Ramais do Cais do Porto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ramais do Cais do Porto

Mensagem por admin » 23 Set 2011, 13:51

Neste tópico serão postadas imagens e fotos dos ramais ferroviários que atendiam ao Cais do Porto do Rio de Janeiro.

Pra começar, uma foto de 08 de julho de 1948 de um trem cruzando a Av.Rodrigues Alves.

Imagem

Agradeço imensamente a Eliane Bonotto pelo envio da imagem.
:WUB:

Bruno R Araujo
Usuário Bronze
Mensagens: 41
Registrado em: 20 Set 2011, 20:49

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por Bruno R Araujo » 18 Out 2011, 14:33

Pra começar a minha primeira postagem...

Vendo essa foto, o cruzamento me despertou a atenção.... No pátio de embarque da rodoviária existe um idêntico. No caso este esta cruzando com a linha de bondes, curioso devia ser o tráfego.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por Luiz Eduardo » 18 Out 2011, 23:06

Quando eu era pequeno passava muito por alí para ir para a casa de parentes em Copacabana. Lembro de muitas PN's na Rodrigues Alves.

Segue algumas PN's que me lembro:

1 - Atravessando a Av. Brasil e outra indo para a Rod. Novo Rio
Cais do Porto1.JPG
2 - Duas PN's quase juntas (mista e 1600mm) e mais a frente indo para onde é o prédio da Polinter
Cais do Porto2.JPG
3 - Essa última tinha passagem para onde hoje fica um grande galpão em frente ao Hospital dos Servidores do Estado. Falando nesse hospital, essa linha cruzava o terreno onde hoje o mesmo está instalado.
Cais do Porto3.JPG
Existem outras, mas nessas ainda existem suas cicatrizes bem visíveis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por DadoDJ » 18 Dez 2011, 12:03

Segue abaixo uma foto desta última PN. Minha curiosidade é: nota-se que a linha fazia uma curva para a direita logo após o portão, mas e a linha que segue em frente, ía para onde ??
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por Luiz Eduardo » 18 Dez 2011, 15:58

^^ Dado, boa tarde.

A linha que seguia em frente fazia uma curva a direita mais a frente. Acredito eu que ela se dividia e uma servia a um galpão e a outra atravessava a Barão de Tefé, passando onde hoje é o Hospital dos Servidores do Estado. Vou postar um esqueminha que fiz.

1 - Vista aérea.
arredores cais do porto.png
2 - Cortando a Av. Venezuela.
Av. Venezuela.png
3 - Vista aérea Rua Sousa e Silva.
Trilhos Rua Sousa e Silva.png
Eu trabalhei por 3 anos no Hospital dos Servidores do Estado, no período de outubro de 2000 até outubro de 2003. Eu nunca percorri muita coisa alí naquela época pois a região era meio barra pesada. Quem sabe hoje em dia não caiba uma visita?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por DadoDJ » 18 Dez 2011, 16:09

É uma boa idéia, Luiz !
Inclusive, tenho planos e idéias de roteiros turísticos pela região. A situação está melhorando devido ao projeto "Porto Maravilha". Mas infelizmente muita história ferroviária está sendo soterrada e coberta de asfalto ... é uma pena.

Valeu pelo esquema das linhas, agora entendi, e existem mapas antigo mostrando isso, eu não havia me dado conta ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
elianebonotto
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Mar 2012, 12:02
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por elianebonotto » 04 Jun 2012, 13:06

Quando eu era pequena...

Minha mãe sempre trabalhou na CTB na Rua Alexandre Mackenzie, ali atrás da Light, onde hoje é o Centro Cultural Light.
Lembro-me que quase todos os dias eu ia de carro com meu pai buscar mamãe no trabalho. Isso era início dos anos 60, pois nasci em fev/1960.
Como morava, e moro até hj, na Ilha do Governador, nosso itinerário era sempre a Rodrigues Alves, Barão de Tefé, Camerino e Marechal Floriano.
Não me lembro bem a idade que tinha, mas devia ser lá pelos meus 6 anos. Até hoje sinto o cheirinho das maçãs que chegavam da Argentina
de navio no armazém (acho que nº3) em frente à Barão de Tefé. Lembro-me também das inúmeras PNs que existiam por todo o trajeto.
Eu costumava contar a quantidade de vezes que o carro passava sobre uma delas e mais parecia um "terremoto" o barulho que fazia. :lol:

Depois disso, eu mesma trabalhei 21 anos na Embratel no mesmo endereço e fazia o mesmo percurso. Era pra eu saber de cor cada PN pra contar pra vcs.
Sinto muito pessoal, mas hoje só tenho vagas lembranças; até pq jamais imaginei que um dia eu fosse gostar das coisas do Rio Antigo.
Para mim, os trilhos são parte deste Rio Antigo de que tanto sinto saudade, apesar de não(?) ter vivido naquele tempo.
Se existirem outras vidas além desta, eu não sei, alguma delas eu vivi neste tal de Rio Antigo. E talvez muitos de vcs tenham sido meus vizinhos. ;)

O fato é que não sei se poderei colaborar muito com as pesquisas de vcs, pois não sou nenhuma expert em trilhos, apesar de os admirar e saber da sua incrível importância.
Mas... Sempre tem uma mas, né?! Como minha memória chega lá pelos idos de 1966, e ainda, considerando-se que, quando criança, eu ouvi muuuiiitas histórias de vida de meus familiares, que hoje soam como parte da história da cidade para mim, gostaria de fazer um pedidozinho a vcs.

Dei uma olhada nos tópicos de mapas, GoogleEarth etc., e percebi que meu olhar em relação às estradas de ferro é o de uma perfeita analfabeta em trilhos, comparando com o de vcs. Portanto, pergunto: teria como alguém, algum dia (não é sangria desatada), fazer um esqueminha pra mim, mostrando os trajetos das principais EFs aqui do Rio? Tipo assim... "For dummies" mesmo, sabe?! Central do Brasil e Leopoldina pra começar, pois eu não tenho a menor ideia das estações que existiam nelas (até por conta de eu ter nascido e morado até hj na Ilha). Mas, por exemplo, lembro-me muito bem quando um tio meu dizia sempre que pegava o trem e saltava na estação de Praia Pequena pra ir ao trabalho. Passei anos me perguntando que diacho de "praia" seria essa em que passava um trem?!?!?! :O No entanto, se eu conseguisse "visualizar" na mente, para início de conversa, essas 2 EFs, teria como me localizar no tempo e no espaço.

Será que isso é pedir muito? hmy
Ahhh, sim, e me digam, por favor, quem é quem nessa brincadeira de linha auxiliar, Rio d'Ouro etc., ok?!
Não sei não, mas acho que depois disso posso vir a contribuir mais para o fórum.
Minha sorte é que eu não tenho vergonha de dizer a verdade. ==:(

Abraços a todos

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por DadoDJ » 04 Jun 2012, 13:33

Nossa, Eliane !
200% de sinceridade !
:lol:
Olha, quem eu acho que tem um esquema completinho das ferrovias fluminenses é o Paulo ITT. Ele traçou todos os percursos no Google Earth, o que deve ter dado um "trabalhasso", visto a quantidade de linhas antigamente, as linhas que "descobrimos" a todo momento, e a pesquisa em cima de mapas antigos, pois muitas destas ferrovias antigas não deixaram vestígios aparentes, ou se deixaram, hoje virou estrada de rodagem ou a floresta tomou conta.
Também tenho um projeto nesta área, e além do Google Earth, estou fazendo de modo que fique viável até para quem não tem o programa instalado, poder visualizar pelo site do Maps Google.
Além disso tudo (ufa !), estou preparando as imagens descritivas de cada ramal para quando o site estiver no ar, o visitante pode se localizar e saber que a linha "x" ou "y" ligava os pontos "a" e "b".
Além disso tudo (de novo ?!), um pedido seu é um prazer executar. Mas você me conhece em relação ao tempo e por isso realmente não vai ser "sangria desatada". Mas em breve você vai se situar no assunto, fique tranqüila !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por Paulo ITT » 04 Jun 2012, 18:26

DadoDJ escreveu:Nossa, Eliane !
200% de sinceridade !
:lol:
Olha, quem eu acho que tem um esquema completinho das ferrovias fluminenses é o Paulo ITT. Ele traçou todos os percursos no Google Earth, o que deve ter dado um "trabalhasso", visto a quantidade de linhas antigamente, as linhas que "descobrimos" a todo momento, e a pesquisa em cima de mapas antigos, pois muitas destas ferrovias antigas não deixaram vestígios aparentes, ou se deixaram, hoje virou estrada de rodagem ou a floresta tomou conta.
Também tenho um projeto nesta área, e além do Google Earth, estou fazendo de modo que fique viável até para quem não tem o programa instalado, poder visualizar pelo site do Maps Google.
Além disso tudo (ufa !), estou preparando as imagens descritivas de cada ramal para quando o site estiver no ar, o visitante pode se localizar e saber que a linha "x" ou "y" ligava os pontos "a" e "b".
Além disso tudo (de novo ?!), um pedido seu é um prazer executar. Mas você me conhece em relação ao tempo e por isso realmente não vai ser "sangria desatada". Mas em breve você vai se situar no assunto, fique tranqüila !
okk
Isso, isso, isso, tenho sim.
Trabalhasso é pouco foram dias e noites de pesquisa. Os trechos mais difíceis foram os ramais Campistas mas, consegui. Também, o GE é o meu teto máximo em matéria de informática pois, por falar em sinceridade, já estou na minha 7ª década de vida, ou seja a modernidade para mim ainda é devagar, são muitas informações para o meu HD cerebral suportar.
Se alguém souber se existe um HD cerebral externo à venda me avisem por favor.

:lol: :lol: :lol:

Em breve postarei, levando adiante a série de Breves Históricos, a E. F. Resende - Bocaina e a E. F. do Bananal. Ambas iniciando no E.R.J. e terminando no E.S.P.
Preparem os lençois pois é de chorar.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramais do Cais do Porto

Mensagem por DadoDJ » 04 Jun 2012, 19:09

Como assim 7a. década de vida ???
Que que há, velhinho ???
Imagem
Tô brincando ... hehehehe mas não entendi essa de sétima década de vida não ...
o0
Agora estou me lembrando ... o Melekh tinha feito um diagrama das linhas do estado, pode ajudar também ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”