[EF Leopoldina] Estação Cascatinha

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

[EF Leopoldina] Estação Cascatinha

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 09:04

Nome: Cascatinha

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (?-?)
Uso Atual: Centro Cultural

Fui a Petrópolis passar um final de semana com a minha namorada. Foi bem legal, eu nunca tinha ido a Petrópolis. É uma cidade muito bonita, vale a pena conhecê-la.

Eu sabia que em Petrópolis haviam estações ferroviárias desativadas e a minha intenção era conhecer duas: Cascatinha e Nogueira. Contudo soube que Nogueira era muito distante do Centro (Cascatinha também é, mas nem tanto) então, visto que só fomos passar o final de semana, ficou inviável conhecer as duas.

A Estação Cascatinha situa-se no bairro homônimo em Petrópolis. Levamos coisa de 20 minutos de taxi do Centro até lá pelas estreitas ruas da cidade. É um bairro agradável, mas não tão bem cuidado quanto aos bairros turísticos de Petrópolis.

Foto 1: Fachada da Estação Cascatinha
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Cobertura da plataforma
Imagem

Foto 4: Hoje a estação é um centro cultural
Imagem

Foto 5: Pelo outro lado
Imagem

Foto 6: Fundos
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Esse é um totem turístico da Estrada Real. O termo Estrada Real na verdade se refere a qualquer tipo de rota terrestre que envolva a descoberta e escoamento do ouro de Minas Gerais. O Instituto Estrada Real [1], entidade sem fins lucrativos criada pela FIEMIG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), promove a valorização histórica destas rotas por meio de itinerários turísticos em diversas cidades, mas especialmente em Minas Gerais
Imagem

Foto 11: Placa no totem
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15: Provavelmente por aqui passavam os trilhos. Não sei dizer se ainda existem por baixo do asfalto
Imagem

Foto 16: Plataforma
Imagem

Mais fotos registradas no dia 21 de outubro de 2012.

Foto 17: A estação
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26: No interior da estação funciona um centro cultural que revive a história de Cascatinha
Imagem

Foto 27: Maquete da estação e arredores na época da ferrovia
Imagem

Foto 28:
Imagem

Foto 29:
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31: Centro cultural no interior da estação
Imagem

Foto 32:
Imagem

Foto 33: Em Cascatinha funcionou sua famosa fábrica de tecidos, a Cia. Petropolitana de Tecidos. É possivel entender sua posição em relação a ferrovia conforme mostra a maquete na foto 27, e o ramal ferroviário que esta possuia.
Imagem

Foto 34: Cia. Petropolitana de Tecidos, vendida ainda na época da ferrovia, atualmente diversas empresas atuam em seus terrenos e galpões.
Imagem

Foto 35:
Imagem

Foto 36:
Imagem

Foto 37: Acesso a fábrica, antigo ramal ferroviário da fábrica
Imagem

Foto 38: Desvio da ferrovia e início do ramal
Imagem

Foto 39:
Imagem

Vinícius e eu seguimos para a estação Nogueira

Créditos

Texto: Renan Souza e Guilherme Pinho
Fotos: 1-16 por Renan Souza, 17-39 por Guilherme Pinho
Colaboração: Marcus Vinicius

Referências Bibliográficas

[1] Instituto Estrada Real <http://www.estradareal.org.br/>, acessado em 06/08/2009.

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”