Petrobrás deve utilizar FCA para transporte

Tópico para informações, imagens e registros da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
Responder
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Petrobrás deve utilizar FCA para transporte

Mensagem por Paulo ITT » 09 Nov 2011, 20:42

Petrobrás deve utilizar FCA para transporte

09/11/2011 - O Estado de S. Paulo

A Petrobrás poderá ser a próxima companhia de peso a desembarcar no projeto da LLX de ligar o Porto do Açu, em construção no norte do Estado do Rio, à Baixada Fluminense, por meio de uma parceria com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, revelou que está em tratativas com a mineradora Vale, controladora da FCA, para utilizar o modal para transportar derivados do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A adesão da Petrobrás aumenta a possibilidade de o projeto, estratégico para a LLX, empresa de logística de Eike Batista, sair do papel. Seria uma vantagem por tabela, já que o Comperj fica próximo à linha férrea que será reativada. Para a Petrobrás, a ligação é uma opção viável para transporte dos produtos que começarão a sair do Comperj a partir de 2013 para o Porto de Sepetiba, localizado no município de Itaguaí, do outro lado da Baía de Guanabara, e para outras regiões do País.

"Já temos conversações com a Vale nesse sentido, porque o sistema ferroviário pode ser utilizado para a colocação dos produtos do Comperj no Porto de Itaguaí e outras regiões", disse Costa ao Estado. Segundo ele, as empresas estão em negociação e não há prazo para uma tomada de decisão. A estatal planeja levar derivados até Itaguaí também por meio do Arco Metropolitano, malha rodoviária ainda em construção em torno do município do Rio.

Viabilidade. Em agosto, a LLX e a FCA deram início aos estudos de viabilidade do projeto, que afeririam, entre outras variáveis, a demanda por transporte ferroviário no trecho. A ideia é implantar um ramal de cerca de 40 quilômetros entre São João da Barra, município onde está sendo erguido o complexo industrial do Açu, e Campos dos Goytacazes. Outro projeto prevê a reativação do corredor litorâneo.

Ao agregar a demanda do Comperj ao projeto, a Petrobrás ajuda a LLX a concretizar a ligação e a se livrar do entrave logístico à construção da siderúrgica da chinesa Wuhan Iron and Steel Co. (Wisco) no Açu. A Wisco assinou um acordo de cooperação com a EBX no final de 2009.

A planta foi uma das primeiras anunciadas para o complexo industrial do empresário Eike Batista, mas os chineses ainda não bateram o martelo, à espera de uma solução de transporte para ter acesso ao minério de ferro de Minas Gerais. A conexão com a malha da FCA permitiria isso. A ligação também permitiria acesso a São Paulo e outras regiões do País.

Outra interessada no projeto é a Ternium, controlada pelo conglomerado argentino Techint. No começo do mês, a empresa obteve das autoridades fluminenses a licença prévia para a instalação de sua siderúrgica no Açu. O plano é que o ramal seja de bitola mista, permitindo a conexão com a malha ferroviária da MRS, também administrada pela Vale.

Origem dos recursos. Em entrevistas, executivos da LLX já deram a entender que o grosso do investimento na ferrovia deve ficar por conta da FCA. Porém, o próprio Eike não descartou aportar recursos. Procurada para comentar o interesse da Petrobrás, a LLX afirmou que não está participando das conversas, mas informou que a FCA pode estar negociando com outras empresas a futura utilização da ferrovia. Até o fechamento desta reportagem, a FCA e a Vale não se manifestaram.

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=14456

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: Petrobrás deve utilizar FCA para transporte

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 15 Set 2012, 20:05

É BOM SABER DESTES PROJETOS , E SABEDORES QUE O BRASIL PASSA POR UM MOMENTO DE GRANDES OBRAS E APORTES FINANCEIROS AÍ VAIO A PERGUNTA : PQ ESSAS EMPRESAS E O SENHOR EIKE BATISTA NÃO FINANCIAM UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA QUE ESTE TRECHO QUE PRETENDE LIGAR O OUTRO LADO DA POÇA ATÉ O PORTO DE SEPETIBA SEJA LIGADO VIA PONTE RIO NITERÓI , NÓS SABEMOS QUE AS EMPRESAS ENVOLVIDAS E AS O PLANOS ESTATAIS COMO PAC POR EXEMPLO VIABILIZAM ISSO . SABEMOS TAMBÉM QUE TENDO O GRUPO EMPRESARIAL DE UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO . ESSA POSSIBILIDADE NÃO PERTENCE SOMENTE AO CAMPOS DE ESPECULAÇÕES E DOS SONHOS . OUTRAS QUESTÃO , É NO QUE DIZ RESPEITO AO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS , PQ O GOVERNO NÃO PEDE COMO CONTRAPARTIDA O FINANCIAMENTO DE REATIVAÇÃO DE ALGUNS TRECHOS COMO POR EXEMPLO O TRECHO DO BARRINHA , DO ANTIGO MACAQUINHO , OU ATÉ MESMO O TRECHO DE ANGRA .OUTRO PONTO QUE VALE SALIENTAR , É O DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NESTE TRECHO PQ NÃO NÃO IMPLEMENTAR O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NESTE TRECHO , MESMO QUE FORMA PARCIAL NO TRECHO NITERÓI CAXIAS , OU NITERÓI CAMPOS , OU ATÉ MESMO O TRECHO QUE VAI A ITAGUAÍ , OU ATÉ MESMO ELE COMPLETO . INFELIZMENTE O QUE VEMOS É QUE OS GOVERNANTES NÃO TEM INTERESSES NO PROGRESSO , SÓ NO LUCRO NÉ ? MAS AO MESMO TEMPO QUE SÃO GANANCIOSOS SÃO BOBOS POIS COM ESTE TIPO DE INVESTIMENTO ESTE TRECHO ATENDIDO POR TRENS IRIAM ATRAIR EMPRESAS, COMÉRCIOS , HOTÉIS , ATÉ MESMO FÁBRICAS . O QUE GERARIA RECEITAS E IMPO$TO$ . # FICA A DICA ;)




:X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :beer: :beer: :beer: :beer: :beer: <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o>



GOSTARÍAMOS DE DISCUTIR ISSO E QUEM SABE TORNAR ISSO REALIDADE . okk okk okk okk okk okk okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Petrobrás deve utilizar FCA para transporte

Mensagem por DadoDJ » 15 Set 2012, 21:12

Excelentes observações, Thiago !
app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “FCA - Ferrovia Centro-Atlântica”