EF Cabo Frio

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

EF Cabo Frio

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2015, 00:20

Durante pesquisas feitas por mim e pelo forista Brunno Sena em arquivos públicos e outros, descobrimos algo bastante intrigante e curioso. Dados e relatos sobre uma pouco conhecida "Estrada de Ferro Cabo Frio". Aparentemente poderia se tratar da infelizmente extinta Estrada de Ferro Maricá, que também era conhecida por algumas pessoas como EF Cabo Frio por alcançar esta cidade, em sua estação final. Mas não ! O que parece é que bem antes da EF Maricá chegar a esta cidade, ter existido outra ferrovia na região: a Estrada de Ferro Cabo Frio. E sobre ela que falaremos neste tópico, mostrando matérias, artigos, imagens e documentos sobre esta misteriosa ferrovia.

Pra começar, vejam abaixo um trecho de um Diário Oficial onde é citada a ferrovia, mas que teve a sua concessão caduca, mas no longínquo ano de 1895.
DOU-1895-04-Secao_1-pdf-18950407_12.gif
E aqui apresento páginas de Diários Oficiais, mostrando a criação desta ferrovia, acompanhem:
DOU-1917-02-Secao_1-pdf-19170217_36.gif
DOU-1917-02-Secao_1-pdf-19170217_37.gif
DOU-1917-02-Secao_1-pdf-19170217_38.gif
Todos os documentos são de 17 de fevereiro de 1917
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Cabo Frio

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2015, 00:35

Em acervos como o do Arquivo Nacional há mapas e plantas mostrando o traçado desta ferrovia. Estamos tentando obter estes dados para publicar no fórum, aguardem ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: EF Cabo Frio

Mensagem por tche » 07 Mai 2015, 10:05

Olá pessoal. Pelo que eu sei, essa ferrovia existiu apenas no papel. No século XIX era comum a apresentação de projetos ferroviário que na maioria das vezes só ficavam no papel. Também no Século XX esses projetos volta e meia apareciam. A estrada de ferro que ligava Botafogo a Angra dos Reis, a ligação ferroviária entre Petrópolis e Nova Iguaçu e também a ligação entre São Pedro da Aldeia e Macaé são exemplos disso. Na realidade a E.F. Maricá só chegou à Cabo Frio em 1937.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Cabo Frio

Mensagem por DadoDJ » 07 Mai 2015, 10:52

Bem, essa também é uma dúvida pra mim. Caso tenha ficado apenas no projeto, transfiro o tópico para a parte de projetos específica do fórum.
O caso é que o Brunno parece ter visto algo constando como construído no Arquivo Nacional, se não me engano. E tem um mapa, acho que da Marinha, que mostra uma ferrovia, provavelmente particular, ligando as salinas de Cabo Frio à Praia do Forno, ou a algum porto se não me engano.
Eu me precipitei achando que os 17 documentos que encontrei ontem fossem me dizer alguma coisa, mas destes, 14 eram iguais, mas em datas diferentes apenas ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”