Estação Herédia de Sá.

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2017, 22:09

Mas o vão assinalado é o de cá, mais abaixo na foto (parte inferior). A linha que encontra-se visível na imagem passando sob o vão é o ramal militar. Mas como a imagem é relativamente recente em relação à retificação da linha, há indícios de que tenha havido tráfego e linha além da militar ali, já que, como o Amaral disse, apenas o ramal militar não justificaria a presença daquele vão no viaduto, isso sem falar que são dois vãos.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2017, 22:19

Dado é verdade, a linha é do Ramal militar, mas consegue ver algo na foto em preto e branco?

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Francisco Amaral » 13 Jul 2017, 23:19

Encontrei algo sensacional! Foram disponibilizados vários PAL's (Projetos de Loteamentos) no site da SMU. Ao acaso abri alguns da Suburbana e me deparei com este projeto de 1934 que mostra a posição exata e a forma da estação de Herédia de Sá com a linha dupla da Auxiliar e aparentemente sem plataforma.

Imagem

Amanhã vou olhar melhor esses PAL's.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Francisco Amaral » 13 Jul 2017, 23:51

Outro projeto bem curioso, mas esse é só projeto:

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 14 Jul 2017, 00:33

Melekh escreveu:Adenilson.



Sobre a foto postada está localizada na a ex - estrada Marechal Rangel, hoje, Avenida Ministro Edgard Romero, pesquisando sobre a rua e autor Augusto Malta, vi que se tratava do Caminho do bonde na R. Marechal Rangel, boa observação, sobre as fiação, mas se você reparar, na foto que postei por ultimo sobre Heredia de Sá, repare que tem uns fios estranhos, mas ali realmente é o caminho do trem e respondendo, sua pergunta, esta última foto, estava num jornal de 1945, mas que não me lembro agora, ela é uma propaganda da Cavan, pois lá existia uma filial .Dá para perceber nitidamente que a foto de Madureira é de bondes, mas a foto nomeada de Herédia de Sá parece ser de trem. Eu apenas gostaria de saber se você diminuiu a resolução ou a foto está originalmente assim mesmo. Parece haver algo difuso ao fundo da rua que parece cruzar a ferrovia.

Sobre um deslocamento de alinhamento no trecho final da Viúva Cláudio., creio que isso não ocorreu, pois se você reparar em todos os Mapas em que a Estação ficou na esquina da Rua Viúva Claudio, foi esta que se moveu, pois nos mapas mais antigos, ela está na curva e nos outros está onde inicia a curva. Acredito que talvez tenha mudado de lugar, justamente para facilitar o acesso das pessoas.

Sobre a rua ter sido modificada, só vendo nas PAAs.
Apesar de ser uma hipótese pouco provável não a descarte totalmente, pois dependendo como a Viúva Cláudio se deslocou, a estação ficaria na esquina da rua em ambos os casos, só que em um caso, a direita da via (sentido Jacaré) e outro a esquerda. Vou ver se consigo postar essa hipótese amanhã. Convido você a ver o histórico de alinhamento da Rua Piauí em Todos os Santos. Quando era uma trilha, havia uma curva acentuada no final da rua junto a Suburbana.
Depois do projeto de alinhamento, a rua foi severamente modificada e foi retilinizada. Em relação a Viúva Cláudio, pode ter sido pouco provável, mas não impossível


Tem estações que existiram, mas que ainda não encontrei nas grades da Melhoramentos ou da L. Auxiliar, cito Vira-Mundo (tenho reportagem da estação), Carapuça, ou a própria Magno de Carvalho (Magno) que ainda não encontrei como surgiu; logo existem pontos cegos, também em relação a Heredia de Sá, mas vou pesquisar com calma na Kilometragem das grades, assim poderemos ter uma melhor noção.Há muitos hiatos nos anos da grade das estações. Isso poderia justificar a ausência de uma estação ou outra.


Adenilson, em 1940 havia um projeto de construção de um novo pátio para a Estação e em 1952 é relatado sobre um acidente ferroviário no pátio desta, logo a tese que a eletrificação e alargamento da bitola da E.F. Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, não se sustenta e isso você poderá ver nas postagens anteriores e na grade de 1960, quando ela aparece em plena atividade na L. Auxiliar.Melekh. Pode ter certeza que eu analiso com critério qualquer documento postado.Uns eu dou valor e outros nem tanto. Às vezes dá para perceber que o nome da estação era só referência e em outros casos era a estação mesmo. O fato de estar na grade nesse caso, não significa nada nesse caso. Eu gostaria de um quadro completo como os da Rio D'ouro com os horários de parada. Essa é uma lista genérica. O nome de Herédia de Sá aparece junto às inscrições PE, parada estribo. Se uma daquelas casas for a estação, ela continuaria sendo entre Triagem e Vieira Fazenda, mas na linha exclusiva de Arará onde os trens da Melhoramentos não teriam mais acesso, de acordo com os desvios apontados na foto aérea de 1951. Sobre a tese da eletrificação ter acabado com a possibilidade de H.Sá continuar na grade da Melhoramentos, vou discordar quanto à sustentação da minha tese. O problema não é a eletrificação em si, mas o fato dos trens elétricos serem altos demais para uma estação acanhada e no estilo Arará, levando-se em consideração uma já alteração de lugar. A foto aérea é clara. Não somente o trecho antigo parece estar SEM TRILHOS, como parece não haver o menor sinal de estação. Se houvesse uma estação de porte para receber trens elétricos de 8 ou 9 vagões, acho que veríamos. Salvo se em uma das casas apontadas, houver uma plataforma comprida que não estamos vendo, mas pela questão explicada dos desvios, não teria como um trem da auxiliar estar ali, pelo menos em 1951.
Acervo Carlos Melekh -- Estações 1960.JPG
Adenilson, sua linha de raciocínio é bem coerente, embora eu discorde de alguns pontos, parece que algo no sentido que colocaste, em parte ocorreu.

Sobre o mapa dos dois trechos, não é esse o de 1959, eu nem sei a data deste pois foi o Dado que o postou algum tempo atrás, falando das duas estações Triagem, o de 1959 é o branco.

A sobreposição que o Dado fez, deve ser bem analisada, pois com a retilinazação a linha acabou parando no V do Y, se me entendem...
Mapas normalmente estão defasados e não servem muito de referência. A imagem "diz" muito mais. Sobre o Y, vou repetir aqui a minha explicação matinal. Acompanhando a descida natural do viaduto de Arará, este ainda estaria em descenso quando encontraria com a curva mais aberta do trecho antigo, então acho que fizeram uma "gambiarra", criando uma curva mais acentuada depois que o viaduto tivesse acabado para permitir o acesso ao local antigo da linha, mas acho que isso aconteceu apenas por um tempo

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 14 Jul 2017, 00:46

Amaral. Interessante o projeto. Parece haver uma cobertura sem plataforma. Isso justificaria o nome parada estribo. Em 1934, de qualquer forma, o traçado era o antigo. Interessante foi a divergência da posição da estação. Na planta de 1917, ela estava a esquerda da linha singela e em 1934, a direitas da linha dupla. Parece que a estação foi realmente bem modificada, ou será que modificaram o trilho antigo na inserção do segundo trilho.
No projeto de aumento da estação, parece que nunca saiu do papel, assim como a tal da Avenida Jacaré. Seria uma estação grande, localizada entre a Viúva Cláudio e o rio. Esse seria um projeto estranho, pois aproximaria demais Herédia de Sá de Vieira Fazenda.
Sobre o arco no viaduto, pode até ter sido um erro de projeto. Alguém conhece aqui o acesso ao Noel Rosa, perto de um motel em Sampaio? Há um trecho inacabado de viaduto ali. Pode ter tido também algo a ver com o ramal do exército. Há um tópico sobre isso.


Francisco Amaral escreveu:Encontrei algo sensacional! Foram disponibilizados vários PAL's (Projetos de Loteamentos) no site da SMU. Ao acaso abri alguns da Suburbana e me deparei com este projeto de 1934 que mostra a posição exata e a forma da estação de Herédia de Sá com a linha dupla da Auxiliar e aparentemente sem plataforma.

Imagem

Amanhã vou olhar melhor esses PAL's.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 14 Jul 2017, 00:49

Melekh. Acho que você se enganou. Se em 1951, a linha antiga não existia mais (vide aerofotogrametria de 1951, imagina nos anos 60 ou 70!!
A foto colorida está virada para o lado oposto e jamais mostraria Herédia de Sá, que estaria abaixo e a esquerda da foto, mas fora do enquadramento. O que vemos a frente é a Leopoldina, sendo Manguinhos a esquerda e fora do enquadramento. okk
Melekh escreveu:Dado e Amaral,

Reparem na foto abaixo do viaduto de Benfica e verão que a linha antiga antes da retilinização ainda estava lá, inclusive passando pelo vão apontado nas fotos anteriores.
benfica viaduto.jpg
Benfica antigo.jpg


Comparem agora com o traçado antigo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 14 Jul 2017, 10:48

Adicionei algmas marcações na aerofotogrametria de 1951 que me fazem crer que a Herédia de Sá antiga não recebeu os trens elétricos da linha auxiliar.

Marquei dois imóveis suspeitos de possíveis estações. O marcado em amarelo tem forma de L está recuado em relação à linha retilinizada, mas EXCLUSIVA do ramal de Arará. Notem que o trem indo para Arará (da esquerda para a direita da foto) adentrando o desvio mais a esquerda não tem mais como ir para Triagem. A partir dali, o RAMAL É EXCLUSIVO DE ARARÁ. Pode ser que antes de terminar a obre houvesse um último desvio, mas não mais em 1951.

Se houvesse uma estrutura vultuosa para receber os trens elétricos, daria para ser vista, pois a resolução e contraste da foto estão bons.
Alguns dos imóveis marcados por mim, inclusive teria o outro lado para um possível caminho alternativo, marcado em azul.

Será que essa cicatriz marcou um caminho alternativo, enquanto as obras de Arará não terminavam? Isso associado à retilinização do trecho da linha tronco.

Por quê que tal caminho alternativo, chamado por mim de gambiarra :O ontem teve que ser ali? Reparem que a marcação de linha azul que fiz vai até um desvio. Ali, a existência do desvio mostra que não havia mais o aclive do viaduto que vém de Arará.
Isso explica a razão pela qual não aproveitaram na íntegra o traçado antigo, pois o mesmo chagaria até um ponto onde já haveria um bom desnível do viaduto, marcado pela seta vermelha por mim.

A seta marrom mostra também algumas estruturas estranhas.

Fiquei pensando também sobre o portão azul que a Fabiana falou. Será que se ficar comprovado que Herédia de Sá migrou para aquela região, o acesso para a estação poderia ser por ali?
Herédia de Sá 1951.detalhes - Cópia.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 15 Jul 2017, 12:16

Hum ... pensando aqui numa coisa, que vai dar mais trabalho, mas se eu conseguir ficará muito interessante: uma superposição de imagens aéreas antigas com as imagens de satélite atuais do Google !

Projetos pro futuro ...

:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 15 Jul 2017, 23:12

Companheiros.


Vejam esta reportagem de A Luta Democratica 12-10-1957, que narra uma morte por atropelamento, por um TREM ELÉTRICO, na estação Herédia de Sá.
Acervo Carlos Melekh - A Luta Democratica 12-10-1957.JPG


Vejam esta outra de A Luta Democratica 23-02-1961, que também fala de um bombeiro hidraulico que ao tomar um trem na estação de Herédia de Sá, caiu na linha.
Acervo Carlos Melekh -- A Luta Democratica 23-02-1961.JPG


Sera que tal estação foi reconstruída após o realinhamento da linha?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”