E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 14 Mai 2012, 00:31

Melekh escreveu:(...)
Em tempo: a postagem do Dado, deste (DOU) de 05 de outubro de 1909, deveria estar no Ramal da Penha da E.F.R.D., tendo em vista que a ligação se faria no sentido Vicente de Carvalho, via Pedreira de Irajá, e não do Ramal do Matadouro da mesma E.F.R.D. que não é o mesmo da E.F. do Norte.
(...)
^^ É mesmo ... por que cargas d´água eu postei aqui ?!?!?!?!
:ttn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 14 Mai 2012, 14:51

GALERA , ESTAVA OBSERVANDO AS FOTOS DO ACIDENTE E ""ACHO"" QUE A CASA CITADA COMO ESTAÇÃO OU DE TURMA , NÃO EXISTE MAIS ... PELO SEGUINTE :
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 14 Mai 2012, 14:52

E AÍ ??? O QUE ACHAM ??? ABRAÇOS A TODOS !!!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2012, 16:28

Rodrigo. Acho que vc está certo sim.
Eu mesmo cheguei a postar a minha opinião que a casa ficaria muito próxima a Rua Patagônia, ainda mais um pouquinho perto da estação em relação ao local assinalado por você, não apenas pelo morro, mas pela própria distância que a casa está da estação na foto antiga.
Me parece inclusive que a Rua Nicarágua não existia, ou se existia, deveria ter pavimentação rudimentar.

A casa está tão próxima ao muro que parece ocupar o local da Rua Nicarágua ou ocupava o local que hoje está ainda dentro do leito da ferrovia e que contém algumas edificações.

Obs: O local apontado por você no street view me parece ser após a estação.


RODRIGO MONSORES escreveu:E AÍ ??? O QUE ACHAM ??? ABRAÇOS A TODOS !!!

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 14 Mai 2012, 16:50

Rodrigo, concordo com o ângulo e sentido da foto. Pelos morros, estamos entre a Estação da Penha e da Penha Circular, com o fotógrafo voltado na direção de Olaria e com a estação da Penha mostrada ao fundo na foto.

Então esta casa que aparece na foto antiga estaria do lado oposto da atual Rua Nicaragua em relação à linha férrea, ou seja, junto à Av. Brás de Pina. Vou tentar identificar mais algum ponto em comum.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2012, 17:01

Caramba.
O Amaral e o Rodrigo têm razão.
Eu achava que na foto antiga o fotógrafo estaria voltado para a Penha Circular.
Não tinha reparado os morros.
Realmente ele parece estar na direção Olaria.
Nesse caso, a casa estaria na Rua José Maurício.

Francisco Amaral escreveu:Rodrigo, concordo com o ângulo e sentido da foto. Pelos morros, estamos entre a Estação da Penha e da Penha Circular, com o fotógrafo voltado na direção de Olaria e com a estação da Penha mostrada ao fundo na foto.

Então esta casa que aparece na foto antiga estaria do lado oposto da atual Rua Nicaragua em relação à linha férrea, ou seja, junto à Av. Brás de Pina. Vou tentar identificar mais algum ponto em comum.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 14 Mai 2012, 17:30

Já estou começando a achar outra coisa....

Acho que essa não é a estação da Penha... é a Estação Penha Circular!!

Pelos morros, o ângulo bate com a perpendicular do viaduto João XXIII, não com a reta da Penha, e quem estão perpendicular com o viaduto é a Estação da Penha Circular.

Os pontos que identifiquei para corroborar com a teoria:

1- O muro em curva à direita, seria então, a saída do ramal circular da Penha.
2- Notem, que há uma casa que aparece à direita atrás da casa em discussão, que parece estar em um terreno elevado. Aquilo ali podia ser a franja da elevação do atual parque Ari Barroso, que vinha até mais ou menos onde está a descida do viaduto hoje já que a Av. Bras de Pina original é a que margeia o terreno da atual garagem de ônibus. A Av. Bras de Pina passaria então em curva entre as duas casas da foto. Na Penha não há elevação.
3- Na foto não existe rua do lado direito da estação, mas ali já havia a Rua José Maurício/Rua Venina que deveria aaprecer mas não aaprece. Na Penha Circular não há rua ali.
4- Na Penha haveriam duas plataformas. Só aparece uma. Deveria haver outra do lado esquerdo da foto entr a 1ª e 2ª linhas.

A única coisa que não bate é que parece haver uma passagem elevada de acesso à estação no fundo da estação ou um viaduto. O viaduto João XXII estava prestes a ser construído, mas ainda não devia ter suas obras começadas. Seria aquilo uma ilusão, já que depois da estação há uma curva à esquerda?

Aos comentários....

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 15 Mai 2012, 10:28

Francisco , bom dia ... talvez vc tenha razão ... veja as fotos abaixo :
Só uma observação : Talvez a plataforma da estação Penha Circular não fosse tão extensa como é hoje ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Mai 2012, 13:36

Pessoal, pesquisando hoje no acervo de periódicos da Bibioteca Nacional (no site, ainda não pude sair pois estou ajudando meu sogro que operou o fêmur/bacia) e encontrei esta foto abaixo, da estação São Francisco Xavier, em 1906:
Estação São Francisco Xavier - Revista Kosmos (1906).png
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 30 Mai 2012, 09:08

Dado.
Sem palavras para a foto pesquisada e conseguida por você.
A foto está muito próxima do prédio e da quase a impressão que estamos na plataforma esperando o trem.
Era um prédio rústico de madeira como notado na foto anteriormente postada, mas o prédio estava muito longe para ver detalhes.
Dá para ver 2 trilhos, devendo ser 1 para manobras.
Será que havia um girador por ali? Ao redor somente mato.

Essa configuração de linhas está perfeitamente representada nas plantas da SMU.

Tomara que essas fotos da Biblioteca Nacional Digital venham trazer mais descobertas e fotos indeléveis.

Aliás, temos como ampliar as palmas? app app app

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”