E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Melekh
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E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 07:50

E. F. São Francisco Xavier ao Commercio -- E. F. Melhoramentos no Brazil – posterior [Linha Auxiliar - E.F.C.B.]

HISTÓRICO DA LINHA:

No Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1896 diz que a "E.F. São Franciso Xavier ao Commercio" (nome anterior e original da EF Melhoramentos (no) do Brazil) ainda não havia sido sequer inaugurada neste ano de 1896 (iniciou seus trabalhos de forma completa apenas em 1898), mas um trecho da ferrovia teve o tráfego iniciado: entre as estações de Mangueira e Munguengue , proximo a atual Estação Honório Gurgel. Vejam abaixo uma cópia das páginas 427 e 428 deste relatório, descrevendo entre várias informações, a quantidade de estações e paradas, características de construções e imóveis da ferrovia, o cruzamento com a EF Rio d'Ouro, entre outras....

Falando da E. F. Melhoramentos no Brazil, posteriormente chamada de LINHA AUXILIAR, esta começou a ser construída a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada.

Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.

No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina.

A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.


Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Na linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945 – A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil, que requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica.

Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:

Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978" onclick="window.open(this.href);return false; ... cb.html#ri

No livro - A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – de Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas de Bitola Métrica para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Presume-se que até 1924, a Linha Auxiliar era em Bitola métrica e singela (uma única linha)

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.

Em tempo: Alguns trechos da Linha Auxiliar possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso pois trens de cargas, o Japerí tque ambém usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro) entre outros, obrigava que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardassem nesta 4ª linha, no sinal fechado esperando que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar.

Outros trechos Rocha Miranda - Honório Gurgel; Barros Filho - Costa Barros.


O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia.

Ainda no livro do Helio Suevo, fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.
Pesquisando em alguns relatórios ministeriais da época da construção e com a ferrovia já em tráfego, abri este tópico para expor algumas informações curiosas. Vejam a seguir:

Relatório Ministerial das Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1896:

A "EF São Franciso Xavier ao Commercio" (nome anterior e original da EF Melhoramentos (no) do Brazil) ainda não havia sido sequer inaugurada neste ano de 1896 (iniciou seus trabalhos de forma completa apenas em 1898), mas um trecho da ferrovia teve o tráfego iniciado: entre as estações de Mangueira e Munguengue , atual Honório Gurgel. Vejam abaixo uma cópia das páginas 427 e 428 deste relatório, descrevendo entre várias informações, a quantidade de estações e paradas, características de construções e imóveis da ferrovia, o cruzamento com a EF Rio d'Ouro, entre outras ...

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Estações em 1895
Quadro de horários em 1895 - Guia Indispensável Edição 0001 Página 96 (Small).png

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Estações em 1898


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Estações em 1902

As Estações assinaladas abaixo da E. F. Melhoramentos no Brazil, eram utilizadas pala Estrada de Ferro Rio Douro

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Estações em 1904

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Estações em 1908


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Estações em 1915


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Estações em 1916


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Segue abaixo algumas páginas do livro "Vias Brasileiras de Comunicação", de Max Vasconcellos, gentilmente cedidas pelo pesquisador Hugo Caramuru. Esta edição fala especificamente e detalhadamente sobre a Linha Auxiliar


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ÍNDICE DAS ESTAÇÕES


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Estação Ilha das Moças - Km 0.000


No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, onde podemos ter duas possibilidades, são elas:




Ilha das Moças seria a estação inicial depois de Mangueira ou então seria um sub-ramal que partia da Estação Mangueira.


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Mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:

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Localização de Ilha das Moças que era uma parada antes de Alfredo Maia.



Material utilizado by DADO



ILHA DAS MOÇAS

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O traçado da EF Melhoramentos, quando teve seu comprimento aumentado até Ilha das Moças.
No Annuario Fluminense, de 1903. Podemos tentar traçar o percurso pela descrição do traçado abaixo:

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Alfredo Maia – km 1.408 e Km 0.000 - 7-1-1902


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Parada Maracanã (Estação Francisco Sá) - Km 1.933 e Km 0.525


O quadro de horários de 1902 relata que a E.F. Rio d'Ouro já utilizava a Linha Auxiliar nesta época, com seus trens partindo de Ilha das Moças/Alfredo Maia.

A Parada Maracanã, citada na tabela acima, ficava no cruzamento da antiga Rua São Cristóvão com a ferrovia, segundo documentos antigos, que citavam o nome da rua entre parênteses após o nome da parada, ex.: Parada Maracanã (R.São Cristóvão)

A Parada Maracanã não ficava exatamente nas proximidades da Estação Maracanã homônima da EFCB, ficava na Rua São Cristóvão! O nome de Maracanã porém foi dado pela ferrovia diante da proximidade do Rio Maracanã.

A Estrada de Ferro Rio D’Ouro, também construiu uma Estação Maracanã (Cargas), quando a Parada Maracanã da Melhoramento foi extinta e próximo fora construída a Estação Francisco Sá posteriormente.



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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 07:51

Parada Quinta (Estação São Christovão) - Km 2.397 e Km 0.989


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São Cristovão - ainda com a Bitola Mista da Rio D'Ouro e Auxiliar

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Renanfsouza escreveu:Nome: São Cristóvão

Inauguração: 1858
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Dom Pedro II (1858-1889)
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) (1889-1957)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) Imagem (1957-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramais: Campo Grande, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.
Plataformas: 4
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos, Lanchonete.
Integração: Estação São Cristóvão (Metrô Rio Imagem)

A Estação São Cristóvão foi inaugurada com a construção do primeiro trecho da então Estrada de Ferro Dom Pedro II, a Linha do Centro, que ligava a Estação Dom Pedro II (Central do Brasil) até a localidade então conhecida como Belém (atual Japeri).

Com diversas extensões em mais de 150 anos de operação, hoje a estação conta com quatro plataformas e é uma das mais importantes estações do sistema Supervia, atendendo a todos os ramais que partem da Central do Brasil: Campo Grande, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna. Apesar de haver um trecho em elevado no sentido Central do Brasil, a Estação São Cristóvão é em superfície e se localiza na Avenida Bartolomeu de Gusmão, sem número - CEP: 20.941-160 [1].

A estação encontra-se exatamente ao lado de outra estação ferroviária inaugurada em 1858: a Estação Quinta, que era privativa para a família imperial. A Estação São Cristóvão da Supervia é também integrada à Estação São Cristóvão do Metrô Rio. O nome da estação e do bairro homenageiam São Cristóvão, santo da Igreja Católica, padroeiro dos viajantes.

Foto 1: A plataforma em foco é a número 2
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Foto 2: As escadas da estação
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Foto 3:
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Foto 4: Série 8000 no Ramal de Campo Grande, plataforma 1
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Foto 5:
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Foto 6: Série 400 na plataforma 2
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Foto 7: Trilhos
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Foto 8: Série 2005 com destino a Bangu, no Ramal de Campo Grande, plataforma 1
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Foto 9: Plataformas 2 e 3
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Foto 10: Foco na plataforma 3
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Foto 11: Plataforma 1, a plataforma dos ramais de Campo Grande e Santa Cruz
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Foto 12: Por baixo das escadas
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Foto 13:
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Foto 14: Trilhos. A sombra da foto é da passarela de acesso
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Foto 15: Plataforma 2
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Foto 16:
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Foto 17: Série 400 com destino a Belford Roxo
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Foto 18: Extremidade da plataforma, com um Série 900 chegando no Ramal de Campo Grande rumo à Central do Brasil
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Foto 19:
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Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-19 por Renan Souza

Referências Bibliográficas

[1] Site da Supervia, <http://www.supervia.com.br>, acessado em 28/08/2009.


Estação Mangueira (Fructeiras) - Km 0.00 - Km 4.070 - Km 2.662


E. Ferro Melhoramentos no Brazil tinha em 1895, a Estação Mangueira como a Estação Inicial – Km 0.000, daí o nome da Escola de Samba se chamar Estação Primeira da Mangueira.


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Como já existia outra estação Mangueira na Linha do Centro seu nome passou-se a se chamar Estação Fructeiras como consta em D.O.U. de 11-11-1904.


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A Estação Mangueira, também conhecida como Fructeiras, tendo esta sido substituída pela Ilha das Moças e posteriormente por Alfredo Maia.



Local exato.

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Fotos da Estação:


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 07:52

Parada Silva e Souza (Estação Triagem) - Km 5.230


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Vale ressaltar que esta estação, posteriormente se tornou Estação Triagem, pertencente a E.F.C.B. da Linha Auxiliar. Também o local em que a referida parada se localiza, não é o mesmo da ATUAL Estação Triagem.

A Parada Jockey Club da E.F. do Norte também se tornou Estação Triagem, posteriormente pela E. F. Leopoldina.




Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios da antiga estação, de acordo com o Mapa e informação de antigos moradores.



Foto de Frente.


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Foto Lateral.

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Foto de Cima.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 07:55

Parada Jockey Club (Estação Triagem) – Km 5.785



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Mapa.


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continua...
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:15

Estação Triagem – Cargas - Km 5.790 - 30-9-1910


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Renanfsouza escreveu:Nome: Triagem

Inauguração: 1910
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1910-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo e Saracuruna.
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Integração: Estação Triagem (Metrô Rio Imagem - Linha 2)

Triagem é um bairro próximo a São Cristóvão. Ele é conhecido pela favela do Jacarezinho e pelo enorme prédio dos Correios, que é a central que faz a triagem da correspondência para as agências mais próximas das nossas casas. Pelo que me disseram, o bairro possui este nome por isso.

A estação possui integração com a Estação Triagem do Metrô Rio e é integrante dos ramais de Belford Roxo e Saracuruna.

A Estação Triagem possui duas plataformas, cada uma com duas linhas. Linha 1A, 1B, 2C e 2D: Central do Brasil x Belford Roxo, Belford Roxo x Central do Brasil, Central do Brasil x Saracuruna e Saracuruna x Central do Brasil, respectivamente.

Foto 1: Plataforma 1, sentido Belford Roxo
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Foto 2:
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Foto 3: Plataforma 2, trilhos no sentido Central do Brasil
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Foto 4:
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Foto 5: Composição sentido Saracuruna
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Foto 6: Foto tirada da passarela da estação. Todas as linhas no sentido Central do Brasil
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Foto 7:
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Foto 8: Fachada da Estação Triagem do Metrô Rio. A integração é feita pela passarela de onde foi tirada essa foto (a passarela possui acesso para ambos os sistemas)
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Foto 9: Saída da Estação Triagem (Supervia)
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Foto 10: Mais uma foto das linha no sentido Central do Brasil
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Foto 11: Por baixo da passarela
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Foto 12: Composição sentido Belford Roxo chegando à estação
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Foto 13: Mais uma geral com foco na plataforma 1
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Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-13 por Renan Souza


À frente o Cruzamento da Linha do Norte com a E.F. Rio D’Ouro.

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Editado pela última vez por Melekh em 17 Abr 2012, 11:59, em um total de 2 vezes.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:23

Estação Herédia de Sá (PE) - Km 7.113 -- 15-2-1908


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Veja o mapa:


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Acervo carlos Melekh - Foto Heredia de Sá 1945.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Melekh em 30 Out 2012, 07:55, em um total de 2 vezes.

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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:24

Desta estação, saia um ramal para o Cais do Porto onde ficava a Estação Arará, vide abaixo:
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil = Ramal do Cais do Porto (Bitola mista)

Estação Arará - Km 10.738 -- 1942

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Parada/Estação Dr. Vieira Fazenda - Jacaré (Jacarezinho) - km 7.685 - 15-2-1908


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André Vasconcellos escreveu:Nome: Jacarézinho Antiga Vieira Fazenda

Inauguração: 15.02.1908
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. Supervia Imagem (1998-Atualmente)
Ramal: Belford Roxo.
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Telefones Públicos.

Bom tirei poucas fotos da estação,e de dentro de trens de AC.Isso pq os arredores e a própria estação não são seguros obviamente e por isso ngm daqui do forum se arriscará a descer na estação e sair tirando fotos a rodo.Para complementar,muitas pessoas ficam na via para usar drogas,desde a parte na qual a linha da MRS vinda do Cajú se junta ao ramal de B.Roxo até um pouquinho depois da passagem de nível que existe cruzando a linha.

A passagem de nível é no local onde está o AS,além dos postes onde ficam os sinais luminosos:
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Nesse lado da passagem de nível você entra na comunidade do Jacaré:
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Entrada da plataforma 2:
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Entrada da plataforma 1,desculpe mas as janelas do 703 são sujas pra cassete:
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Plataforma 1:
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Plataforma 2:
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Essa estrutura de concreto faz parte da RA,pra mim é um dos digamos símbolos da estação:
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Por enquanto é só. :UH:

P.S.:As duas fotos da plat.1A foram no 703,as restantes foram no TUE 953.


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:25

Estação Cesario Machado (P) - km x.xxx -


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Área em destaque abaixo:
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Imagem de satélite:
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Do Lado Direto, próximo a GE - Local da Estação ou Parada Cesário Machado.

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Antigo local da Cancela, rua Miguel Angelo próximo Estação ou Parada Cesário Machado.

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Local Exato da Estação ou Parada Cesário Machado.

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Provavel Estação ou Parada (Edificação)

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Imagem pela linha.

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Na região, ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que, em 1934, fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho.


A antiga Fábrica Cruzeiro de fósforos, deu lugar à “General Electric - GE”, de equipamentos elétricos. A área faz limite com a favela do Jacarezinho.


A estação Dr. Cesário Machado, depois Maria da Graça, na Linha Auxiliar foi inaugurada em 1928, e está desativada. Com a construção da linha 2 do Metrô, Maria da Graça ganhou uma estação.


Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985 e pela Lei Complementar Nº 17 de 29 de julho de 1992 que cria a R.A. do Jacarezinho
.


Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenz ... p?area=052
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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:25

Estação Maria da Graça - km 8.533 -- 13-6-1929


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Foto feita do interior da Linha Férrea.

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Foto feita do exterior da Linha Férrea.

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A estação nos anos 1950. Acervo G. Ermakoff.
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Estação com o o distico:


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A Plataforma:


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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 08:26

Parada/Estação Engenheiro Del Castillo - km 9.285 -- 28-3-1898

A estação de Del Castilho, inaugurada em 1898, foi uma das originais da E. F. Melhoramentos. Hoje é uma estação de trens metropolitanos. Havia outra estação com o mesmo nome que anteriormente se chamava Liberdade, da E. F. Rio D'Ouro, muito próxima a esta, e que hoje tem no seu lugar a estação de Del Castilho da linha 2 do metrô. Assim como esta outra estação, ficava junto à fábrica de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado para um shopping center. Hoje e já há muito tempo a estação de Del Castilho da antiga linha auxiliar transformou-se numa estação de trens metropolitanos, hoje operada pela Supervia.
Com a extinção da saída do Cajú, inicial da E.F. Rio D’ouro e a trnasferencia para Francisco Sá, esta passou a circular pelo ramal da Auxiliar em Bitola Mista, passando a usar a Estação Del Castilho da Auxiliar e desativando a Estação Liberdade. Vide o Mapa abaixo.

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Abaixo, a E.F. Rio D’ouro e Melhoramentos com as duas estações distintas.
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Imagem aerea.

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Note a Direita, o local exato da saída para a E.F. Rio D’ouro.
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Renanfsouza escreveu:A estação Del Castilho é integrante do ramal de Belford Roxo. Ela possui apenas uma plataforma que possui duas linhas: 1A e 1B. Uma, no sentido Central e outra no sentido Belford Roxo.

Essa estação é bem próxima da estação do metrô do mesmo nome, mas infelizmente não há integração.

Todas as fotos foram tiradas de fora da estação. O muro era baixo e acho que deu para retratar bem.

Vamos às fotos.

Placa da estação, no final da plataforma:
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Algumas gerais:
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A cabine dos seguranças, e acima, a passarela de acesso onde há a bilheteria e as roletas:
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A passarela de acesso, pelo lado do shopping Nova América:
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Trilhos. A foto aponta para Belford Roxo:
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Cobertura da estação, pela passarela:
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Escadas de acesso à plataforma:
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Abraços e axé a todos !
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