EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Guilherme Pinho
Usuário ativo
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Out 2011, 09:35

EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por Guilherme Pinho » 28 Jan 2013, 18:33

EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Partindo do esforço dos foristas Adenilson e DadoDJ em identificar a estação Maria da Graça, resolvi aproveitar o feriado para tirar mais fotos e fazer o thread da estação.

Foto 1:A estação é de 1928, e sofreu visível descaracterização:
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:Ao lado da estação funciona uma oficina ferroviária:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:Olhando com atenção consegue-se ver as letras E.F quase apagadas:
Imagem

Foto 11:Estrutura do telhado da estação:
Imagem


Contribuições: Adenilson e Eduardo Moreira

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por DadoDJ » 29 Jan 2013, 09:23

Show, Guilherme !
E melhor ainda pois você fez exatamente como penso que deve a padronizaão e nova organização do fórum: um tópico para cada estação !
app app app
Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por Adenilson » 30 Jan 2013, 10:57

Guilherme.
Belas fotos e parabéns pela criação específica do tópico app app

De qualquer forma, vale aqui um resumo de tudo que já foi dito. O galpão não é a estação que foi descaracterizada e sim outra construção, que pelos cálculos feitos, teve uma de suas paredes coincidentes com a da estação original.
O galpão possui o dístico da E.F.C.B por ter sido utilizado pela ferrovia para fins de manutenção.

Resumidamente o que aconteceu foi o seguinte:

1) A estação original foi inaugurada no início de 1929 quando a linha auxiliar era dupla. Estranhamente não foi construída entre as linhas e sim com um lado voltado para a rua, no caso a Domingo de Magalhães e portanto, a segunda linha não atendia a estação.
Poucos anos depois, a plataforma dessa estação foi aumentada em comprimento.

2) Em data que ainda não temos, mas estimo final dos anos 30 ou início dos 40, foi construída do outro lado a plataforma da Rio D'ouro e Maria da Graça passou a ter 2 plataformas, não totalmente alinhadas, mas com a plataforma da Rio D'ouro discretamente antes da plataforma original da auxiliar, mas com a maior parte de ambas alinhada.
Não sei se nessa época, a auxilar já dispunha de 3 linhas, mas as plataformas eram bem separadas, pelo que vi nas fotos.
Essa plataforma da Rio D'ouro era adjacente a Rua Antônio de Freitas.

3) Também não sabemos a ordem dos fatos, mas a plataforma da Rio D'ouro foi desativada e foi construída uma moderna entre as linhas 1 e 2 de Maria da Graça. Nesse momento, talvez a estação original tenha sido demolida e o galpão construído.

4) Essa estação agora única, estaria apta a receber trens da auxiliar e Rio D'ouro, pois as linhas eram mistas e a ferrovia já estava eletrificada.

5) Nos anos 70, essa estação mais moderna foi demolida.

Conclusão: O galpão não foi a estação. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por DadoDJ » 30 Jan 2013, 13:26

Em um vídeo que postei hoje, gravado pelo Hugo Caramuru a bordo do Vera Cruz em 1982/1983, dá pra ver esta oficina de Maria da Graça, com uma espécie de recuo com vagões estacionados. Só não me lembro agora se dava pra ver a estação ... vou rever o vídeo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por Adenilson » 30 Jan 2013, 13:29

Pessoal.
Só para complementar.
Eu e o Melekh estivemos no local e recebemos a informação de um senhor que deveria ter entre 50 e 60 anos, que há muito tempo a estação fora desativada e que a mesma era fora do eixo do galpão.

É claro que esse senhor não tinha idade para se lembrar da estação original, mas pela posição apontada pelo mesmo, a estação que ele deveria se lembrar seria a mais moderna, entre as linhas 1 e 2.

Ele também disse que o acesso a estação era por onde hoje é o portão cinza (vide foto 6 do Guilherme).

Esse acesso era meio restrito, uma vez que a construção do galpão deixou a estação meio isolada em relação a rua.

Chegamos a pedir para entrar no galpão, parcialmente ocupado por residências, mas ele desconversou e não deixou.
O galpão é muito maior que a estação, mas tenho suspeita que existe algum resquício da estação dentro do galpão.
A foto tirada pelo Guilherme por exemplo mostra que há algo que parece ser uma construção de alvenaria dentro do galpão. :ttn:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EFCB - Linha Auxiliar - Estação Maria da Graça

Mensagem por Adenilson » 30 Jan 2013, 13:32

Dado. okk
Vi hoje o link disponibilizado dessa viagem do Hugo, que graças a ele, vai ser uma viagem de todos os colegas do fórum.
No trabalho não consigo ver o vídeo, mas em casa, a visualização do mesmo, de hoje não passa. :D
DadoDJ escreveu:Em um vídeo que postei hoje, gravado pelo Hugo Caramuru a bordo do Vera Cruz em 1982/1983, dá pra ver esta oficina de Maria da Graça, com uma espécie de recuo com vagões estacionados. Só não me lembro agora se dava pra ver a estação ... vou rever o vídeo.

denys
Usuário ativo
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:30

Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950

Mensagem por denys » 04 Fev 2013, 11:16

VEJA ABAIXO O MAPA DE HOJE E ANTES
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

denys
Usuário ativo
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:30

Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950

Mensagem por denys » 04 Fev 2013, 11:22

CASA DESCRITA COMO FOTO1,2,3,4
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

denys
Usuário ativo
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:30

Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950

Mensagem por denys » 04 Fev 2013, 11:23

OUTRA FOTO
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

denys
Usuário ativo
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:30

Re: Renasce a Leopoldina - Década de 1950

Mensagem por denys » 04 Fev 2013, 11:26

OUTRA FOTO2
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”