Estação Fruteiras

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Fruteiras

Mensagem por DadoDJ » 17 Ago 2015, 10:38

Espaço destinado à postagem de dados, imagens, matérias e etc sobre a estação Fruteiras
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por DadoDJ » 17 Ago 2015, 10:42

Abaixo um mapa de 1904 (concluído em 1907) da linha do Centro da EFCB, mostrando, paralela à estação Mangueira, a estação Fruteiras da EF Melhoramentos (já Linha Auxiliar nesta época).
É a primeira vez que vejo um mapa apontando esta estação, vou estudar mais sobre ela e destacar alguns pontos em breve:

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por Adenilson » 30 Ago 2015, 20:56

Meu amigo, antes de tudo, um milhão de desculpas.
No dia que vc me mandou a msg, eu vi a postagem, mas quem disse que tinha tempo para comentar adequadamente?

Para fazer jus a esse achado, com licença: app app app app app

O mapa traz uma grande surpresa para mim, que é o afastamento grande da linha auxiliar e do centro e dois prédios consideráveis que seria de Fructeiras, mas será que o prédio mais abaixo ainda está no nível do leito ou acima na Visconde de Niterói? Acho que deve ser no nível, mas uma superposição seria interessante, mas fazer superposição de mapa e foto aérea deve ser mais difícil, talvez não para Eduardo Moreira "Gates". ;)

Fica a pergunta, para onde ia o ramal da linha auxiliar. Havia uma rotunda mais a frente na área hoje que era do exército e ocupada para estacionamento do Maracanã?

Na foto aérea de 1928, havia um espaço entre as linhas, mas a baixa resolução não nos dá 100% de certeza se a plataforma de Fructeiras ainda estava lá, mas havia uma pequena construção onde era ou é a plataforma.

Tire suas próprias conclusões. A princípio, parece que o leito foi ocupado por mais linhas, acabando com a lacuna que tinha.

Amanhã estarei viajando a trabalho. Tenho trabalhado muito, fora tomar conta do Abel, que tem acordado regularmente 3 vezes por madrugada. Agora mesmo estou digitando com ele no colo, Loucura! :O

Mangueira 1928.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por DadoDJ » 30 Ago 2015, 23:38

Primeiramente, muita saúde para o pimpolho Abel, Adenilson !
Continuando, creio eu que a linha da Linha Auxiliar teria um triângulo de manobras onde atualmente existe o estacionamento mais a frente. Mas além disso, ainda há a possibilidade da Linha Auxiliar ter passado por dentro da atual área da Quinta da Boa Vista, espero encontrar mapas que mostrem essa hipótese em breve (estou com muito material aqui !)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por Adenilson » 25 Set 2015, 10:00

Dado. Novamente peço desculpas pela demora, mas o trabalho aqui está de vento em popa.

Sobre a linha que avança em direção até a Quinta, vc sabe o que eu me lembrei?
Foi publicado uma vez uma foto da Francisco Bicalho na altura de Alfredo Maia, onde com vista no sentido de São Cristovão, havia uma linha que se afastava bastante das linhas que cruzavam com a Avenida.
Você até perguntou? Para onde iria a minha misteriosa?

Agora, com o mapa acima, penso se realmente o traçado hipotético até o centro que não foi concluído e que seria através do ramal de Ana Néri, por cima, não foi feito por baixo. :ttn:







DadoDJ escreveu:Primeiramente, muita saúde para o pimpolho Abel, Adenilson !
Continuando, creio eu que a linha da Linha Auxiliar teria um triângulo de manobras onde atualmente existe o estacionamento mais a frente. Mas além disso, ainda há a possibilidade da Linha Auxiliar ter passado por dentro da atual área da Quinta da Boa Vista, espero encontrar mapas que mostrem essa hipótese em breve (estou com muito material aqui !)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por DadoDJ » 25 Set 2015, 10:41

:O :O :O :O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por Melekh » 02 Jul 2017, 22:22

Estação Mangueira (Inicial) 1895 - Km 0.000

Estação Fructeiras (Mangueira) 1904 - Km 4.070 com Inicial Ilha das Moças

Estação Mangueira (Fructeiras) - Km 2.662 com Inicial Alfredo Maia


E. Ferro Melhoramentos no Brazil tinha em 1895, a Estação Mangueira como a Estação Inicial – Km 0.000, daí o nome da Escola de Samba se chamar Estação Primeira da Mangueira.


Imagem




Como já existia outra estação Mangueira na Linha do Centro seu nome passou-se a se chamar Estação Fructeiras como consta em D.O.U. de 11-11-1904.


Imagem


Imagem







A Estação Mangueira, também conhecida como Fructeiras, tendo esta sido substituída pela Ilha das Moças e posteriormente por Alfredo Maia.



Local exato.

Imagem


Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Fruteiras

Mensagem por DadoDJ » 06 Jul 2017, 10:47

Excelente, Melekh !
Ainda estou devendo a reposição do mapa da estação Fructeiras. Nessas férias da faculdade de meio de ano pretendo repor isso e consertar outros links quebrados no fórum ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”