Estação de Turiassu

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Estação de Turiassu

Mensagem por Victor Pedretti » 04 Set 2013, 11:47

A estação de Turiassu foi inaugurada em 1898. Já foi demolida. "Pelo guia de ruas de 1996, cheguei a rua de acesso à estação de Turiaçu. A rua existe, a estação não. Em toda a antiga Linha Auxiliar existem várias passagens pelo muro da linha e várias casas ao longo da via (tudo invasão). Por essas passagens e com o mapa na mão, vi que a imagem é exatamente o local da estação. A placa da RFFSA pertence a uma oficina de automóveis que está na rua. Acredito que essa oficina não era o acesso a estação. A oficina não tem 'cara' de estação" (Anderson, Nilópolis, RJ, 03/2007).

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... riassu.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por DadoDJ » 04 Set 2013, 14:54

Fantástico, Victor !
A imagem de Turiaçu, nós vimos rapidamente em um vídeo antigo do Hugo Caramuru, onde a estação aperece meio de perfil. Mas esta matéria é incrível, pois mostra a estação de frente (apesar da baixa resolução) e que ela ainda estava de pé em 1990 (data da reportagem).
Show !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Victor Pedretti » 05 Set 2013, 09:00

Vlw DadoDJ. Estou que nem um garimpeiro no acervo do O Globo (rsrs).
Tudo o que eu puder encontrar, que tenha relevância para nós, postarei. Aproveitando enquanto o acervo esta gratuito.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Adenilson » 06 Set 2013, 09:31

Engraçado Victor.
Esse prédio que é mostrado na foto é o original da estação, que aparece na aerofotogrametria de 1928 já postada no fórum.
Em 1928, a disposição do pátio era a seguinte:
2 plataformas nos cantos e a do lado direito (sentido Rocha Miranda) era a que continha esse prédio.
A outra não tinha sequer cobertura.

Há alguns meses, eu apresentei aqui uma foto de Turiaçú, já abandonada, em 1972, mas mostrando uma estação mais moderna com cobertura de concreto e matagal de um dos lados, conforme está nessa foto.
Eu pensei 1000 vezes antes de postar a foto como Turiaçú, mas havia as linhas de transmissão próximas e Magno teria o entorno diferente e não teria sinal da abandono. Se fosse Engenheiro Leal, acho que não daria ainda para ver as linhas de transmissão. Então concluí que era Turiaçú mesmo.
Nessa época a auxiliar já contava com 3 linhas. Imagino que tenha havido alteração no pátio original.

Acredito que houve uma plataforma mais moderna, mas não bateria o martelo. Teremos que investigar.

Esse prédio antigo talvez nem tivesse mais sendo usado, mesmo na época que a estação estava em uso, mas teríamos que tentar descobrir isso. Talvez tivesse sido colocado na reportagem pelo fato da plataforma mais moderna já ter sido demolida, mas fica a dúvida.
Será que vc conseguiria uma foto da estação em período próximo à sua desativação?

Mudando o assunto, o pessoal da CBTU na época estava de sac ##o## gem. 2 Km entre uma estação e outra não justificaria a reconstrução da estação???
A maioria das estações de subúrbio não tem sequer 1 Km entre uma e outra, imagina 2 Km?

Para estações com menor potencial de movimentação, talvez não fosse necessário a abertura da mesma nos fins de semana, mas o trem é um transporte que atua como prestador de serviço. Mesmo com poucos passageiros na estação, a presença dela poderia ser fudamental para esses poucos.

Agora talvez, a estação possa ter mais uma chance com a construção do Parque de Madureira.

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Victor Pedretti » 06 Set 2013, 09:59

Bom Adenilson, todas as informações que estou encontrando no Acervo do O Globo, mostram o mesmo prédio. Ai vão mais algumas reportagens da época.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Victor Pedretti » 06 Set 2013, 10:08

Mais algumas
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Adenilson » 06 Set 2013, 14:50

Victor.
Eu li as matérias adicionais postadas por você e nessa última postagem, o depoimento do morador foi semelhante ao que eu tinha escrito antes, que é a preocupação desenfreada com o lucro apenas.

Em relação à estação, pode estar havendo uma abordagem em Turiaçú, semelhante a de Inhaúma.
Nessa última havia um prédio mais antigo e depois foi construído um mais novo. Esse mais novo foi demolido antes e o antigo ficou lá abandonado em uma praça.

Em Turiaçú pode ter acontecido algo parecido. Para mim, não consigo imaginar que um prédio com plataforma de terra batida possa ter sido uma estação de trens de subúrbio já nos anos 60.
Talvez esse prédio original seja um resquício já abandonado de uma estação mais moderna que tenha sido demolida, ou servido como plataforma auxiliar.

Acho que esse prédio talvez exista hoje, mas muito descaracterizado.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Melekh » 11 Set 2013, 08:32

Pessoal,


Veja esta matéria sobre a Estação Turiaçu e a foto da mesma.

Imagem

Esta publicação é bem antiga.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por DadoDJ » 11 Set 2013, 09:22

Show !
A grafia antiga é muito curiosa ...
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Melekh » 26 Jun 2017, 18:37

A Estação Tury-Assu era a antiga parada Inharajá que teve o seu nome mudado. veja abaixo:


Imagem

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”