Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
CleitonP
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Set 2011, 14:01

Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por CleitonP » 14 Out 2012, 17:17

Pequeno documentário mostrando as razões da RFFSA, para extinguir Ramais "Anti-econômicos". O curta mostra a estação de Virajaba, a parada Buriche e trechos da EFPGP, no início dos anos 1960.
Link para o vídeo: http://www.bcc.org.br/filme/018765

juan
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Out 2012, 13:56

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por juan » 16 Out 2012, 03:40

As cenas do documentário são a única coisa de valor. A mensagem é um panfleto rodoviarista, que omite a falta de investimentos por várias décadas em quase todas as estradas de ferro do Brasil, aliadas às políticas de tarifas que sufocaram estas empresas por administradores populistas e incompetentes. A melhor definição que li sobre essa realidade está no livro sobre as estradas de ferro do Rio de Janeiro, do Engº Helio Suêvo, escrita pelo pesquisador ferroviário José Alves Vasconcelos:
"O encerramento da EF Maricá ocorreu nos mesmos moldes de outras desativações de sistemas ferroviários, sejam de trens ou de bondes. Primeiro, deixam o sistema se deteriorar a ponto de se tornar sucata rodante, e depois, sob alegação de alto ônus de investimento, extermina-se o sistema. Primeiro, cria-se um estado de fato, depois, cria-se um estado de direito. A quem interessa essa filosofia?"

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por DadoDJ » 16 Out 2012, 09:01

Com certeza, Juan !
Muito bem lembrado !
E isso ocorre até hoje em alguns lugares ... até no caso o Bonde de Santa Teresa chegamos a achar isso !
Mas vamos ver no que vai dar ...

Ainda não vi o filme, mas vou fazê-lo assim que puder.
Valeu pelo link, CleitonP (sumido, cara ! Onde está você agora ?!?!?!?!)
:D
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por Luiz Eduardo » 16 Out 2012, 10:37

juan escreveu:As cenas do documentário são a única coisa de valor. A mensagem é um panfleto rodoviarista, que omite a falta de investimentos por várias décadas em quase todas as estradas de ferro do Brasil, aliadas às políticas de tarifas que sufocaram estas empresas por administradores populistas e incompetentes. A melhor definição que li sobre essa realidade está no livro sobre as estradas de ferro do Rio de Janeiro, do Engº Helio Suêvo, escrita pelo pesquisador ferroviário José Alves Vasconcelos:
"O encerramento da EF Maricá ocorreu nos mesmos moldes de outras desativações de sistemas ferroviários, sejam de trens ou de bondes. Primeiro, deixam o sistema se deteriorar a ponto de se tornar sucata rodante, e depois, sob alegação de alto ônus de investimento, extermina-se o sistema. Primeiro, cria-se um estado de fato, depois, cria-se um estado de direito. A quem interessa essa filosofia?"
Cara, muito sensato seu comentário. No próprio Facebook tem uns camaradas da ABPF (se eu não me engano) que jogam contra. Eu e o Leonardo Ivo debatemos isso direto. Se dentro de uma instituição em prol do trem existe esses pensamentos, imagina a dimensão da corrente contra que não existe por aí. Nós sabemos que ela é grande, mas a cada dia vemos que esse grande ainda é pequeno perto do real.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

CleitonP
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Set 2011, 14:01

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por CleitonP » 23 Out 2012, 20:53

Concordo com a opinião do Juan, e não concordo nem um pouco com o termo antieconomico. Se esta ferrovia estivesse ativa hoje, iria desafogar demais o transito em São Gonçalo, visto que a area em a ferrovia passava e densamente povoada atualmente. Isso sem levarmos em conta que ela chegava ate Cabo Frio. Um imenso potencial turistico que sequer foi analizado pelos orgãos competentes da epoca.
Ah..o relatorio que matou a ferrovia dizia que unico produto tranportado por ela era abacaxi, piada sem graça...
Desculpe a falta de acentos, este teclado não esta muito bom.
Dado em breve, voltarei a ativa!

GTREK
Usuário Bronze
Mensagens: 40
Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por GTREK » 27 Fev 2013, 21:31

Onde fica esta localidade que não acho no Google nem no E.Ferroviarias ?

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por brunno » 27 Fev 2013, 23:16

GTREK escreveu:Onde fica esta localidade que não acho no Google nem no E.Ferroviarias ?

Fica no Município de São Gonçalo. Entre no tópico da Estação de Cabo Frio que você verá um arquivo do Google Earth com as localidades marcadas segundo a quilometragem oficial.

Em breve haverá dados completos e oficiais sobre a EFM.
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

leonardoivo
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Set 2011, 21:46
Contato:

Re: Condenados pelo Progresso - Filme sobre a E.F. Maricá

Mensagem por leonardoivo » 09 Mar 2013, 18:54

Como o Luiz Eduardo mesmo falou, eu fiquei pasmo com a mentalidade desse pessoal da ABPF. Contra argumentei eles, pois se transporte de passageiros não desse lucro, companhias aereas e empresas de onibus não disputariam tapa a tapa os passageiros. Ferrovias são caras para implantar. Para operar são lucrativas. Veja o caso da Supervia, ela troca pouco os dormentes. E o Metrô? Senão fossem lucrativas a OAS e a Odebretch não teriam comprador estas concessões.

Responder

Voltar para “EF Maricá”