Armação dos Búzios

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 07 Dez 2012, 07:52

Pessoal, na manhã do dia 06 de dezembro de 2012 tive um sonho muito intrigante: estava eu observando uns documentos em local que desconheço (alguma biblioteca, talvez) até que encontrei um mapa da região de Cabo Frio e Armação dos Búzios.
O sonho foi tão real que posso descrever o mapa detalhadamente ! Era monocromático, com poucas ruas e estradas traçadas, e a ferrovia (EF Maricá) era desenhada com traços alternados entre preto e branco mais ou menos assim (se o traçado não aparecer abaixo, feito em código ASCII, o seu navegador talvez não reconheça a tabela de códigos):

░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░▓▓▓░░░

Claro que o foco da minha pesquisa nesse mapa era encontrar os traços da Estrada de Ferro Maricá na região e o obscuro prolongamento desta entre o Posto Telegráfico Fonseca e Macaé, passando por Armação dos Búzios, Barra de São João, Rio das Ostras chegando a Macaé. Aliás, dizem que havia uma extensão utilizada para abastecimento e carregamento de produtos em um porto em Búzios. Pois bem, observando o mapa, no canto direito superior, eis que me surge uma linha ferroviária traçada na região de Búzios, inclusive atravessando uma ponte, onde compartilhava o desenho com a rodovia ! E o sonho e o mapa era tão reais que os nomes das praias estavam assinalados também (Azeda, Ferradura são alguns dos nomes que me lembro agora).
Este mapa, até o momento fictício e fruto da minha imaginação, parecia ser um fragmento de um levantamento cartográfico bastante amplo, devido a escala utilizada.
Pois bem, hoje abri o Google Maps para ver se encontrava alguma pista da região que vi no sonho (sou capaz de desenha-la, tamanho os detalhes que ainda estão frescos na minha cabeça) e encontrei algo bem semelhante: a região abrangida é exatamente esta abaixo:
Armação dos Búzios 01.PNG
Só que não vejo a tal ponte que vi no sonho ... mas vou averigüar com mais detalhes depois.
Tentarei desenhar o mapa de acordo com minha memória, e compara-lo com a imagem de satélite atual (não vou nem olhar mais a imagem para não me influenciar).
Postei este suposto devaneio no Facebook e indícios surpreendentes podem surgir, dessa região ou não. Com certeza tudo será postado aqui, assim que dados concretos surgirem.
E podemos utilizar este tópico para trocarmos informações sobre a ferrovia e sua misteriosa passagem em Armação dos Búzios.
Aguardem novidades ...
vv
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 07 Dez 2012, 08:12

Minha nossa ! ! !
Construção de trecho entre Búzios e Casimiro de Abreu - Gazeta de Petrópolis 18-04-1896.PNG
Será que foi mesmo construído este trecho ?!?!?!
E pelo ano (1896), será que foi um trecho a parte, fora da jurisdição da EF Maricá ?!?!?!?!?!
Será que estamos encontrando um elo perdido, um trecho ferroviário totalmente desconhecido, um mito ?!
:WK:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 07 Dez 2012, 08:15

Putz, depois dessa tenho que parar pra respirar. Vejam:
Locação da EF Búzios concluída - Gazeta de Petrópolis Edição 00043 __-__-1896.PNG
^^ Isso quer dizer que ... se esta linha realmente existiu, foi uma ferrovia à parte, saindo de Armação dos Búzios e chegando à Indaiassu (que é Casimiro de Abreu ! ! !) e Rio Dourado, também na cidade de Casimiro de Abreu.
Eu sonhei isso tudo sem nem conhecer ou lembrar que Indaiassu existiu e posteriormente foi batizada como Casimiro de Abreu !
E mais, o que é pra cair pra trás: no meu sonho, a ferrovia tinha esse traçado abaixo (aproximadamente):
Armação dos Búzios 02.PNG
^^ Eu não fiz este traçado antes pois não via lógica. Pra mim, a única ligação ferroviária na região era entre o PT Fonseca da EF Maricá e Macaé, passando por fora do centro de Armação dos Búzios (mas dentro do território do então distrito de Cabo Frio, atualmente município). Mas com estas evidências de que teria existido uma linha ferroviária com ligação direta a Búzios, as coisas mudam de figura e aí eu posso postar o traçado que vi no sonho ! A ferrovia pode ter existido, e posteriormente a EF Maricá aproveitou parte do seu leito para ligar o PT Fonseca a Macaé ! ! !
:ttn:
Brunno, como você mesmo disse, acho que não estou louco e sim sensitivo !
:O
Fiquei até assustado agora !
Mas a ponte ferroviária ... por enquanto, vendo do alto, nenhum sinal dela ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por brunno » 07 Dez 2012, 10:28

DADO,


TO tentando te ligar e não consigo.


EXISTE MAPAS NO ARQUIVO NACIONAL A RESPEITO
INCLUSIVE MENCIONA O MATERIAL RODANTE E A LIGAÇÂO COM RIO BONITO.


TENTA CONTATO COMIGO QUE TE PASSO MAIS DETALHES.
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 07 Dez 2012, 17:12

Mas Brunno ... esta ligação entre Cabo Frio e Rio Bonito, apesar de não ter saído do papel, eu já vi em mapas.
Sem tirar a importância dos mapas que você citou, pois são essenciais para conhecermos o traçado projetado desta linha, que, até onde eu sei, não foi construído.
Outro ramal que não saiu do papel, pelo menos é o que eu sei, é entre Cabo Frio e Silva Jardim.
Mas eu quero saber mesmo é de Búzios ... será que existiu uma ferrovia própria, alcançando esta localidade, independente da EF Maricá e mais antiga até que esta ?!
Mistério ...

Assim que puder te ligo !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por brunno » 07 Dez 2012, 23:49

Dado,

pode ser que sim, mas acho estranho pois há menção a 5 mapas, nesse caso por haver menção. Em alguns casos tem documentos que menciona até assentamento do primeiro dormente.


Vamos conversar sim, me ligue quando puder.

Melhoras para a sua esposa.

Abraços
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 08 Dez 2012, 13:49

Brunno e demais:

Estou realmente começando a acreditar que existiu uma ferrovia em Cabo Frio e região, antes mesmo da EF Maricá ser extendida até lá.
Encontrei diversos documentos no site da Biblioteca Nacional se referindo a uma ferrovia chamada "Estrada de Ferro Cabo Frio", já em funcionamento em 1890 !
A EF Maricá foi inaugurada em 1888, mas apenas no seu trecho inicial a partir de Alcântara.
E só chegou a Maricá mesmo em 1894.
E em Cabo Frio em 1936 ! ! !
:O :O :O
A não ser que o nome primitivo da EF Maricá tenha sido EF Cabo Frio.
Mas mesmo assim, vi até anúncios publicitários que sugerem a produção de Cal na Lagoa de Araruama e transportados/utilizados na/pela EF Cabo Frio !
Nada é certo ainda, mas que é muito misterioso e empolgante ... ahhhhhhhhhhhhh isso é.
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por brunno » 08 Dez 2012, 14:39

Dado,

procure no SIAN do Arquivo Nacional pelo descritor "Estrada de Ferro Cabo Frio".

Também existe documentos a respeito.

http://www.an.gov.br/sian/inicial.asp

okk
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 08 Dez 2012, 14:56

Vou dar uma olhada agora, Brunno.
Entretanto, encontrei algo para deixar-nos de cabelo em pé: além da linha tronco, pode ter existido ramais desta ferrovia (partindo de Cabo Frio, mais precisamente da Praia do Forno).
Ainda não encontrei vestígios suficientes, apenas duvidosos, de que ela tenha sido realmente construída e entrado em funcionamento efetivamente. Mas os indícios de que sim, ela existiu, totalmente independente da EF Maricá, são fortes.
Aguardemos ... hoje devo ter uma posição em relação a isso.
Avante !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Armação dos Búzios

Mensagem por DadoDJ » 08 Dez 2012, 14:58

Brunno, muito show esse SIAN.
Vou dar um jeitinho de ir ao AN. Seria a prova definitiva sobres esta ferrovia misteriosa.
E se confirmando sua existência, nascerá novo fórum aqui no "Trilhos do Rio".
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Maricá”