E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2012, 22:41

DadoDJ escreveu:Pessoal, encontrei o documento que tanto procurava.
Mais tarde vou tentar e entrar aqui e postar ambos, a imagem aérea e o tal documento que pode (ou não) revelar uma estação desconhecida para nós até o momento ...
Aguardem ...
^^ Corrigindo e confirmando ! Acredito ter descoberto uma "nova" estação da EF do Norte !
Vamos aos fatos !
:Y:
Bem, vocês devem se lembrar que quando fui ao AGCRJ vi uma imagem aérea da região de Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha e arredores que me intrigou um bocado. O motivo: uma casinha muito semelhante a uma estação e com acesso aparentemente apenas pelos trilhos !
o0
Pois bem, como fiquei encucado com esta imagem, a encomendei também, junto com os outros 10 arquivos com imagens de outras regiões.
Vejam abaixo a imagem original:
R43.png
Abaixo, a área em destaque com o número 1 na imagem original:
R43a.png
^^ Apontei com a seta vermelha a Linha Circular da Penha/Penha Circular; com a seta azul uma composição da EFL com aproximadamente 10 ou 11 carros (aliás, a Leopoldina utilizava composições compridíssimas, já vi formações com 28 ou 30 carros !); e com a seta amarela a estação Penha Circular, com duas coberturas, uma em cada plataforma. Infelizmente a resolução não é das melhores, que possibilitasse visualizar mais detalhes.

Abaixo a imagem em destaque com o número 2 na imagem original:
R43b.png
^^ Marquei com a seta vermelha a estação de Brás de Pina; com a seta azul uma outra composição com uns 16 ou 17 carros; e com a seta amarela a casinha suspeita, com acesso aparentemente apenas pelos trilhos da ferrovia. Não parece ?

Quando vi a imagem aérea em casa fiquei pensando ... eu havia visto uns 3 ou 4 documentos antigos falando sobre uma estação da EF do Norte chamada "Kilometro 10" ou simplesmente "Km10". Eu sempre pensei que essa estação fôsse um nome antigo ou primitivo de alguma das estações entre Penha e Cordovil, no caso poderia ser Penha Circular ou Brás de Pina. Mas quando eu vi a imagem aérea me surgiu uma suspeita ...
Então caí dentro das pesquisas ! Procurei hoje um desses documentos que falam sobre essa estação ou parada "Km10" e encontrei. Vejam abaixo:
Tabela de horários EF do Norte (Km10) - O Cicerone (1909).jpg
^^ Tabela de horários publicada na revista "O Cicerone" em 1909.

Resolvi na hora do meu almoço na casa dos meus pais instalar o Google Earth (não tinha) no computador da minha irmã e ver a distância entre a estação inicial da EF do Norte, na época ainda São Francisco Xavier, e esta casinha suspeita. Vejam o que deu, as imagens falam por si:
R43c.png
A mesma imagem do Google Earth acima, em destaque abaixo, na mesma posição da imagem antiga (não pude fazer ainda a superposição ...)
R43d.png
^^ O que acham ? Será um elo perdido da EF do Norte ? Ainda vou estudar hoje (minha prova é no domingo próximo) e não vou poder me aprofundar muito nos comentários, mas estou curioso com suas opiniões. Guardadas as devidas proporções, possíveis retificações de linha e alteração de distâncias, além das datas (a publicação onde aparece esta parada/estação "Km10" é de 1909 e a imagem aérea é de 1928), me parece que sim, esta casinha funcionou como uma estação da EF do Norte, no caso a tal obscura "Km10".
E então ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por DadoDJ em 21 Ago 2012, 00:28, em um total de 2 vezes.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 21 Ago 2012, 00:16

Amigo parabéns pela descoberta. app
Essa parada deve ser muito primitiva.
Deve estar para Brás de Pina como Botafogo para Inhaúma.
Acho que uma substituiu a outra.
Amanhã acordarei cedo para viajar, mas estou ansioso para me localizar melhor em termos do Google Earth. okk

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por rodrjgw » 21 Ago 2012, 21:02

DadoDJ escreveu:Pessoal, mais mistérios !
:O
Eu me lembrava que havia visto algo sobre a existência de uma estação Pilar na EF do Norte.

Mas vejam abaixo uma tabela de horários e estações publicada no Almanak Adminstrativo, Mercantil e Industrial do RJ em 1892. Vejam as estações entre Gramacho (Sarapuhy) e Saracuruna (Rosário):
Tabela de horários e estações em 1892 - Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do RJ.jpg
Agora, vamos pensar em uma coisa: este trecho sofreu uma retificação em época ainda não determinada. Sendo assim, quem sabe se estas estações, que atualmente ficariam do leito da ferrovia, não existem hoje em dia ???
Temos que encontrar algo sobre esta retificação e o antigo leito. Acho que um mapa estrangeiro postado pelo Melekh no fórum da EFRdO mostra uma EF do Norte com traçado diferente.

E aguardem ... vem mais mistérios por aí. Só falta eu encontrar um documento que prove que uma casinha que vi na imagem aérea (anda não postada) da região de Brás de Pina e Cordovil, era uma estação ainda deconhecida.

Pode ser que não seja, mas quero encontrar o documento primeiro, e depois postarei a imagem com a constatação (ou não) da informação.
Estação Pantanal??? Essa foi nova pra mim... Daria para estimar a quilometragem pelos horários?
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por rodrjgw » 22 Ago 2012, 03:06

rodrjgw escreveu: Estação Pantanal??? Essa foi nova pra mim... Daria para estimar a quilometragem pelos horários?

Respondendo a mim mesmo, estou providenciando o Origin para interpolar os horários com a quilometragem das estações. Assim posso estimar, com margem de erro, a localização desta estação. :D
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por rodrjgw » 22 Ago 2012, 05:03

Interpolei polinomialmente os valores do tempo de deslocamento entre as estações (descontando o tempo em que as composições ficavam paradas nas estações) e aplicando um erro de 1min na medida da tabela que o Dado postou. Erro na localização das estações é de 300m. O Origin modelou a distribuição em um polinômio de 3 graus de liberdade. Eis os resultados (o marco que usei como Km 0 é a Central do Brasil, para facilitar a obtenção das quilometragens):

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... E4ydmFSSlE


Localização aproximada provável da estação "Pantanal", km 24,94 (km 0 na estação D. Pedro II):
http://goo.gl/maps/uRKxZ

Localização aproximada provável da estação "Pilar", km 29,38 (km 0 na estação D. Pedro II):
http://goo.gl/maps/49x6J


Se quiserem, posto imagens localizando melhor esses locais no Google Earth. :DD
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 22 Ago 2012, 08:50

Grande Rodrigo !
Bacana esse esquema, show de bola !
Bem, levando em conta possíveis retificações de linha ... eu acho que o trecho merece uma caminhada para averiguarmos algum vestígio !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por rodrjgw » 22 Ago 2012, 14:35

DadoDJ escreveu:Grande Rodrigo !
Bacana esse esquema, show de bola !
Bem, levando em conta possíveis retificações de linha ... eu acho que o trecho merece uma caminhada para averiguarmos algum vestígio !
:Y:
Merecer até merece, mas a localidade próxima do Pantanal não é lá muito segura... Tem uma cracolândia naquela região bem próxima aos trilhos (e é longa, vai desde a ponte de Gramacho até quase São Bento), é até comum tiroteios na região. O trecho do Pilar é onde ocorreu o acidente na fábrica de pesticidas, este acredito que seja possível uma exploração. okk

DadoDJ, onde você conseguiu essas imagens aéreas?
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 27 Ago 2012, 15:46

Dado.

Comentando melhor agora sobre o mapa de 1935, não me surpreendo pelos inúmeros ramais revelados em tal mapa, alguns obscuros.
Será que alguns deles eram particulares.
Bom. Com uma grana na mão, não era difícil pagar por um ramal ferroviário.

De qualquer forma, você sabe o que mais me chamou atenção no mapa?

Você se lembra da nossa vasta discussão sobre o que seria o "ramal da democráticos"?
Pois é. Aquela foto era de 1938 e o mapa conseguido por você, de 1935.

A foto da SMU que aparece trilhos (na minha opinião de bonde) é da década de 40.

Acho que muito provavelmente esse mapa representaria tal ramal se ele realmente existisse, você não acha?
São apenas 3 anos de diferença da foto do Malta.

Por algum motivo, aquela foto foi nomeada como Av. Democráticos.

Tomara que venhamos a descobrir o porquê :(

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 02 Set 2012, 17:56

Pois é, Adenilson.
Para mim, até o momento, acredito que este obscuro ramal da Av.dos Democráticos tenha sido apenas um erro de nomenclatura na foto antiga. Talvez seja ser outro local.
Mas onde ? Isso se não for mesmo na Av.dos Democráticos ...
Voltando à suposta estação "Km 10", fiz uma superposição de imagens entre a antiga e imagens de satélite atuais. Vejam:
Superposição Brás de Pina.png
Abaixo, o exato local da casinha na foto antiga, marcada em vermelho na imagem de satélite:
Localização da suposta estação Km10 (EF do Norte).png
Caso esta construção tenha sido mesmo uma estação, hoje ela não existe mais. No máximo, mas improvável, existe mas descaracterizada e cercada de outras construções (no trecho mais acima). Provavelmente, com a elevação da linha no trecho, esta estação foi desativada e demolida.

Obs.: pessoal, esta semana recebi uma novidade supreendente, pelo amigo Edson Vander Teixeira ! Existe uma biblioteca com documentos raríssimos, antigos e valiosos dentro da estação Barão de Mauá ! ! ! Há plantas de estações e linhas, mapas, documentos e livros !
O acesso é super restrito, mas vou negociar isso com os responsáveis !
:Y:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Set 2012, 17:15

Matéria interessante postada por Jorge A. Ferreira (via Facebook):
Leopoldina 1936-01-24.jpg
^^ Matéria de 24 de janeiro de 1936
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”