Estação de Turiassu

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por DadoDJ » 28 Jun 2017, 10:00

Na imagem mais acima, da matéria de jornal (não a logo acima, que está dando como link quebrado), a construção não seria a casa da pessoa que se suicidou ? A estação antiga de Turiaçu era diferente, se não me engano.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Melekh » 29 Jun 2017, 21:29

Dado, é verdade,

Confundi as coisas, o local é Turiaçu, a casa não.
Mas eu coloquei um questionamento no Chat, sobre esta Parada/estação.

Abraços.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação de Turiassu

Mensagem por Melekh » 02 Jul 2017, 17:08

Companheiros,

O Anderson de Nilópolis, cita no site estações ferroviárias que a Estação Turiaçu, foi inaugurada em 1898, mas isso não é verdadeiro, vamos a sua origem:

Em 1898 a Estrada de Ferro São Francisco Xavier ao Commercio, posterior Estrada de Ferro Melhoramentos no Brazil, passa a atuar com as seguintes estações:

(E) SAPOPEMBA - (P) Honório Gurgel - (P) Inharajá - (P) Coronel Magalhães - (P) Eduardo Araujo - (P) Engenheiro Leal - (P) Conselheiro Thomaz Coelho - Cruzamento -- Estrada de Ferro Rio D’Ouro - (P) Terra Nova - (P) Cintra Vidal - (P) Zieze - Cruzamento -- Estrada de Ferro Rio D’Ouro - (P) Engenheiro Del Castilho - (P) Cesário Machado - (P) Dr. Viera Fazenda - (P) Heredia de Sá - (P) Jockey Club - (P) Silva e Souza - Cruzamento -- Estrada de Ferro do Norte (Leopoldina) - (E) MANGUEIRA



Veja a Tabela de 1898:


Gazeta de Noticias 1 - 11 - 1895 E. F. Melhoramentos no Brazil.JPG



Dentre as paradas e estações, preciso citar aqui as paradas INHARAJÁ e CORONEL MAGALHAES, acompanhe bem a explicação:

Inharajá era uma simples parada e assim como as outras, consistia apenas em um alpendre ou coberta de zinco, sustentada por três colunas de ferro e uma plataforma de 22 m X 4m.

Próximo a Parada Inharajá, havia à Parada Coronel Magalhães, mas em 1898, à Parada Coronel Magalhães tem seu nome mudado para Parada Madureira, provavelmente por estar perto ou no bairro de Madureira; só que nesta mesma data Inharajá parece ter sido Desativada, assim como outras paradas, vide a Tabela de 1898.


e f melhoramentos 1898.jpg
Madureira ex Cel Magalhaes.JPG




No relatório do INDUSTRIAS, VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1899, p. 424, confirma que à Parada Coronel Magalhães virou Parada Madureira.

madureira - coronel magalhaes.JPG



No entanto a mesma Parada Madureira em 1903 é renomeada Parada Inharajá por haver outra de igual nome na Linha do Centro, isso está comprovado no Diário Oficial de 1903 e 1904.

Madureira para Inharajá 1903-1904.JPG



Apesar de estar em local diferente, a Inharajá substituta de Madureira, está em local diferente da Parada Inharajá, já que a nova bate próximo a kilometragem da Estação Magno e isso pode ser visto nas tabelas quando os trens já partiam da Estação Ilha das Moças e posteriormente de Alfredo Maia,.

Quando os trens partiam de Ilha das Moças, INHARAJÁ estava no Km 17.468;
Quando os trens partiam de Alfredo Maia, INHARAJÁ estava no Km 17.520;

A diferença entre as duas Inharajá é de 0,52 metros; no entanto a distancia entre Ilha das Moças e Alfredo Maia é de 1.408 km, logo essa Parada Madureira que mudou para Inharajá estaria bem próxima da atual Estação Magno, mas não no local exato desta.

Não podemos esquecer que esta nova localização era da primitiva Parada Coronel Magalhães.

Confira as distancias nas tabelas abaixo quando os trens partiam de local diferente.




Partindo de Ilha das Moças - 1902

Diário Oficial (19-07-1904) - Mudança de horários na Linha Auxiliar da EFCB.gif.jpg


Partindo de Alfredo Maia - 1908

1908.JPG



Futuramente esta Parada Inharajá (ex-Coronel Magalhães - ex-Madureira) também é extinta e em 1905 surge próximo ao local desta (segunda Inharajá) a Estação Magno de Carvalho.


Veja a Tabela com a nova estação (Magno), mas sem Inharajá.


magno 1905 (1).JPG


Mas na Tabela de 1908, a Parada Inharajá é reaberta no seu local original.

magno 1908.JPG


Em 1920, Inharajá já era uma Estação e tem seu nome mudado para Tury-Assu.

Inharajá para Turiaçu.JPG



É o que tenho a acrescentar.

O que diz os Companheiros?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”