E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 19 Out 2012, 15:03

Dado e demais foristas.
Com essa aerofotografia de 1975, fica mais fácil de explicar a minha opinião.
Como já cheguei a comentar algumas vezes, para mim houve 3 estações Maria da Graça.

1) Aquele prediozinho antigo, o original, que o Melekh publicou várias vezes em fotos de 1929 e eu de 1934. Esse prédio ficava entre as 2 linhas métricas da época e a Rua Domingos de Magalhães, sendo que
uma das linhas não "atendia" a plataforma.
2) O prédio mais voltado para a Antônio de Freitas, cuja ruína, eu publiquei também nesse tópico. Esse prédio seria para atender os trens da Rio D'ouro. Essa estação teria funcionado junto com a estação 1 e nessa época,
Maria da Graça tinha 2 plataformas.
3) Uma estação mais moderna, conforme foto do Ermakoff. Esse prédio seria mais para o meio das linhas, de acordo também mostra a aerofotogrametria de 1975.
Para mim, depois que o prédio 2 foi demolido, essa estação 3 passaria a atender simultaneamente os trens da Rio D'ouro e Auxiliar.

Não acredito que os prédios 1 e 3 sejam os mesmos, até porquê eles estão em posições diferentes em relação ao leito, mas aqui vai o X da questão do que conversei contigo.
A única chance de ser o mesmo prédio seria um deslocamento dos trilhos. Para isso ser dirimido de uma vez, seria importante a superposição das erofotografias de 1928 e 1975, mas apenas se você perceber
que vale a pena.

Em relação ao acesso na plataforma, já no meio, conforme foto do Ermakoff, será que nos anos 60 esse acesso foi modernizado para uma passagem subterrânea ao passarela ou
as pessoas teriam que continuar a passar por cima de um trilho?
Imagine que morava do outro lado, tendo que passar por mais trilhos? :ttn:

DadoDJ escreveu:Curioso ... parece que o prédio que atualmente especulamos ser a antiga estação já existia do mesmo jeito que hoje, sem modificações.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 19 Out 2012, 15:17

Estação de Del Castilho.

Acho que dessa, o Tchê vai gostar.
Segue a estação de Del Castilho da auxiliar com sua grande plataforma, mas com acesso à mesma diferente de hoje.
Ao lado em um ângulo bem obliqüo, segue a plataforma de Del Castilho ainda de pé e outrora pertencente a Rio D'ouro e destaca por mim em um círculo vermelho.

É claro que essa foto também poderia ter sido publicada no tópico da Rio D'ouro.

Depois vou comentar uma foto publicada pelo Hugo da estação Liberdade e pela posição da linha antiga, seria impossível essa estação ter a mesma posição
da estação de Del Castilho da Rio D'ouro.
Liberdade (nome antigo da estação da Rio D'ouro) e Del Castilho (Rio D'ouro já na época de F.Sá) foram prédios diferentes e em locais diferentes.

De qualquer forma, seguem abaixo os prédios de Del Castilho.
Del Castilho.1975.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 22 Out 2012, 16:31

Sobre Herédia de Sá, abaixo posto um mapa de 1937, e o destaque mostra que já neste ano, a estação Herédia de Sá não figurava na documentação, apenas Vieira Fazenda.
Outros detalhes: o pequeno ramal militar que até alguns anos atrás ainda tinha os trilhos cruzando a Av.Suburbana, só desaparecendo com as obras do PAC na região; a estação Maria da Graça que também não aparece (nem da LA nem da EFRO); a estação Del Castilho (parece que apenas da LA); e a linha
de bonde, vindo pela Av.Suburbana e entrando na Av.dos Democráticos. Essa linha de bonde provavelmente ocupou o leito da EFRO no trecho e ainda o ramal da Penha, segundo informações que recebi.
Segue o mapa em destaque abaixo:
Mapa1937.PNG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Out 2012, 18:07

Pelos dados que já foram colocados aqui, me parece que a estação de Liberdade, original da Rio Douro estaria mais à direita da posterior estação de DelCastilho da Rio Douro (do lado da da Linha Auxiliar)... acho que até ficaria bem na frente ou dentro da fabrica Nova America...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 22 Out 2012, 20:18

Sim, Hugo.
Me expressei mal, quis dizer que está assinalada no mapa apenas a estação Del Castilho da Linha Auxiliar, quando acabei dando a entender que a estação da EFRO (Liberdade, no caso) não existia.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Out 2012, 10:34

Ah, sim... Vou pôr aqui uma foto de Alfredo Maia, se achar conveniente, favor de reconduzi-la ao tópico certo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 23 Out 2012, 11:10

o0
O comentário sob a imagem é impagável ...
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 29 Out 2012, 16:43

Depois de um tempo ausente devido a viagem, estou de volta. :lol:
Essa estação é um mistério mesmo.
Alguns guias rex mostram a estação quase na esquina com a Rua Viúva Cláudio, mesmo depois de retilinizado o trecho com a inserção da linha de Arará.
Continuo achando que a estação teve o local alterado devido a essa retilinização, mas a mesma parece extinta há muito tempo.
Provavelmente essa extinção de deu nos anos 40 ou 50 devido a favelização e falta de acesso adequado à estação, que ficou isolada.

Quando o governador Carlos Lacerda construiu o prolongamento da Viúva Cláudio sob a linha acabando com o cruzamento pela via nos anos 60, a estação já não deveria existir, apesar de guias rex "insistirem" em menciona-la.

Na foto postada pelo Hugo, havia muita gente caminhando na linha. Será que o trem parava por ali, já sem uma plataforma? Não acredito.

De qualquer forma, na minha opinião, o mapa que não cita Herédia de Sá deve estar errado, pois não cita Maria da Graça e outras estações.


DadoDJ escreveu:Sobre Herédia de Sá, abaixo posto um mapa de 1937, e o destaque mostra que já neste ano, a estação Herédia de Sá não figurava na documentação, apenas Vieira Fazenda.
Outros detalhes: o pequeno ramal militar que até alguns anos atrás ainda tinha os trilhos cruzando a Av.Suburbana, só desaparecendo com as obras do PAC na região; a estação Maria da Graça que também não aparece (nem da LA nem da EFRO); a estação Del Castilho (parece que apenas da LA); e a linha
de bonde, vindo pela Av.Suburbana e entrando na Av.dos Democráticos. Essa linha de bonde provavelmente ocupou o leito da EFRO no trecho e ainda o ramal da Penha, segundo informações que recebi.
Segue o mapa em destaque abaixo:
Mapa1937.PNG

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 29 Out 2012, 16:48

Hugo e demais foristas.
A posição da estação de Del Castilho da Rio D'ouro que apontei na aerofotografia de 1975 está correto, pois as linhas Auxiliar e rio D'ouro formavam um ângulo obliquo como um relógio marcando 1 hora.
Em relação a estação Liberdade, da época que o ramal ainda vinha pela Suburbana, imagino que as plataformas fossem paralelas com a estação Liberdade discretamente mais acima (sentido Inhaúma), tornando próxima da opinião do Hugo.
HUGO CARAMURU escreveu:Pelos dados que já foram colocados aqui, me parece que a estação de Liberdade, original da Rio Douro estaria mais à direita da posterior estação de DelCastilho da Rio Douro (do lado da da Linha Auxiliar)... acho que até ficaria bem na frente ou dentro da fabrica Nova America...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 13 Dez 2012, 15:14

Considerações sobre a estação Herédia de Sá.

Pessoal.
Algumas pessoas devem se lembrar que eu, ao abordar assuntos sobre a Rio D'ouro, sempre fazia menção a um guia rex de 1969 que a minha tia possuia.
Pois bem, há alguns dias vi um guia rex trazido pelo meu chefe para o trabalho e por coincidência era o de 1969.

Em relação a Vieira Fazenda, eu me lembrava que a estação estava citada lá, assim como todas da Rio D'ouro, na época existentes, mas já desativadas.
Estações como Terra Nova,Engenheiro Leal, Turiaçú, Rocha, Todos os Santos, Encantado e Maria da Graça também estavam citadas apesar de ter quase certeza que a maioria ainda existia em 1969.
Pois bem, eu tinha postado aqui algumas vezes que me lembrava que Herédia de Sá estava representada, mas esse guia da minha tia foi visto na minha infância.

Ao rever o guia há semanas atrás, verifiquei que houve superposição do traçado antigo da ferrovia (mais sinuoso) e o mais retilíneo (atual) e Herédia de Sá estava
no traçado antigo.
O Melekh já tinha postado um guia da década de 50 com essa situação.

Baseado nos fatos, estou agora inclinado a pensar que a estação realmente foi desativada na construção da linha de Arará ou pouco depois.
Acho que o traçado "novo" e o antigo devem ter coexistido mesmo até a linha retilinizada ficar totalmente pronta.

Então aquele espaço que a princípio parece ter sido de uma plataforma, o qual podemos ver até hoje pode ser uma impressão apenas.
Por quê não houve uma mudança no guia de 1969 na posição da estação na linha mais retilinizada se 30 anos já tinham sido decorridos da inauguração da linha de Arará?

O mapa de 1917 da Rio D'ouro que resgatei no AN mostra um pequeno trecho da linha auxiliar e uma plataforma do lado esquerdo da linha, até então métrica e singela, (sentido V.Fazenda) e junto a Rua Viúva Cláudio, estando antes dessa no sentido V.Fazenda (a parada orimitiva era depois).

Estudando onde a ferrovia passava segue abaixo exatamente onde era a estação Herédia de Sá.
Será que um desses barracos a englobou?
Será que existe restos de uma plataforma lá?

Se não houve transferência da estação para a linha retilinizada, por quê haviam tantas pessoas andando sobre a linha em uma foto postada pelo Hugo?
Peço ao Hugo que tente achar reportagens sobre a inauguração da linha de Arará, pois poderá estar vinculada diretamente a Herédia de Sá.

Segue abaixo o local exato da estação no traçado original da ferrovia.
H.Sá.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”