[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por tche » 21 Mai 2015, 17:03

Dado, acho que você se equivocou, A rua Figueira de Melo começava originalmente na rua Francisco Eugênio, junto ao muro da Leopoldina. É a rua do estádio do São Cristóvão e está coberta pelo viaduto de acesso à linha Vermelha. A rua traçada em azul e que começa na Rua Elpídio Boamorte é rua que dava acesso à estação Alfredo Maia e à CCPL, companhia do leite, e não tinha saída para a Francisco Eugênio e ali não havia passagem de nível. Atualmente a Figueira de Melo começa no entroncamento com a Francisco Eugênio com a Antunes Maciel. Meu pai algumas vezes me levou para ver jogos no estádio de Figueira de Melo nos anos 60, e as casas da Francisco Eugênio junto ao muro da Leopoldina já haviam sido demolidas. Até o início dos anos 60 a Rua Francisco Eugênio se limitava ao que atualmente é a pista fronteira ao batalhão da P.M, pois onde se situa o canal era ocupado por casas e vilas, que iam até junto ao muro da Leopoldina. Na foto de 1960 você pode ver que já havia o canal e a pista junto ao muro, tendo ainda uma espécie de valão entre a pista e o muro. Pode ver também que não havia qualquer acesso da Figueira de Melo além do Muro da Leopoldina. No final da Francisco Eugênio, era forçoso entrar à direita na Rua São Cristóvão, pois em frente não havia saída. Depois da abertura do canal, era possível contornar o canal. O acesso em direção à quinta só foi possível no início dos anos 70 e reabertura da passagem da rua Ceará ocorreu em 2009.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por DadoDJ » 21 Mai 2015, 17:56

Mas eu acho que em mapas antigos (muito antigos) mostrava a Figueira de Melo atravessando todo o pátio ferroviário ...
Na verdade não o atravessando, pois com a quantidade de linhas ali a rua tornou-se impraticável. Digo antes das ferrovias existirem ali ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

juan
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Out 2012, 13:56

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por juan » 09 Jun 2015, 10:50

Eu acho que o Dado tem razão. Este mapa de 1931 do pátio da LR, mostra a rua adjacente à estação Alfredo Maia como Figueira de Mello. Vale lembrar que antes da construção da estação Barão de Mauá, havia uma pequena parada da Leopoldina ao lado da Estação Alfredo Maia, que era chamada de Praia Formosa. Antes de 1926 não existia esse pátio recheado de vias, ramais e oficinas, principalmente à esquerda da rua Figueira de Mello.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

bebe
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jan 2015, 12:53
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por bebe » 11 Jan 2017, 13:28

A alguns dias visitei a Estação Barão de Mauá, juntamente com o amigo Thiago, para constatarmos o que já era fato sabido de todos.
A DESTRUIÇÃO DO MATERIAL RODANTE E DO PRÉDIO.
E, é vedado o registro fotográfico, pois os que poderiam ser penalizados, não querem que saibam como está AQUELA JÓIA que é a Barão e seu patrimônio.
A destruição foi enormemente acelerada durante a liberação do espaço para realização de festas raves.
Não só na gari, mas sim nas plataformas, carros e composições.

Bem...
SEGUEM ALGUMAS FOTOS ATUAIS.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

weiller_ronfini
Usuário ativo
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2015, 21:23
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por weiller_ronfini » 26 Fev 2017, 00:01

Engraçado :gr: . Bem tombado Estadual e eles deixam aí apodrecendo. Eu passo por aí todos os dias e chego a pensar o quanto seria bom se tivesse reativada, com os trens saindo daí para os diversos cantos do país. Nem ao menos pintar a fachada eles pintam. Pelo menos para quem passa ali, poderia chamar a atenção por sua bela estrutura, detalhada, com seus riquíssimos detalhes e bem conservada externamente.
Weiller Braga
Associado Trilhos do Rio

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por DadoDJ » 25 Mar 2017, 11:47

Hoje foram postadas no Telegram umas fotos da região compreendendo a linha da EFCB, Barão de Mauá (que ainda não existia) e Alfredo Maia, em São Cristóvão. Umas construções me chamaram a atenção ... não seria a primitiva Praia Formosa da EF Leopoldina ?
Francisco Bicalho.jpg
Estes prédios estão no mesmo local onde hoje está a estação Barão de Mauá (antiga "nova" Praia Formosa). O que acham ? Se for mesmo, vamos transferir os dados para o tópico correspondente depois ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá

Mensagem por DadoDJ » 09 Set 2017, 10:42

Vídeo feito há alguns meses, no ano de 2017:




Para maiores informações, acessem o link direto no site da AFTR clicando aqui
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”