Estação de Silva Jardim - RJ

Tópico para informações, imagens e registros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por paulo_zilio » 01 Fev 2012, 21:15

Bem, eu vivo no Eixo Rio - Rio Bonito com escalas em Silva Jardim onde minha esposa trabalha e a minha sogra mora, já estou para postar essas fotos um tempão, ma espero que curtem.

Peguei um breve histórico no site Estações Ferroviarias (segue na intriga http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /silva.htm)

HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

Como dito anteriormente no texto, acima ela é uma das bases da FCA. Atualmente apenas o trem de serviço percorre o trecho, volta e meia vejo ele passando em Rio Bonito (meu condomínio é vizinho a linha) e o ultimo registro que se tem de passagem de locomotiva com vagões foi em 12/2010, inclusive ainda ostentava as cores e logo da RFFSA.

Seguem as fotos

FAIXADA:
DSC00199.jpg
DSC00200.jpg
DSC00201.jpg
DSC00227.jpg
DSC00226.jpg
TRILHOS DE REPOSIÇÃO: Eles já estão algum tempo ai, mais ou menos um ano.
DSC00202.jpg
DSC00203.jpg
LINHA SENTIDO NITEROI
DSC00204.jpg
DESVIO
DSC00205.jpg
DSC00206.jpg
DSC00207.jpg
DSC00208.jpg
DSC00209.jpg
VISTA GERAL: Sentido Macaé
DSC00210.jpg
DSC00211.jpg
DSC00212.jpg
GARAGEM E TREM DE SERVIÇO: Os dormentes novos estavam do lado de fora da garagem e houve muito roubos, agora colocaram para dentro.
DSC00213.jpg
DSC00214.jpg
DSC00215.jpg
DSC00217.jpg
DSC00218.jpg
DSC00216.jpg
DSC00220.jpg
CAIXA D`ÁGUA: Fotos sentido Macaé
DSC00219.jpg
DSC00221.jpg
A linha na verdade havia 4 trilhos, mas um deles foi desativado, ele passava onde hoje é a garagem.
DSC00222.jpg
SINALIZAÇÃO E PASSAGEM DE NÍVEL: Sentido Macaé
DSC00224.jpg
DSC00225.jpg
DSC00219.jpg
DSC00223.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Fev 2012, 21:44

Parabéns pelas fotos. gostei muito de ver esse auto de linha. Ele percorre o trecho sentido Macaé? Se sim, com que freqüência? Parece operacional.

Eu e alguns foristas aqui já fizemos alguns trechos da Linha do Litoral e ouvimos dizer que a mesma estava para ter as operações até a cidade do RJ reativada pela FCA ainda em 2011. Pois é, estamos em 2012 e até agora nada. Uma pena.

Parabéns novamente pelo registro.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por paulo_zilio » 02 Fev 2012, 11:54

Cara eu não sei se ele vai ate macaé. Sentido sul vai além de Rio Bonito, considerando a distância entre as duas cidades pela BR 101 30 km, no sentido norte não sei até onde vai. Volta e meia vejo movimentação do pessoal da FCA na estação dai tento colher essas informações.

Sobre a re-ativação... existe mt noticia sobre o assunto, uns dizem que a FCA vai voltar a utilizar, outros dizem que o Eike Batista vai escoar a produção de combustível por ali e que macaé iria utilizar parte da via para fazer seu VLT. Mt bla bla bla e nada de concreto

O fato que a FCA vem fazendo uma manutenção na via, pelo menos neste trecho, minima pelo que se vê pelas condições gerais da via.

Volta e meia já escutei meu sogro(a) e pessoas de la falando sobre o auge da estação que escoava toda produção da região, além de ser a melhor maneira para que a população chegasse a niteroi, considerando que a BR 101 até final dos anos 60 era barro puro, porém nos anos 80 se encerrou os de passageiros e nos anos 90 cada vez mais escasso a passagem de carga, ficando por ultimo o escoamento de combustível.

Eu que sofro com engarrafamento de Rio Bonito ao Rio sei a falta que faz de um meio de transporte ferroviário.

Forte abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por DadoDJ » 02 Fev 2012, 14:50

Muito bom, Paulo !
Ótimos registros !
Parabéns !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por Paulo ITT » 06 Fev 2012, 19:52

Eu e mais uns outros loucos daqui e do TGVBR, rs, fomos de Visc de Itaboraí a Rio Bonito ano passado, pelos trilhos somente os trechos de V. Itaboraí a Porto das Caixas e de venda das pedras a Rio Bonito. Acho que em breve iremos além de Rio Bonito, para conhecer de perto estes lugares.
Belo trabalho.
okk

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por paulo_zilio » 07 Fev 2012, 13:11

Po eu me cadastrei no TGV, mas nunca me liberaram acesso ao site kkkkkk

Realmente é uma longa caminha de Itaborai e Rio Bonito, tendo Tangua no meio, mas entre Rio Bonito a Silva Jardim podemos achar coisas interessantes, mas pé realmente é uma grande caminhada também

Ontem mesmo fui atrás de uma estação pequena a uns 3 kms onde moro em Rio Bonito que ja foi demolida ficando parte da plataforma (em breve fotos), que era Rio do Indio, fica bem atrás da Policia Rodoviaria Federal que fica na BR 101 em Rio Bonito

Vou tentar neste fim de semana tirar umas fotos de desta e da estação de Rio BOnito mesmo que esta destruida por causa de um incendio.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por Luiz Eduardo » 07 Fev 2012, 18:23

Paulo_zilio, nesse encontro que o Paulo ITT citou nós passamos pelas ruínas da estação Rio dos Índios. Você deve estar achando "esses caras são loucos...", e somos mesmo. Quem sabe quando voltarmos para essas bandas aí (como o Paulo ITT citou) vc também não se aventura conosco?
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por DadoDJ » 07 Fev 2012, 22:38

Quero saber uma coisa, não sei se estou delirando ou se era verdade:

Certa vez, indo a Quissamã pela BR, vi uma estaçãozinha, na verdade uma parada no meio do nada, após Silva Jardim se não me engano.

A impressão que tenho é que não era Rio dos Índios ! Parecia mais uma estrutura para alimentar gado, mas ficava colada à linha !

Eu estava cochilando no ônibus e quando acordei vi esta estrutura pela janela. Neste final de semana devo ir a Macaé fazer uma prova de concurso público e tentarei localizar novamente esta plataformazinha ... mas de qualquer forma, alguém sabe algo a respeito ?

Pode ser que seja até Rio dos Índios, mas não tenho certeza de nada ... estava muito grogue na hora e nem sabia direito onde estava !

Vou ficar mais atento desta vez ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por paulo_zilio » 08 Fev 2012, 13:10

Dado e demais


Dado. Acho que sei qual vc esta se referindo, fica a esquerda indo para Macae antes do pedagio, acho q é parte de fazenda mesmo, mas vou tentar me informar

A Rio do Indio fica em Rio Bonito a direita na pista sentindo Rio, fica de frente para uma fabrica de ração para cachorro, atualmente so tem a plataforma coberta por mato

Cara se for possivel sim gostaria de acompanhar essas caminhadas, so ter folego kkkkkkkkk


Abraços a todos

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Estação de Silva Jardim - RJ

Mensagem por paulo_zilio » 03 Jan 2013, 14:13

Bem apenas uma breve atualização sobre o q esta acontecendo no trecho... Nada de grande mudanças apenas a manutenção preventiva das vias, sem movimentação de comboios e sim apenas o auto de linha. Aguardar para ver o q acontece.

Segue umas fotos novas

Forte abraços a todos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “FCA - Ferrovia Centro-Atlântica”