Estações da E.F. Rio do Ouro

Espaço para postarmos notícias, matérias e documentários em vídeo. Pode ser links do youtube, Google Video, 4shared ou outros.
Responder
Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Estações da E.F. Rio do Ouro

Mensagem por Victor Pedretti » 11 Jan 2013, 12:05

Galera fiz um vídeo com as estações da EFRO, com o acervo fotográfico do TRILHOS DO RIO e do ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=HzebIwY3-SU

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações da E.F. Rio do Ouro

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2013, 17:15

Legal o vídeo, Victor !
Agora ... eu tenho que me informar com o Adenilson, principalmente, se as imagens podem ser exibidas em locais fora do fórum Trilhos do Rio, devido aos direitos autorais ...
=O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estações da E.F. Rio do Ouro

Mensagem por Adenilson » 07 Fev 2013, 15:20

Victor.
Parabéns pela iniciativa e por partilhar o o conhecimento a todos da nossa mais enigmática ferrovia, porém existem algumas correções a serem feitas e darei um resumo.
Depois te mando uma MP explicando melhor.

1) Seria mais interessante colocar o ano da estação do Cajú como sendo de 1875, que foi a da inauguração da ferrovia. Algumas paradas existiam em 1894, mas a maioria sem plataforma e outras foram construídas em 1898 e apartir daí em anos distintos, mas como estação inaugural, a Quinta do Cajú deve ser de 1875.

2) Idem a Francisco Sá, porém com inauguração em 1922. Você deve ter colocado 1951, pois talvez essa deva ter sido o ano da listagem de estação que vc tinha, mas se coloque no lugar do leigo que vai ler. okk
Antes disso, já foi provado por documentos que os trens da Rio D'ouro também saiam de Praia Formosa na década de 10 (séc XX).

3) A Parada Alegria é a Parada Benfica. Não são paradas diferentes como sugere o vídeo. A questão é que havia uma parada primitiva na E.F.Norte chamada Bemfica (com M) que ficava em local distinto. Ela foi desativada há muito tempo. É a mais antiga parada que temos conhecimento que foi desativada, pois em 1911 assim já estava.
Com essa desativação, imagino que os moradores passaram a chamar a Parada Alegria de Benfica (com N), porém essa sendo da Rio D'ouro.

4) A Rio D'ouro não tinha a estação de Del Castilho associada a sua ferrovia. A estação de Del Castilho era da Melhoramentos em tempos antigos. A da Rio D'ouro chamava-se Liberdade e foi assim provavelmente até a E.F.C.B. emcampar a Rio D'ouro.
Havia uma espécie de exclusividade nos nomes das estações e por isso a distinção dos nomes de estações no mesmo bairro, porém de ferrovias diferentes.
Algumas imagens mostradas por você são da estação da Rio D'ouro, mas outras são da ex-melhoramentos.

5) A parada Botafogo não era do ramal que passava pela Suburbana. Ela ficava entre Inhaúma e Engenho do Mato, pois nessa época, Engenho da Rainha não existia, porém como informação cumulativa, poderia ser colocada entre Inhaúma e Engenho da Rainha.
De qualquer forma, já provamos que existiu uma parada chamada posto telegráfico em local distinto de Botafogo, que também funcionava como tal.

6) Até agora não se comprovou a existência da estação Henrique Scheid. A única por ali da qual se teve uma prova era José dos Reis, mas essa ficava em frente a Rua Henrique Scheid, ainda não aberta na época, o que sugere que tal parada Henrique Scheid, se existiu, ficava em um sub-ramal, mas isso é hipótese.

7) A estação de Pilares mostrada por você na imagem não foi a da Rio D'ouro. Ela é da outrora Melhoramentos.
Se lembra quando falei sobre a questão dos nomes?
A estação de Pilares da Rio D'ouro era na atual Dom Hélder Câmara (Suburbana), próxima a igreja e a linha depois seguia pela atual João Ribeiro.
Inaugurada anos mais tarde, a estação de Pilares que vc postou se chamava Cintra Vidal até uns 10 anos atrás, justamente por não poder ter nome igual de uma estação existente, mas ficavam a poucos metros, uma da outra.
No início do século XX, Pilares da Rio D'ouro foi desativada e o nome ficou disponível, mas tinha a questão de serem de ferrovias diferentes :lol: e somente foi atribuído a atual estação há uns 10 anos atrás.

8) A estação Engenho do Mato existiu nos 2 ramais e deveria ser citada nas 2 linhas, depois de Pilares na mais antiga e depois de Engenho da Rainha, na variante mais nova.
Vale salientar que também já foi comprovado através de documentos que a estação Engenho da Rainha substituiu a Estação Engenho do Mato, mas como informação cumulativa, pode se incluir as duas.

9) A casa apontada por você como a estação de Inhaúma realmente era, mas se tratava do prédio original inaugurado em 1898.
Em 1938 foi inaugurada uma estação mais moderna e há poucos metros desta.

Sugiro que você leia atentamente o que foi postado aqui sobre a Rio D'ouro e seus ramais como por exemplo, os trechos, pois aqui as informações estão muito mais completas que no site estações ferroviárias. okk

Mais uma vez parabéns pelo vídeo.

Depois teço mais comentários. okk



Victor Pedretti escreveu:Galera fiz um vídeo com as estações da EFRO, com o acervo fotográfico do TRILHOS DO RIO e do ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, espero que gostem.

http://www.youtube.com/watch?v=HzebIwY3-SU

renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Estações da E.F. Rio do Ouro

Mensagem por renatodomeier » 08 Jan 2016, 16:21

OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER OFICIALMENTE CHAMADA DE PILARES ?

CERTEZA QUE foi antes de 1907

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estações da E.F. Rio do Ouro

Mensagem por DadoDJ » 12 Jan 2016, 08:48

renatodomeier escreveu:OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER OFICIALMENTE CHAMADA DE PILARES ?

CERTEZA QUE foi antes de 1907
A estação Pilares da Ef Rio d'Ouro teve sempre este nome, desde a sua inauguração. Só que os dados sobre ela são bem escassos até agora. Ela se localizava junto ao atual Largo de Pilares.
Agora a estação "Pilares" atual, pertencente à EF Melhoramentos/Linha Auxiliar/Ramal de Belford Roxo, se chamava anteriormente "Cintra Vidal". Não me lembro da data em que ela foi renomeada para Pilares ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Vídeos e documentários”