E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 31 Mai 2012, 23:34

Pessoal,
Elucidando com fotos algo que já tinha sido esclarecido somente através de narrativa assim que voltei do Arquivo Nacional em relação a uma foto que postei na página 1 desse tópico e que deu "pano para manga" até a página 7, segue a foto do viaduto outrora misterioso e que agora sabe-se que é próximo a estação Carlos Chagas, chamada outrora de Amorim e futuramente (na época) de Manguinhos.

Imagem

Abaixo segue a foto da estação propriamente dita que eu pensava ser de 1938, mas é de 1935.
Obs: Vi uma foto de 1941 da demolição desse viaduto para a inclusão de outra linha, mas não a trouxe.

Imagem

Agora vejam uma foto postada pelo Melekh de 1908, sendo tão antiga que a linha era singela.
A foto faz referência a parada do Amorim até então, aparentemente um local sem edificação.
Repare a ponte sobre um rio. Seria a mesma uma versão mais rústica da ponte da foto 1 acima construída em concreto?
Se for, os trens paravam um pouco além da ponte do ponto de vista do fotógrafo (se for o sentido Benfica).


Imagem

A data da ponte aparece gravada na foto 1, mas não dá para ver direito: Ou é 1916, 1918 ou ainda 1926. :ttn:

Manguinhos Atualmente.

Imagem

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 22 Jun 2012, 11:08

Complementando, mais fotos.


Cancela próxima a Estação Bom Sucesso do Rio,


Imagem


Cedida por Rubinho.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 22 Jun 2012, 16:33

Cruzamento da EFL Leopoldina com a Av Itaoca. Onde está o fotógrafo, hoje é o início das Ruas Aguiar Moreira e Londres, do outro lado a Itaóca.

Desconfio que a última casa que aparece do lado esquerdo ainda está de pé descaracterizada por puxadinhos e atrás de muros, na Rua Uranos.

Link atual: http://goo.gl/maps/e6zY

Do outro lado da EFL, posição dos morros: http://goo.gl/maps/U68k

Casa: http://goo.gl/maps/wula

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 22 Jun 2012, 17:26

Minha nossa !
Sabe que só agora que vi as fotos que o Adenilson postou !
Que show !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 19 Ago 2012, 02:27

Encontrei !
Inédito, pelo menos para mim !
Um mapa mostrando a linha circular de Merity, atual Duque de Caxias !
Vejam abaixo:
Linha Circular de Merity (Caxias) (1937).png
:Y:

Obs.: o acervo de mapas e plantas da Biblioteca Nacional foi atualizado ! Foi de um destes mapas adicionados recentemente lá que extraí essa informação da linha circular. O link para baixar o mapa completo em formato PDF é este abaixo (clique no nome pra abrir ou salvar o arquivo):

Brazilian Traction, Light and Power Company - Map of the city of Rio de Janeiro, showing public utilities operated by subsidiary companies
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 19 Ago 2012, 23:53

Pessoal, mais mistérios !
:O
Eu me lembrava que havia visto algo sobre a existência de uma estação Pilar na EF do Norte.

Mas vejam abaixo uma tabela de horários e estações publicada no Almanak Adminstrativo, Mercantil e Industrial do RJ em 1892. Vejam as estações entre Gramacho (Sarapuhy) e Saracuruna (Rosário):
Tabela de horários e estações em 1892 - Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do RJ.jpg
Agora, vamos pensar em uma coisa: este trecho sofreu uma retificação em época ainda não determinada. Sendo assim, quem sabe se estas estações, que atualmente ficariam do leito da ferrovia, não existem hoje em dia ???
Temos que encontrar algo sobre esta retificação e o antigo leito. Acho que um mapa estrangeiro postado pelo Melekh no fórum da EFRdO mostra uma EF do Norte com traçado diferente.

E aguardem ... vem mais mistérios por aí. Só falta eu encontrar um documento que prove que uma casinha que vi na imagem aérea (anda não postada) da região de Brás de Pina e Cordovil, era uma estação ainda deconhecida.

Pode ser que não seja, mas quero encontrar o documento primeiro, e depois postarei a imagem com a constatação (ou não) da informação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2012, 09:01

Muito boas as constatações Dado! app

Sobre a circular, tentei estimar o local hoje. Me parece que hoje no local que seria o carcado pela circular, há uma grande construção que parece um clube, com piscina e quadra de grama sintética.

O local seria o abaixo e passaria pela rua abaixo. Caso não, seria bem perto ;)
De qualquer forma reparem que a ferrovia está ao fundo (vide passarela).
CircularCaxias.jpg
Sobre as estações, o que mais me chamou atenção foi a citação da Central e de São Francisco Xavier na mesma tabel de horários. :ttn: .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2012, 09:32

Adenilson escreveu:Muito boas as constatações Dado! app

Sobre a circular, tentei estimar o local hoje. Me parece que hoje no local que seria o carcado pela circular, há uma grande construção que parece um clube, com piscina e quadra de grama sintética.

O local seria o abaixo e passaria pela rua abaixo. Caso não, seria bem perto ;)
De qualquer forma reparem que a ferrovia está ao fundo (vide passarela).

Sobre as estações, o que mais me chamou atenção foi a citação da Central e de São Francisco Xavier na mesma tabel de horários. :ttn: .

^^ No caso dos horários e estações, a Central é citada pois havia baldeação entre as duas ferrovias nesta época, quer dizer, não entre as ferrovias, mas o passageiro que quisesse sair da Central para embarcar na EF do Norte já contava com os horários para se orientar ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Norte

Mensagem por HUGO CARAMURU » 20 Ago 2012, 10:03

Boa descoberta essa da circular de Merity. De duas, uma. Antigamente eu ouvia falar que após Caxias a linha seguia outro trçado, bem mais à esquerda de quem vai pra Saracuruna, quase onde era ou é a Refinaria Duque de Caxias, ali onde os vagões tanques era carregados. Ou ; essa circular era bem apertada, ali onde no meu tempo tinha a feira de Caxias. (Qdo eu era pequeno, ia com meu pai passear em Caxias.Qdo o trem vinha de Cordovil,ao entrar na platforma na linha à esquerda, havia um desvio bem rente ao muro da rua onde ficava uma ou duas locos a vapor estacionada (locomotivas "Ramonas", bem curtas...)) pode ser (pelo que vi no mapa) que aquele rabicho era o começo da circular...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2012, 12:11

Pessoal, encontrei o documento que tanto procurava.
Mais tarde vou tentar e entrar aqui e postar ambos, a imagem aérea e o tal documento que pode (ou não) revelar uma estação desconhecida para nós até o momento ...
Aguardem ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”