E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 05 Out 2012, 16:53

Sobre o post anterior do Hélio, ele acha que em 1956 a estação (parada) já estava desativada no ato da depredação.
O jornal não cita a parada como desativada, e isso complicou os futuros pesquisadores ferroviários. :lol:
O fato é que sequer solicitei a cópia do mapa restituído do pátio de Herédia de Sá devido a resolução, mas em 1951 ou 1952 (esses mapas vão até 56) não havia mais a referência da estação,
desenho de plataforma ou qualquer outra coisa que apontasse sua existência.

A aerofotografia abaixo mostra que em 1975 (vide centro da foto) a estação já havia sido demolida, pois nada aparece por lá.

A passagem subterrânea da Rua Viúva Cláudio foi construída nos anos 60 no governo Carlos Lacerda.
Antes disso, a passagem era em nível com a linha auxiliar, mas acho que não foi isso que "condenou" a estação e sim o fato da mesma ter ficado ilhada
entre a favela.

Hugo, vc lembra dessa estação? Vale salientar que a mesma teve o local modificado segundo mapas, sendo há muito tempo depois da Viúva Cláudio (sentido V.Fazenda). Depois passou a ser logo antes.
Herédia de Sá1975.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 08 Out 2012, 09:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Luiz Eduardo » 05 Out 2012, 19:43

^^ Muito bacana Adenílson. Como o Hugo citou acima "Gente, a gente vê umas coisas, não percebe, depois vem alguma coisa e recorda que viu ... e acha de novo." A mais pura verdade.

Um tempo atrás eu lendo no Estações Ferroviárias me deparei com isso:

A ESTAÇÃO: A estação de Heredia de Sá foi inaugurada em 1908. Como estava na linha original, que foi desativada há anos por causa da construção do trecho final da linha cargueira Japeri-Arará, a estação não existe mais. Esse trecho de linha, que corre em grande parte do trecho paralelo à linha cargueira, está hoje debaixo de terra em diversos pontos, passando dentro de uma imensa favela.

Houve uma grande retificação nesse trecho a ponto de deixar diversos pontos "embaixo da terra"? Até onde sei só mesmo o que o Adenílson postou mais acima. A variante Japerí x Arará é dos anos 70. Ela foi desativada antes da construção da variante, e não pela construção da variante, procede?
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 06 Out 2012, 10:08

Pois é, Luiz.
Quando comecei a ler o seu post, identifiquei imediatamente o texto com o "estações ferroviárias", talvez pelo fato de já ter lido e pesquisado tanto sobre essa misteriosa estação.
Alguns depoimentos que tem lá tem que ser corrigidos ou até atualizados.
Até pouquíssimo tempo, eu acreditava em 50% que a parada Herédia de Sá pudesse ter sido desativada com o advento do ramal de Arará, mas me lembro bem de alguns guia rexs antigos mostrando a estação logo na passagem da Rua Braúlio Cordeiro sob linha auxiliar, porém ficando antes dessa no sentido Vieira Fazenda.
Alguns mapas muito antigos mostram que a parada era depois em alguns metros, como o mapa de 1910.
Porém já vi mapas antigos, tais como 1928, que mostram a estação no local definitivo, mas em curva, devido ao traçado ainda não retilinizado para o entroncamento com a linha de Arará, inaugurado em 1939, fazendo crer que no histórico pudesse ter havido até 3 estações diferentes..
Isso chegou a me fazer acreditar que tivesse havido 2 locais para a estação, mas que realmente a mesma tinha sido demolida para a inserção da linha de Arará.
O fato é que vemos nitidamente o afastamento dos trilhos ali levando a crer que existia uma plataforma, quem sabe até duas, como Vieira Fazenda.
Vendo a reportagem postada pelo Hugo, podemos quase afirmar que a estação sobreviveu a linha de Arará, mas tendo existência efêmera depois disso. 20 anos ou menos.
Vi o mapa restituído de 1952 ou 1956 e não havia referência sobre a estação e o Hugo mostra uma reportagem de 1958 com a estação sendo citada, mas sem conclusões quanto ao seu uso.
Talvez estejamos vendo a época que a estação deixou de existir, provavelmente devido à favelização.


Luiz Eduardo escreveu:^^ Muito bacana Adenílson. Como o Hugo citou acima "Gente, a gente vê umas coisas, não percebe, depois vem alguma coisa e recorda que viu ... e acha de novo." A mais pura verdade.

Um tempo atrás eu lendo no Estações Ferroviárias me deparei com isso:

A ESTAÇÃO: A estação de Heredia de Sá foi inaugurada em 1908. Como estava na linha original, que foi desativada há anos por causa da construção do trecho final da linha cargueira Japeri-Arará, a estação não existe mais. Esse trecho de linha, que corre em grande parte do trecho paralelo à linha cargueira, está hoje debaixo de terra em diversos pontos, passando dentro de uma imensa favela.

Houve uma grande retificação nesse trecho a ponto de deixar diversos pontos "embaixo da terra"? Até onde sei só mesmo o que o Adenílson postou mais acima. A variante Japerí x Arará é dos anos 70. Ela foi desativada antes da construção da variante, e não pela construção da variante, procede?

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 07 Out 2012, 15:24

Essas são de Heredia de Sá, do jornal Ultima Hora, 29 junho 1956.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 07 Out 2012, 15:26

e outro angulo, Heredia de Sá, jornal Ultima Hora, 29 junho 1956
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 08 Out 2012, 09:55

Muito interessante Hugo.

O que parece é que essa cabine parece ser alguma coisa ligada a sinalização e não propriamente dita a estação.
A mesma me parece extinta. Vejo uma "mancha' escura próxima a essa cabine. Teria sido ali a plataforma?
Mais atrás ao fundo, vejo um desvio. Talvez o mesmo que exista hoje. A plataforma pode ter sido ali.
Acho que podemos atestar que em 1956 a estação não existia mais pelas fotos apresentadas, mas tal cabine parecia estar muito próxima ou ao lado da passagem com a Rua Viúva Cláudio..

O Buraco do Lacerda, que passa por baixo da linha foi inaugurado nos anos 60 no governo de Carlos Larceda, claro. Por isso o nome.
Antes disso ainda não sei se depois da retilinização com a inserção do ramal de Arará, havia condições de um veículo cruzar a via por esta ser um pouco mais elevada.
Antes de 1939, a linha passava mais próxima a Dom Helder Câmara e imagino que era possível cruzar a linha férrea.

Vejam abaixo o que tinha comentado no meu post anterior. Em 1910, a parada era depois da Viúva Cláudio.
Imagem

Agora abaixo um guia rex mais moderno mostrando a estação antes (sentido V.Fazenda)
Imagem

Abaixo uma coisa que me intrigou. A linha de Arará foi considerada na foto do guia abaixo, mas a linha auxiliar ainda estava com o traçado antigo, então parecia que esta "cruzava" a auxiliar para "entrar" do lado oposto. Acho que esse fato mostra a falta de atualização dos guia rexs.
Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 08 Out 2012, 10:12

Ainda sobre Herédia de Sá.
Segue abaixo a foto do Google com o local onde há a cicatriz onde passava a Melhoramentos antes da retilinização da linha com a inauguração do ramal de Arará.
A parada primitiva (vide mapa acima de 1910) ficava metros a frente onde estão esses barracos.
Estaria a parada primitiva (não é a foto mostrada pelo Hugo) ainda de pé e/ou descaracterizada?
H.Sá.linha antiga.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 17 Out 2012, 16:17

A pedido do Tchê, vamos dando prosseguimento às aerofotografias em 1975 da linha auxiliar.

A estação é Vieira Fazenda, atual Jacarezinho :gr: , com 2 plataformas (do mesmo jeito que é hoje) e pequenas coberturas em cada uma delas.
Vejam a indicação com a seta amarela.
Vieira Fazenda.1975.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 17 Out 2012, 16:41

Pessoal,

Segue abaixo a foto de Maria da Graça em 1975.
Surpreendentemente, a estação não existia mais.
Parece que a plataforma tinha sido demolida pouco tempo antes dessa foto.
Dá para ver tufos de grama onde era a plataforma e o afastamento dos trilhos.
Nessa época a plataforma era única, sendo assim desde os anos 50, onde a plataforma individual que servia a Rio D'ouro foi demolida.

Em plantas até os anos 40, dá para ver 2 plataformas.
Nos mapas dos anos 50 disponíveis na prefeitura, dos quais não "peguei" o pátio de Maria da Graça, pude ver apenas 1 plataforma.

Nas páginas iniciais desse tópico, ha muita informação sobre essa estação.

Fiquei intrigado com o seguinte: Será que os passageiros tinham que passar por cima dos trilhos para acesso à plataforma ou havia uma passarela e/ou passagem subterrênea.
Na seta amarela, segue algo que parecia pertencer ao pátio.

Do lado oposto à seta, vemos o espaço do que restou da plataforma da Rio D'ouro, demolida muito tempo antes.
Maria da Graça1975.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 17 Out 2012, 17:29

Curioso ... parece que o prédio que atualmente especulamos ser a antiga estação já existia do mesmo jeito que hoje, sem modificações.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”