada de “Estação de Ferro Central do Brasil”, em 1889, com a chegada da República e é um ícone da cidade.
Segundo a Supervia, o objetivo é restaurar a arquitetura e a infraestrutura da Central e ampliar a área de embarque e desembarque em 4 mil metros quadrados, que será climatizada, como toda a estação. As áreas de operações – como acessos, bilheterias e serviços – e a infraestrutura elétrica serão recuperadas.
Em um detalhe relevante e simbólico, a cobertura das plataformas passará a ter uma cúpula de vidro, o que permitirá aos passageiros ver o tradicional relógio da Central de dentro da estação. O shopping terá 36 mil metros quadrados, com lojas e praça de alimentação. Um conceito é o de que os passageiros tenham prazer de estar ali.
A empresa quer mudar a cara da Central e fazer com que fique parecida com uma estação de trem europeia ou norte-americana, e passe a dar mais conforto aos passageiros, que enfrentam constantes problemas com os trens. Seria algo nos termos das estações de Nova York e de La Défense, em Paris, em que a modernização mantém e até valoriza as características originais das construções.
Vista para o relógio de dentro da estação
Foto: Divulgação/Supervia A Central será modernizada, ao custo de R$ 300 milhões, da SuperVia
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações e investimentos da Supervia para modernizar a rede obsoleta, aumentar a eficiência e melhorar a imagem junto ao público, desgastada por inúmeros episódios de atrasos e problemas operacionais.
Frequentes paradas entre estações por alguns minutos, trens quebrados – que forçam usuários a descer dos vagões e caminhar pelos trilhos –, trens lotados e más condições de conservação de vagões.
Outros casos de violência também contribuíram negativamente para a empresa, como aquele em que seguranças deram chicotadas em passageiros espremidos na porta de entrada e outro, quando um segurança arrancou parte da orelha de um usuário.
Investimentos pretendem melhorar imagem da empresa
Foto: Divulgação/Supervia Plataformas serão renovadas
http://economia.ig.com.br/2012-05-16/su ... -shop.html
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Ótimo.
Mas, para melhorar mesmo a imagem da empresa é necessário :
Melhorar os trens, o sistema de sinalização, a segurança, a pontualidade, a rapidez. Depois, sim, o embelezamento pois, o passageiro vai passar mais tempo dentro dos carros do que nas estações propriamente ditas.
Se é para copiar os modelos existentes no exterior, que copiem o que for bom também para o passageiro.
Planejar e pensar é preciso.
Em quanto isto, a Barão de Mauá...................................
Pessoal postei aqui e não no tópico da SV por motivos óbvios, kkkkkkkkk, acho que é um tremendo factóide.
D. Pedro II - SV quer restaurar e transformá-la em shopping
Tópico para outros tipos de projetos que não se encaixam nas categorias acima
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