Estação Herédia de Sá.

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 18 Jul 2017, 17:19

Descarrilamento de um trem em Herédia de Sá - A Noite 01-09-1949.jpg
Acidentado em Herédia de Sá - A Manhã 15-07-1928.jpg
Primeira viagem da Mallet na linha do Arará - A Manhã 15-11-1941.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 19 Jul 2017, 09:01

Dado e demais, bom dia.

Vi suas postagens.

Temos aerofotogrametrias de 1951 e sabemos que o ramal de Arará foi inaugurado em 1941. Tínhamos essa inauguração como sendo entrer 1939 (construção do viaduto) e 1942 (Inauguração da estação Arará).

Os documentos levantados até agora não detalham a ponto de termos certeza sobre a utilização de Herédia de Sá.

Baseado apenas NO QUE TEMOS, sabemos que até 1941, a estação de Herédia de Sá no trecho original da linha auxiliar pode ter sido utilizada, levando-se em consideração que durante as obras da inserção do ramal de Arará no novo trecho retilinizado, não houve a paralização do trecho antigo.

Temos a aerofotogrametria de 1951 que mostra o trecho curvilíneo e antigo já sem trilhos, porém parece que não há muito tempo.

Não sabemos se entre 1941 e 1951 houve duplicidade de tráfego nos 2 trechos e quando o original foi suprimido, mas uma vez suprimido, a estação original ficou isolada.

Imagino que aí, uma estação Herédia de Sá possa ter sido construída ou adaptada de uma casa, margeando uma das linhas de Arará (a mais interna), mas seria uma estação para os trens "macaquinhos", que até esse período também faziam parte da linha auxiliar. Não descarto a existência de um desvio QUE NÃO EXISTE MAIS NA AERO DE 1951, que permitisse que os trens da então métrica e não eletrificada, linha auxiliar, pudessem ingressar na linha mais interna de Arará e acessar a "NOVA HERÉDIA DE SÁ". Com o alargamento da bitola e consequente eletrificação da linha auxiliar, EU não acredito; é apenas uma opinião pessoal; que os altos e longos trens elétricos pudessem acessar uma estação acanhada. De acordo com as premissas acima, a estação original pode ter sido desativada entre 1939 e 1945 com probabilidade de ter sido até 1942. Para mim, nesse ponto Herédia de Sá passou a não fazer mais parte da linha auxiliar com a estação "NOVA", apesar de continuar entre Triagem e Vieira Fazenda. É o que penso. :ttn:

A foto aérea de 1951 mostra que tal desvio não existia mais e que não existia uma estação grande de Herédia de Sá que pudéssemos ver. Se construíram uma estação para atender os trens elétricos depois de 1951, não sabemos, mas se aconteceu, teve vida efêmera, pois a aero de 1975 mostra que não.

Me lembro sobre uma reportagem sobre Eduardo Araújo, uma citação onde diz que os trens elétricos eram altos demais para a parada, provavelmente já abandonada.

Respondendo a sua pergunta, Dado, a aerofotogrametria que você postou foi a mesma que eu postei, pois seria muita coincidência, um comboio igual estar adentrando o mesmo desvio ;)
Outra coisa é que no mapa "laranja" não daá para ver nada. Você teria que ampliar as fotos antes de postar e adicionar contrastes. okk

Para encerrar, as aerofotogrametrias de 1951 vieram acompanhadas de mapas. Provavelmente até o motivo da realização da foto aérea. Vou tentar resgatar esses mapas, mas pelo que me lembro, a estação não é citada, nem mesmo uma "NOVA".

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 19 Jul 2017, 16:39

Pedradas no trem e roubo de cabos - A Luta Democrática 11-10-1958.jpg
Aproveitando a proximidade, coloquei duas matérias em uma só ... mas Estação Reta do Arará ???
o0
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 19 Jul 2017, 19:09

Companheiros,


Em minhas caminhadas pela linha entre Maria da Graça e Triagem, na saída do Ramal da Arará, já chegando próximo de Vieira Fazenda, no local abaixo da Linha do Metrô, havia uma demolição semelhante a uma plataforma, eu já havia comentado com o Adenilson já um tempo atras, quando nos fomos em Maria da Graça, que havia uma “crakuda” que queria se prostituir comigo em troca de crak, justamente no local em que havia esse resquício.

ACREDITO QUE PODERIA EXISTIR ALGUMA PARADA ESTRIBO, JÁ NESSE NOVO TRECHO, QUE INTERLIGARIA O RAMAL DO CAIS COM A LINHA AUXILIAR.

Na tabela de 1960, fala-se de PE - Parada Estribo em Herédia de Sá, tanto na Tabela da L. Auxiliar; quanto no Ramal do Cais do Porto, vide as minhas postagens anteriores.

Na época não tirei fotos, pois havia bandidos próximos.

Quem passa de trem na direção Belford Roxo, verá este local logo no encontro entre a Auxiliara e Arará.

Bom, coloco aqui imagens do local, para todos poderem emitir suas opiniões.

Resquicios Heredia 1.JPG
Resquicios Heredia 2.JPG
Resquicios Heredia.JPG


Por fim, coloco também nesta última imagem os prováveis locais, nos trilhos antigos A e B, e nos novos da Linha Auxiliar.

Resquicios Heredia 3.JPG

Segue a pesquisa...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 24 Jul 2017, 14:32

Melekh.
Durante muitos anos, ao ver imagens daquela região, eu também pensava que pudesse ter existido uma estação Herédia de Sá ali.
Quando fui a Prefeitura resgatar as imagens de 1951, eu imaginava ver uma extensa plataforma que ocupasse aquele lugar e qual não foi a minha surpresa que o vão entre os trilhos estava do mesmo jeito.

Na descida do viaduto, não conseguiram fazer uma tangente perfeita na curva e o espaço ficou com o aspecto de ter abrigado uma plataforma.
Penso eu que tendo havido uma nova Herédia de Sá, esta estaria a margem de um dos trilhos EXCLUSIVOS do ramal de Arará.

Eu daria o braço a torcer se fosse comprovado que DEPOIS de 1951, houvesse uma prova que uma estação grande e com plataforma alta o suficiente para atender aos trens elétricos tivesse sido construída, mas também temos as aerofotogrametrias de 1975 e o cenário é o mesmo.

Para ter havido uma estação ali, teria que ter sido entre 1952 e 1974 e teria tido vida efêmera. Para uma construção ali nos anos 60, seria "dar um tiro no pé", pois o local já estava muito favelizado e essa estação hipotética estaria fadada ao calote, muito mais ainda que Vieira Fazenda. Até provem ao contrário, uma Herédia de Sá vultuosa e "moderna" não existiu. Creio que os escombros visto por você parecem ser outra coisa. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 24 Jul 2017, 14:40

Complementando, o local do traçado antigo não se aproximava tanto da Suburbana, quanto os imóveis circundados por você.
A linha passava entre o desvio do ramal e a descida do viaduto de Arará.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 24 Jul 2017, 16:01

Nada até o momento indica que tivesse existido uma estação Herédia de Sá após a construção do ramal do Arará.
Mas ... e essa estação "Reta do Arará" ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 25 Jul 2017, 08:48

Adenilson e companheiros.


Os jornais citam a Estação Heredia de Sá, mas enquanto não tivermos uma foto ou um mapa mais preciso, ficaremos nessa eterna duvida.

Fica a pergunta, como tal estação ou estações existiram, mas não deixaram um rastro preciso?

Fica aqui mas uma possibilidade, marcada abaixo, mas atendendo somente o Ramal do Arará.


Heredia de Sa 1975.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 25 Jul 2017, 09:26

Melekh escreveu:Adenilson e companheiros.


Os jornais citam a Estação Heredia de Sá, mas enquanto não tivermos uma foto ou um mapa mais preciso, ficaremos nessa eterna duvida.

Fica a pergunta, como tal estação ou estações existiram, mas não deixaram um rastro preciso?

Fica aqui mas uma possibilidade, marcada abaixo, mas atendendo somente o Ramal do Arará.


(...)

Esse trecho assinalado é em elevado, provavelmente a construção assinalada está em nível inferior ao da linha do Arará.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 25 Jul 2017, 10:03

Melekh,

Como disse o Dado, ali (local assinalado acima) ainda é a rampa do viaduto. A casa assinalada na aero de 1951 também atenderia APENAS ao ramal de Arará e já estaria após o fim do viaduto, ou antes do início b ) , devido à configuração das linhas e desvios, mas me parece que em 1975, nem essa construção existia mais.

Acredito que a partir dos anos 40, as citações sobre a estação, referem-se a essa possível parada que atenderia apenas aos cargueiros da Arará e trens da Rio D'ouro que ainda saiam do Cajú, mas tendo como ponto inicial Arará e não mais a Quinta do Cajú. okk

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”