E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

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HUGO CARAMURU
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 01 Ago 2012, 12:47

do jornal "A NOITE".
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 01 Ago 2012, 18:39

saiu em "A NOITE". Dos tempos em que em Del Castilho ainda não havia o viaduto.
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HUGO CARAMURU
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 01 Ago 2012, 18:40

Em del castilho
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RODRIGO MONSORES
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Ago 2012, 10:04

Galera , bom dia ... veja essa foto aérea da fábrica da GE no Jacaré em 1919 .
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Editado pela última vez por RODRIGO MONSORES em 20 Ago 2012, 13:10, em um total de 1 vez.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2012, 10:08

Rodrigo, essa foto já foi postada aqui no fórum, em tamanho bem maior inclusive.
Acho que no debate sobre Cesário Machado ou Maria da Graça, se eu não me engano ...
okk
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RODRIGO MONSORES
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 20 Ago 2012, 10:17

Me perdoa Dado , é pq tem algumas fotos que meu PC não abre ... pode ser uma dessas , vou fazer o seguinte , vou excluir , ok ???

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2012, 12:13

Não ! ! !
Quer dizer, não precisa se desculpar (não tem como alguém conhecer o fórum inteiro e o material postado !) e não precisa apagar a foto ...
Tá tranqüilo ...
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Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 15 Set 2012, 16:06

Pessoal,
Aproveitando o momento que guardo na memória de consulta a mapas antigos e a aerofotografia de 1975, seguem algumas considerações sobre estações da linha auxiliar.

Herédia de Sá-> Me surpreendeu demais, pois nem todas as estações tinham os limites das plataformas mostradas como em Vieira Fazenda, mas o nome da estação estava lá no lugar correto.
No caso de Herédia de Sá, acreditem, não havia a menção do nome e nem da plataforma. Será que a estação não existia mais em 1953? É claro que a aerofotografia de 1975 não mostrou nada também.
Temos que tentar conseguir grades de horários da linha auxiliar dessa época para dirimir isso.

Vieira Fazenda-> Como eu disse acima, a estação não estava com os limites da plataforma aparecendo, mas o nome estava lá no local certo.

Maria da Graça-> Devido a grande altitude, não consegui perceber se a estação ainda existia e/ou estava em funcionamento em 1975, mas o mapa de 1953 mostra apenas uma plataforma com trilhos em ambos os lados da mesma, dando a entender que
a partir dos anos 50, essa estação tinha provavelmente a mesma plataforma atendendo trens da auxiliar e Rio D'ouro. As duas plataformas independentes de Maria da Graça devem ter sobrevivido até o final dos anos 40. Já mostrei uma foto aqui do final dos anos 50 com a plataforma da Rio D'ouro em ruínas.
Essa plataforma única era a mesma que aparecia no site do Ermakoff e também não era mais a original.

Del Castilho-> Esqueci de mencionar que a estação da Rio D'ouro ainda parecia estar no lugar e a da auxiliar está quase igual a hoje, talvez com esceção de alguma melhoria e/ou acesso à estação.

Chave Zieze-> Não havia qualquer citação dessa estação nos mapas de 1953, mas o desvio vindo de José dos Reis estava lá, ainda nessa época. Imagino que a estação não deveria existir mais nessa época.

Cintra Vidal-> Sem muitas novidades.

Terra Nova-> Já comprovamos que esssa estação teve o local modificado. A aerofotografia de 1928 mostrou que a estação era uns 300 metros mais próxima de Cintra Vidal que a última versão da mesma.
Em 1953, o local jpa era o definitivo e onde há uma foto de uma procissão.
O que mais me decapcionou foi constatar que em 1975, a estação já parecia demolida ou na pior das hipóteses em ruínas irreconhecíveis.
O desvio para o pátio foi facilmente identificado.

Tomás Coelho-> Sem muitas novidades a acrescentar.

Engenheiro Leal-> Está comprovado. Assim como Terra Nova, essa estação teve o local alterado em relação a 1928. Eu cheguei a duvidar disso, pois tinha um guia rex de 1985 mostrando a estação no mesmo local de 1928 dando a entender que entre esses períodos,
o local foi único, mas o mapa de 1953 mostra a estação com uma plataforma que parecia ser mais comprida e mais próxima a Cavalcanti.
Não consegui identificar a estação na aerofotografia de 1975. Já deveria estar demolida ou em ruínas. Vamos aguardar a ampliação.

Eduardo Araújo-> Sem citações em 1953. Já deveria estar extinta.

Magno-> Sem maiores detalhes a acrescentar.

Turiaçú-> O mapa de 1953 mostra duas plataformas separadas por 2 linhas que passavam no meio. Não havia a citação da estação, mas as plataformas estavam desenhadas.
Em 1975 não parecia haver mais nada lá. Vamos aguardar a ampliação das fotos.
De qualquer forma, nesse tópico, publiquei uma inédita foto de Turiaçú que foi até pouco comentada, datada de 1972 mostrando sinais de abandono.
O período entre esses 2 anos deve ter sido o da demolição da mesma, mas aguardem as fotos. okk

A partir daí não procurei ver os mapas.

No devido tópico falarei sobre algumas estações da linha do centro, sobretudo, Rocha, Todos os Santos e Encantado.

HUGO CARAMURU
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por HUGO CARAMURU » 25 Set 2012, 16:05

Gente, a gente vê umas coisas, não percebe, depois vem alguma coisa e recorda que viu ... e acha de novo! Complicado? Pois é... Um dia desses vi um comentário falando de como pod eter sumido Heredia de Sá... lembrava de ter visto algo sobre incendio... e aachei essa reportagem.. Acho que ela, já desativada, foi destruida por depredação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 25 Set 2012, 17:36

Grande Hugo,

Herédia de Sá. :(
Essa estação/parada é um mistério. Houve um vasto momento de debates aqui nesse tópico envolvendo essa parada, onde mediante o confronto de alguns mapas antigos e outros mais ainda, a parada teria sofrido uma
discreta modificação de lugar em função da retilinização da linha depois da inserção do ramal de Arará.
Alguns mapas antigos mostram a parada depois da Viúva Cláudio (sentido V.Fazenda) os mapas não tão antigos mostram a mesma quase na esquina da Viúva Cláudio, mas antes dessa no sentido V.Fazenda.

Ainda vou fazer a mesma coisa aqui no tópico da Melhoramentos e linha do centro sobre algumas estações, que fiz na Rio D'ouro.
Em 1953 não vi referência sobre essa parada nos mapas e muito menos na aerofotogrametria de 1975.

Parece que a favelização na região condenou a estação. A mesma ficou "ilhada" e sem acesso.
Houve uma época (até os anos 50) com muitas indústrias ali na Suburbana onde hoje é a linha aérea do metrô e a estação deveria ser mais útil.

Se tiver mais fotos sobre essa estação, favor divulgue. Ela é mais rara que foto do "Abominável homem das neves" :lol:

De qualquer forma, pela janela da destruída guarita, parece que dá para ver uma estrutura também danificada de madeira do outro lado, que poderia ser uma sustentação de telhado, mas é só uma impressão. :ttn:

Um abraço e parabéns pelas postagens!


HUGO CARAMURU escreveu:Gente, a gente vê umas coisas, não percebe, depois vem alguma coisa e recorda que viu ... e acha de novo! Complicado? Pois é... Um dia desses vi um comentário falando de como pod eter sumido Heredia de Sá... lembrava de ter visto algo sobre incendio... e aachei essa reportagem.. Acho que ela, já desativada, foi destruida por depredação.

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