E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 13 Dez 2012, 16:13

CARACAS! que detalhe! Eu olhei a foto por uns tempos só depois percebi os trilhos... vou ver o que tenho da inauguração ou de referencia a esse ramal, Arará...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 08 Fev 2013, 22:50

Pessoal, aproveitando um vídeo que o membro Hugo Caramuru me cedeu para edição e postagem mostrando uma viagem entre Paraíba do Sul e o Rio de Janeiro, capturei alguns fotogramas deste vídeo e estarei postando algumas coisas interessantes.
Abaixo, uma imagem raríssima ! O que pode ter sido a estação de Turiassu (ou Turiaçu) ! Só não sei qual das duas construções teria sido a estação: se a construção quadrada, que lembra a estação Areal (Coelho Neto) da EF Rio d'Ouro, ou se a construção com telhado em duas folhas, semelhante ao prédio que teria sido a estação de Costa Barros, recentemente demolido. Vejam e tirem suas conclusões:
Image1.jpg
Image3.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 14 Fev 2013, 22:54

Dado e demais foristas.

A casa me parece a estação original mostrada na aerofotografia de 1928, mais pela posição.
A construção de alvenaria que parece um caixotinho; mais a frente no sentido Magno; poderia ser um local para o responsável pela operação de desvios ficar ou similar, pois ali era um extenso pátio, além de ser um pouco depois do ramal da pedreira.
Toda a área onde aparecem toras de madeiras, possivelmente dormentes, ou matéria prima para os mesmos, era a plataforma original.
Do outro lado, onde é a região mais favelizada, havia uma segunda plataforma descoberta. A primeira era descoberta também em 1928, com exceção de onde ficava o prédio.

Vejam na aerofotogrametria de 1928, que o prédio não fica centralizado na extensão da plataforma.

Como uma imagem vale mais que 1000 palavras, marquei com um círculo azul escuro, o que penso ser o prédio original e ainda existente em 1982 na grande aventura do Hugo, mas com a plataforma já demolida, e com círculo mais claro, o que acho ser o prédio tipo caixotinho.
Turiaçú - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 15 Fev 2013, 08:49

Legal esta aérea; eu saltava de trem em Turiaçu com meu pai, eu ainda de 12 anos, pois meu pai tinha um amigo morador ali, perpendicular à estação. O prédio da estação era o circulo azul e , identico ao de Costa Barros, ficava fora das linhas, afastado, com um vão central onde havia a bilheteria, as saídas em torniquete. A diferença entre ela e Costa Barros é que em Turiaçu havia uma terceira linha onde ficava os vagões da pedreira parados e em Costa Barros era um vão em que se dizia que teria tido linha também, "há muito tempo". Dá pra ver nesta aerofoto o desvio da pedreira. Aproveito para anexae noticias de um acidente aí.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 18 Fev 2013, 16:37

Hugo, tudo bem?

Me diga uma coisa. Você citou a estação de Turiaçú conforme aproximadamente está na aerofotografia de 1928.
Na época que vc esteve por lá, havia uma segunda plataforma e era coberta?
Pergunto isso, pois pesquisei uma foto apontada como Turiaçú no Arquivo Nacional, foto esta que o Dado comentou.
Eu postei essa foto aqui nesse tópico e tive a liberdade de inverte-la, pois a mesma parecia estar espelhada.
Na foto vi uma plataforma vista dos fundos mais moderna com uma cobertura de concreto ao fundo (na frente da estação) e o restante da plataforma toda nua.
Parecia vazia e já abandonada.

Cheguei a pensar que fosse a estação de Engenho da Rainha, da Rio D'ouro, visto de um outro ângulo, mas havia rede aérea e concluí que não poderia ser da Rio D'ouro.
Havia lixo na lateral da estação como se aquele lado não fosse usado ou não tivesse linha.

Passei então a contar com a possibilidade de ser Engenheiro Leal ou ainda Terra Nova em uma versão mais moderna, mas verifiquei a existência da linha de transmissão que existe apenas no trecho após Magno e não encontrei outra possibilidade além de ser mesmo Turiaçú, conforme estava escrito no verso da foto.

Por isso pergunto: Houve uma plataforma mais moderna em Turiaçú?
Como era o seu pátio?
Se você não achar a foto, eu posto aqui de novo. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 18 Fev 2013, 16:51

A propósito.
Consegui achar a foto, mas a original veio espelhada para mim e eu mesmo mudei baseado nas posições das linhas de transmissão ao fundo.

Vejam a estação.
Turiacu.1972.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 20 Fev 2013, 09:57

Conforme eu havia falado, existe uma grande obra em andamento junto a extinta estação de Turiaçú.
Estão removendo a favela próxima a linha e acho que vão abrir uma avenida, não sei se para BRT, do lado oposto ao da Rua Conselheiro Galvão.

Em função da retirada da favela, onde algumas casas estavam construídas em cima da 2ª plataforma da estação, infelizmente parte da mesma ou até ela inteira pode ter sido definitivamente demolida.

Segue abaixo uma vista geral do local e a seta onde penso ser restos da plataforma.
Turiaçú2.jpg
Na foto abaixo, vejam pelo Street View que antes da remoção da favela, a plataforma existia ainda. Desse ângulo dá para ver a cabeceira da plataforma em forma de rampa. Muito provavelmente pela baixa altura, esse plataforma já não era utilizada há muito tempo.
Essa que aparece na foto abaixo é a segunda plataforma (oposta a do prédio).
Turiaçú3.jpg
Em relação a foto acima e analisando o site estações ferroviárias, o Anderson relatou que a estação poderia ser a oficina (ver segundo prédio) depois do prédio verde e branco em primeiro plano, mas analisando a aerofotogrametria de 1928, me parece que o prédio abaixo estaria é que estaria no local da estação original ou é a própria totalmente descaracterizada.
Turiaçú.jpg
Quem quiser dar uma olhada no street view, a Rua Bernardino Andrade; mais próxima a estação; ainda não teve imagem atualizada; entratanto a Rua Pereira Leitão já está com o Street View atualizado, sendo assim fica a pergunta:
Alguma chance da mesma ser reconstruída?[/quote]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Fev 2013, 10:23

Adenílson bom dia , a obra que está sendo realizada no lado oposto ao da rua Conselheiro Galvão beirando a linha férrea , é a ampliação do Parque de Madureira que será estendido até a Estação de Honório Gurgel .

Um forte abraço !!!

AVVP
Usuário ativo
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Mar 2012, 21:49

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por AVVP » 20 Fev 2013, 22:00

Bom, ainda bem que a plataforma da estação não foi demolida mesmo com a construção do Parque, somente as casas foram demolidas Sempre passei de trem ali "rezando" para que ela não fosse destruida, mas a passagem de nivel / acesso a estação que mostra no Street View essa foi fechada com muro. Quanto ao predio original da Turiaçu eu tenho duvida realmente, se é a oficina de carros ou a construção branca de 3 pavimentos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 21 Fev 2013, 09:24

Bom dia Rodrigo.
Muito obrigado pela resposta. okk
Sendo um parque e havendo (ainda não sei) alguma avenida que beire a linha naquele ponto, fica a esperança que a estação possa ser reativada em função da facilidade de acesso e desfavelização da área e além disso, a disatância entre Mercadão e Rocha Miranda é muito grande.

RODRIGO MONSORES escreveu:Adenílson bom dia , a obra que está sendo realizada no lado oposto ao da rua Conselheiro Galvão beirando a linha férrea , é a ampliação do Parque de Madureira que será estendido até a Estação de Honório Gurgel .

Um forte abraço !!!

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”