Parada Eduardo Araújo

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2017, 11:24

Melekh. As fotos são bastante interessantes, mas deveria ser outro tipo de estrutura, uma vez que após debates, concluímos que o local da foto apontada por você como sendo a estação e o local verdadeiro da mesma tem uma distância razoável. Outro fato é que ficou provado que a plataforma era entre as 2 linhas e não na lateral da via.

O mesmo comentário faço em relação à Cesário Machado sobre a vistoria que fizemos na linha. Para mim, a estrutura vistoriada é apenas uma compactação do terreno. Imagino que a parada Cesário Machado possa ter sido desativada no ato da duplicação da linha da Melhoramentos, ficando a região sem parada durante algum tempo até que a estação Maria da Graça fosse inaugurada em 1929. Tudo indica que a linha original da Melhoramentos era a linha da direita no sentido subúrbio o que faria que qualquer resquício da estação estivesse ou esteja sob a segunda linha (a esquerda), caso a parada fosse a esquerda (sentido subúrbio), onde parece apontar os mapas.

Dependendo do tipo de fundação, fica muito difícil encontrar resquícios, uma vez que imagino que as plataformas fossem apenas uma capa de concreto envolvendo terra compactada. Quanto à fundação, somente removendo a brita poderíamos encontrar alguma ruína. Se for uma base de concreto para a fundação, aumenta a chance, mas se for estaqueamento no terreno, as chances de resquício diminuem muito.

Nas estações de Rocha, Todos os Santos e Encantado, sabemos que estavam lá, pois as linhas não foram modificadas e há um aumento visível do espaço para a inserção das plataformas. No caso das estações da Linha Auxiliar, fica difícil a identificação, pois além das estações e paradas antigas serem muito pequenas, houve mudança no posicionamento das linhas, mascarando a posição original. Que diga, a estação de Maria da Graça, cuja plataforma que era entre as linhas, não há mais qualquer sinal.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Melekh » 03 Jul 2017, 21:26

Adenilson, temos que pensar que a E.F São Francisco Xavier ao Commercio, começou apenas com uma linha, no caso métrica e as paradas segundo as especificações eram “simples parada” e assim como as outras, consistia apenas em um alpendre ou coberta de zinco, sustentada por três colunas de ferro e uma plataforma de 22 m X 4m; as estações já eram mais incrementadas.

A foto colocada pelo Victor na matéria do Jornal O globo, é de 1940 e tento compreender porque a linha era mista nesta época... mas ali já havia ocorrido a duplicação e em alguns casos mexeram com a estação.

Muitas estações e paradas foram demolidas e/ou mudadas de local, a própria parada Inharajá, presumo que tenha havido duas; a primeira que sempre existiu (mas que fora extinta) e mais tarde reativada, tendo o seu nome mudado para Tury-Assu, naquele predio que conhecemos e a segunda que era a primitiva Parada Coronel Magalhães (1895) que mudou o nome (1898) para Madureira, e com a EFCB (1903) mudou seu nome para Inharajá, por existir outra Madureira na Linha do Centro.

Posteriormente essa segunda Inharajá desapareceu e perto fizeram a Parada Magno de Carvalho (Magno – Mercadão de Madureira), que também foi demolida e depois reconstruída em local diferente.

Se você reparar, Terra Nova, Turiaçu, Costa Barros, Éden entre outras ficava no canto e não no meio.

Bom, não posso afirmar, sem ter uma imagem d a época em que a Parada Eduardo Araujo era em uma só Bitola, mas aquele local tem todo o aspecto de ter sido uma Parada ou Estação, seria bom um dia você ir ao local pessoalmente para uma analise mais detalhada, pois em assuntos de engenharia e arquitetura sou leigo.

Infelizmente, as pesquisas nos arquivos da B.Nacional, são escassos de imagem e quando tem, não são nítidas.

Digo-vos que o local tem tudo que leva crer que tenha sido uma Parada ou Estação.

As pesquisas continuam...

Convido a participar da analise do post sobre a Estação Turiaçu, seu ponto de vista e analise poderão ajudar a elucidar uma serie de duvidas.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... 5&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;


Abração!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 04 Jul 2017, 10:11






Antes de tudo, outro grande abraço Melekh e bom dia.

Concordo com a maior parte do seu texto. Você citou um descritivo com as medidas 22 (m) X 4(m), então temos uma pista. A parada de Eduardo Araújo parece ter uma extensão próxima, mas no máximo uns 2,5m de largura, o que pode indicar que aconteceu algo parecido com a estação do Méier. A plataforma pode ser sido seccionada no sentido longitudinal para a inserção da segunda linha. Não sei se você acompanhou a minha vasta pesquisa sobre a estação do Méier, mas quando foi inaugurada, ela ficava no canto ao lado da Lia Barbosa, hoje início da Amaro Cavalcanti e duas linhas existentes na época, passavam a direita da plataforma (sentido subúrbio), sendo uma apenas adjacente à estação, a outra era para trens diretos. Na inserção da terceira linha, esta foi assentada junto à atual Arquias Cordeiro, ficando 3 linhas de um lado só da estação. Apenas quando a quarta linha foi assentada, a estação foi "separada" da lateral da rua. Algumas estações antigas inauguradas na época da linha singela, eu consegui descobrir o lado da estação ou prédio/plataforma principal. São Cristovão, São Francisco Xavier, Dr. Frontin (Quintino) e Cascadura eram a direita, enquanto Engenho Novo, Todos os Santos (ainda incerto) e Oficinas eram a esquerda.

No caso da Melhoramentos, a duplicação da linha se deu em 1925 e não há mais a citação de Cesário Machado. Há uma foto aérea da fábrica O Cruzeiro, onde seria depois instalada a GE, de 1924 e 1925, que mostra aparentemente a linha ainda singela, mas sem qualquer resquício de Cesário Machado. Não há citações também da alteração de posicionamento como ocorreu em Engenheiro Leal e Terra Nova. Sobre as estações ficarem no canto ou não, a maioria foi inaugurada na época da linha singela da ferrovia, o que obrigaria a estação a ficar em um dos cantos, claro.

A estação de Terra Nova era uns 150 metros mais próxima a Cintra Vidal que a estação definitiva. Aquela da foto, já é a mais nova e ao contrário do que parece mostrar a foto, está entre 2 linhas. A estação seguinte, Tomás Coelho, no período da linha dupla, tinha as linhas passando no meio e as plataformas nos cantos. O mesmo ocorria com Turiaçú. Eu tenho uma foto que parece mostrar uma versão mais moderna de Turiaçú, a qual já publiquei. Quando Maria da Graça foi inaugurada, a linha era dupla e ocorreu a mesma coisa que no Méier, a estação junto à rua e as duas linhas passsando de um lado só. Essa disposição não era uma regra e mudava a cada caso.

Conclusão: Devido a uma série de documentos, não acredito que a estrutura da foto tenha sido alguma versão da estação de Eduardo Araújo e també penso que a parada Cesário Machado não era o montinho de terra que vistoriamos. É um palpite.


Vou ver o tópico sobre Turiaçú. Um abraço.













Melekh escreveu:Adenilson, temos que pensar que a E.F São Francisco Xavier ao Commercio, começou apenas com uma linha, no caso métrica e as paradas segundo as especificações eram “simples parada” e assim como as outras, consistia apenas em um alpendre ou coberta de zinco, sustentada por três colunas de ferro e uma plataforma de 22 m X 4m; as estações já eram mais incrementadas.

A foto colocada pelo Victor na matéria do Jornal O globo, é de 1940 e tento compreender porque a linha era mista nesta época... mas ali já havia ocorrido a duplicação e em alguns casos mexeram com a estação.

Muitas estações e paradas foram demolidas e/ou mudadas de local, a própria parada Inharajá, presumo que tenha havido duas; a primeira que sempre existiu (mas que fora extinta) e mais tarde reativada, tendo o seu nome mudado para Tury-Assu, naquele predio que conhecemos e a segunda que era a primitiva Parada Coronel Magalhães (1895) que mudou o nome (1898) para Madureira, e com a EFCB (1903) mudou seu nome para Inharajá, por existir outra Madureira na Linha do Centro.

Posteriormente essa segunda Inharajá desapareceu e perto fizeram a Parada Magno de Carvalho (Magno – Mercadão de Madureira), que também foi demolida e depois reconstruída em local diferente.

Se você reparar, Terra Nova, Turiaçu, Costa Barros, Éden entre outras ficava no canto e não no meio.

Bom, não posso afirmar, sem ter uma imagem d a época em que a Parada Eduardo Araujo era em uma só Bitola, mas aquele local tem todo o aspecto de ter sido uma Parada ou Estação, seria bom um dia você ir ao local pessoalmente para uma analise mais detalhada, pois em assuntos de engenharia e arquitetura sou leigo.

Infelizmente, as pesquisas nos arquivos da B.Nacional, são escassos de imagem e quando tem, não são nítidas.

Digo-vos que o local tem tudo que leva crer que tenha sido uma Parada ou Estação.

As pesquisas continuam...

Convido a participar da analise do post sobre a Estação Turiaçu, seu ponto de vista e analise poderão ajudar a elucidar uma serie de duvidas.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... 5&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;


Abração!

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Melekh » 04 Jul 2017, 23:11

Adenilson, estou com saudades do amigo!


Você argumentou que as medidas da de Eduardo Araújo parece ter uma extensão próxima da qual eu citei, porém você presumiu que sua largura seria no máximo uns 2,5m.

Bom, neste caso vou colocar documentos para podermos ter uma idéia de como se desenvolveu a construção, demolição, reconstrução e em alguns casos a extinção das paradas e estações da E. F. Melhoramento (Linha Auxiliar), senão vejamos:



Imagem
Cópia de INDUSTRIAS, VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1896, p. 427.JPG

Podemos ver que no relatório das INDUSTRIAS, VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1896, p. 427, que todas as plataformas foram construídas no mesmo padrão e medida.

Entre outros fatores que também pode ter influenciado no posicionamento, seria a Duplicação que de alguma forma modificou o traçado e pode ter mexido com a localização e posição das estações e paradas, vejamos.


Linha Auxiliar duplicação - O Malho 1924.JPG
VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1924, p. 38 Duplicação.JPG



Em 1910 vemos modificações na linha e em várias estações e paradas da L. Auxiliar.

Obras na Estações 1910.JPG


Temos casos de demolição das estações e até mudanças de local.

Magno de Carvalho demolida.JPG
magno mudaça.JPG



Veja este caso de reconstrução de estação:

INDUSTRIAS, VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1905, p. 148 - Reconstrução Fructeiras.JPG



Por fim, temos o alargamento das bitolas que passaram de 1m para 1;60, com certeza isso mexeu com todo o traçado, é só comparar com o antigo traçado da EFRD e a linha do metrô.

Eu presumi que o local que fotografei, pudesse ser a extinta Andrade Araujo, pois se você for por dentro da linha, verá que o muro naquele local não tem continuidade e dentro da linha em sua área de domínio, tem uma construção que parece nitidamente uma antiga estação, mesmo que esteja modificada.

Não posso afirmar qual estação seria...

Quanto a Parada Cesário Machado, pelo menos fica a dica de sua localização:


Cesario Machado.JPG


Por fim, algumas pistas sobre a localização da Parada Heredia de Sá.

herádia de sá - rua Viúva claudio.JPG

Também a Parada Praia Pequena, que a EFRD se referia quando se utilizava da E. F. Melhoramentos em 1902, poderia ser Heredia de Sá.

Praia Pequena Heredia de Sá.jpg



Tem muita coisa que ainda estão nos causando dúvidas, mas que demanda muita pesquisa.


Forte abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 05 Jul 2017, 09:03

Oi Melekh.

Aconteceu alguma coisa, pois somente consegui visualizar o primeiro documento postado por você. Se foram extraídos de um local de armazenamento externo, tipo photobucket, eu não consigo visualizar. A não ser que vc faça o upload do seu PC ou Laptop.

Junto à falecida estação do Rocha, do lado voltado para a Ana Néri, havia um galpão, cujo lado para a ferrovia tinha uma plataforma, mas era junto à linha dos trens diretos e fui perguntado se era ruína da estação. Eu disse que não, que era um galpão de alguma empresa que dispunha de plataforma para um carregamento ferroviário. Eu não descarto a possibilidade da estrutura fotografada por você ter sido alguma plataforma, mas talvez de algum galpão ou empresa. Até não obtermos um documento atestando que Eduardo Araújo teve o local alterado, vou ficar com a minha opinião mais conservadora.

Sobre as medidas da plataformas, 22 x 4 (m), foi justamente o que especulei. Esse documento era da época da linha singela e no ato da duplicação, para evitar a demolição total da plataforma, a mesma pode ter tido a largura reduzida, pois dá para perceber que a pequena parada da foto não tem 4 metros de largura. Os meus olhos se recusam a acreditar nisso. :lol:

Sobre a alteração de nome, quando a EFRD, passou a compartilhar a linha com a Melhoramentos, ele deve ter "pensado" no seu público, que estava acostumado com o nome de suas estações e paradas. Para mim, a estação Jacaré era Herédia de Sá e Praia Pequena, Vieira Fazenda, pois fica mais coerente com as posições, porém para o público da Melhoramentos, as paradas continuavam a se chamar Herédia de Sá e Vieira Fazenda respectivamente.

É uma pena, não estar conseguindo visualizar onde era a parada Herédia de Sá, pois eu consegui achar o local exato da parada na esquina da Rua Viúva Cláudio com o antigo traçado da ferrovia. Acho que também consegui provar quase com certeza, que depois que o ramal de Arará foi inaugurado e o trecho da Melhoramentos, retilinizado, a estação de HS, foi suprimida e não houve interesse em construir outra no trecho novo.

Sobre o ano da foto de Eduardo Araújo, qual o ano da foto mesmo?? Pelo que li nos documentos, a parada tinha sido desativada no final dos anos 20. Talvez para o tráfego, continuando a existir como imóvel. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Melekh » 05 Jul 2017, 20:53

Adenilson.


Coloquei as postagens em anexo, o Dado me explicou como fazer... acredito que agora você poderá visualizar.

Sobre o galpão perto da “estação Rocha”, lembro bem quando ali ainda funcionava... e se por acaso existiu algo do tipo, próximo a Andrade Araujo, é uma probabilidade...

Sobre as medidas, fica difícil comprovar o certo, a não ser especular.


Quanto à alteração de nome, quando a EFRD, passou a compartilhar a linha com a E. F. Melhoramentos, Herédia de Sá aparece identificada como Praia Pequena conforme especificado na postagem em anexo; logo cogito que Vieira Fazenda, seria Jacaré, tanto que hoje ela foi batizada de Jacarezinho.

Neste caso acompanharia a seqüência da tabela Melhoramento / EFRD em 1902; pois fica mais coerente com as posições, porém para o público da Melhoramentos, as paradas continuavam a se chamar Herédia de Sá e Vieira Fazenda respectivamente.

Você tem razão, a parada Herédia de Sá, fica esquina da Rua Viúva Cláudio.

Sobre o ano da foto de Eduardo Araújo, o Jornal o Globo a publicou em 20/11/1940, porém já estava desativada.


Em tempo: Já anexei às postagens no Tópico de Turiaçu, agora você poderá visualizá-los.

Este é um assunto meio enigmático...

fbr_fabiana
Usuário ativo
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jun 2017, 15:46

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por fbr_fabiana » 06 Jul 2017, 00:11

Adenilson escreveu:Oi Melekh.

Aconteceu alguma coisa, pois somente consegui visualizar o primeiro documento postado por você. Se foram extraídos de um local de armazenamento externo, tipo photobucket, eu não consigo visualizar. A não ser que vc faça o upload do seu PC ou Laptop.

Junto à falecida estação do Rocha, do lado voltado para a Ana Néri, havia um galpão, cujo lado para a ferrovia tinha uma plataforma, mas era junto à linha dos trens diretos e fui perguntado se era ruína da estação. Eu disse que não, que era um galpão de alguma empresa que dispunha de plataforma para um carregamento ferroviário. Eu não descarto a possibilidade da estrutura fotografada por você ter sido alguma plataforma, mas talvez de algum galpão ou empresa. Até não obtermos um documento atestando que Eduardo Araújo teve o local alterado, vou ficar com a minha opinião mais conservadora.

Sobre as medidas da plataformas, 22 x 4 (m), foi justamente o que especulei. Esse documento era da época da linha singela e no ato da duplicação, para evitar a demolição total da plataforma, a mesma pode ter tido a largura reduzida, pois dá para perceber que a pequena parada da foto não tem 4 metros de largura. Os meus olhos se recusam a acreditar nisso. :lol:

Sobre a alteração de nome, quando a EFRD, passou a compartilhar a linha com a Melhoramentos, ele deve ter "pensado" no seu público, que estava acostumado com o nome de suas estações e paradas. Para mim, a estação Jacaré era Herédia de Sá e Praia Pequena, Vieira Fazenda, pois fica mais coerente com as posições, porém para o público da Melhoramentos, as paradas continuavam a se chamar Herédia de Sá e Vieira Fazenda respectivamente.

É uma pena, não estar conseguindo visualizar onde era a parada Herédia de Sá, pois eu consegui achar o local exato da parada na esquina da Rua Viúva Cláudio com o antigo traçado da ferrovia. Acho que também consegui provar quase com certeza, que depois que o ramal de Arará foi inaugurado e o trecho da Melhoramentos, retilinizado, a estação de HS, foi suprimida e não houve interesse em construir outra no trecho novo.

Sobre o ano da foto de Eduardo Araújo, qual o ano da foto mesmo?? Pelo que li nos documentos, a parada tinha sido desativada no final dos anos 20. Talvez para o tráfego, continuando a existir como imóvel. okk
No Jacarezinho, mais precisamente na passagem de nível, toda aquela região até chegar à feirinha é chamada de Prainha. Sei disso porque morei durante 29 anos lá e meus pais ainda moram lá dentro. Será que tem a ver com essa estação Praia Pequena?

Me chamo Fabiana e me registrei recentemente no fórum mas já o acompanhava faz alguns meses. Por acaso, hoje entrei pra ver mais coisas sobre ferrovias e li sua resposta e fiquei mais curiosa ainda se realmente Praia Pequena e Vieira Fazenda são a mesma coisa.

E mais: naquela rua que beira a linha do trem e sai no pontilhão que fica em cima do rio Jacaré e vai até a Viúva Cláudio, existem vários rastros de trilhos até um ponto em que casas foram construídas em cima deles (assim suponho). Se andarmos pro lado de Maria da Graça, esses trilhos passariam por dentro do terreno da G.E. Infelizmente, não tem como fotografar porque aquela região só tem gente estranha.

Na semana passada, eu estava no ônibus 629 e passei pelo buraco do Lacerda. Lembrei da tal estação Herédia de Sá e assim que atravessou eu olhei pro lado esquerdo e vi um portão azul como se estivesse fechando alguma passagem na linha do trem. Alguém já passou por ali e viu isso?

São muitas dúvidas. Quero dizer que estou aprendendo muito com as explicações de todos aqui. Vocês fazem um trabalho incrível!!!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2017, 09:08

Prezado Melekh.
Consegui ver os anexos.
Vamos por parte: Realmente algumas estações tiveram que sofrer severa mudança.
Magno: Teriamos que ver um mapa anterior a 1910 para saber se houve alteração da posição. A reportagem mostra uma possível alteração, mas não dá para ter certeza se foi fato consumado a alteração de local. A sugestão seria no tópico de MAGNO, postar mapas anteriores a 1910, uma vez que sabemos a localização atual da estação, hoje chamada de Mercadão. Inclusive em uma das reportagens, dá a entender que apenas a cobertura teria sido demolida, pois reporta-se à falta de abrigo das pessoas.

Sobre as estações de Herédia de Sá e Vieira Fazenda, continuo tendo a mesma opinião. No devido tópico, foi postado uma grade de estações e paradas, onde havia na ordem, a citação de Jockey Clube, atual triagem, Jacaré e Praia Pequena, quando a Rio D'ouro passou a utilizar o leito da auxiliar. Por isso penso que Jacaré era Herédia de Sá e Praia Pequena, Vieira Fazenda, quando chamadas pelo público da RDO, mas isso não tem nada a ver com a original parada Praia Pequena, na Dom Hélder Câmara, que já praticamente provamos, não ter tido plataforma.

Eu entendi que ao haver a citação, Herédia de Sá, Praia Pequena, houve no primeiro nome a citação da parada de trem, sendo Praia Pequena, o local do bairro na qual ficava, pois Herédia de Sá, nunca foi rigorosamente, considerado um bairro. Toda a região era conhecida como Praia Pequena, que possuía as estações Herédia de Sá e Vieira Fazenda, que virou bairro muitos anos depois, e Praia Pequena da Dom Hélder Câmara.

Sobre Cesário Machado, foi inaugurada na época da linha singela e existe uma mapa de 1910, que dá a entender que ela era do lado esquerdo, sentido subúrbio, apesar de ser mais lógico, que fosse a direita, mais próximo a atual D.H.Câmara, que era uma via muito mais movimentada. Sabemos que a parada realmente era quase colada a Miguel Ângelo, mas a citação de estação Cesário Machado era uma cultura de época ao citar os bairros, até então não oficializados rigorosamente, pois ainda havia o conceito das freguesias.

Por exemplo, sabemos que a Rua Coração de Maria, antiga Rua Cardoso não fica colada na estação do Méier, mas se eu fosse citar um imóvel na época, iria fazer da seguinte forma: Rua Coração de Maria (Rua Cardoso), número X, estação do Méier. A palavra estação, nesse caso era usado como referência apenas.

Voltando a Herédia de Sá, já quase conseguimos provar que não houve uma versão mais moderna da estação. No mapa de fundo azul, de 1917, conseguido por mim, da Rio D'ouro, há na abrangência do mapa, a estação Herédia de Sá, a direita no sentido Vieira Fazenda, junto a Viúva Cláudio, mas na aerofotogrametria de 1928, que consegui, não vi indícios de uma estação ou parada. Das duas, uma: Ou a cobertura foi removida, deixando a pequena plataforma sem contraste com o terreno, ou a estação pode ter sido até desativada e/ou demolida no ato da duplicação da via em 1925 e não em 1939, na retilinização da via em 1939 com a inauguração do ramal de Arará.

Sugiro tentarmos conseguir a grade de estações entre 1924 e 1940 da Melhoramentos para atestar isso.

Também sugiro que os tópicos específicos das estações sejam debatidos nos locais corretos.

Um forte abraço.







Melekh escreveu:Adenilson.


Coloquei as postagens em anexo, o Dado me explicou como fazer... acredito que agora você poderá visualizar.

Sobre o galpão perto da “estação Rocha”, lembro bem quando ali ainda funcionava... e se por acaso existiu algo do tipo, próximo a Andrade Araujo, é uma probabilidade...

Sobre as medidas, fica difícil comprovar o certo, a não ser especular.


Quanto à alteração de nome, quando a EFRD, passou a compartilhar a linha com a E. F. Melhoramentos, Herédia de Sá aparece identificada como Praia Pequena conforme especificado na postagem em anexo; logo cogito que Vieira Fazenda, seria Jacaré, tanto que hoje ela foi batizada de Jacarezinho.

Neste caso acompanharia a seqüência da tabela Melhoramento / EFRD em 1902; pois fica mais coerente com as posições, porém para o público da Melhoramentos, as paradas continuavam a se chamar Herédia de Sá e Vieira Fazenda respectivamente.

Você tem razão, a parada Herédia de Sá, fica esquina da Rua Viúva Cláudio.

Sobre o ano da foto de Eduardo Araújo, o Jornal o Globo a publicou em 20/11/1940, porém já estava desativada.


Em tempo: Já anexei às postagens no Tópico de Turiaçu, agora você poderá visualizá-los.

Este é um assunto meio enigmático...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2017, 10:07

Fabiana, muito prazer. O assunto envolvendo a sua resposta daria uma explicação tão longa, que acho que ficaria com uma tendinite ao digitar :lol: , mas vou tentar resumir.

A Rio D'ouro foi uma ferrovia extinta que foi aberta em 1875, se não me engano, para o abastecimento de água vindo da região de Rio D'ouro em Nova Iguaçú e por isso, o seu nome. Era como se fosse uma versão antiga do abastecimento pelo Guandú. A partir de 1884 foi aberta ao tráfego de passageiros.
Ela saía do Caju e não do Centro e vinha pela Carlos Seidl e cruzava com a Rua Bela, onde havia uma parada homônima. Depois seguia pela atual Pref. Olímpio de Melo e ao se afastar desta, em direção a atual Dom Hélder Câmara, havia a estação Benfica.
Seguindo pela suburbana, havia a parada Praia Pequena, que assim como a Parada Rua Bela, não tinha plataforma. A parada era onde hoje há uma praça na D.H.Câmara, próxima ao Rio Jacaré. Depois tinha Venda Grande, que era próxima à LBV, também sem plataforma. Como até 1885, não havia a Melhoramentos e estação de Del Castilho, a Rio D'ouro seguia sem interferência ao longo da D.H.Câmara.......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO A da Rio D'ouro.

Seguia a Rio D'ouro pela D.H.C. Em frente a atual Universal, havia a parada Capão do Bispo, sem plataforma e partir daí, a ferrovia saia mais do lado direito e passava para o esquerdo da D.H.C. a em frente a atual Rua Henrique Scheid, inexistente na época, havia a estação José dos Reis, com pequeno prédio e plataforma. Esta seguia até Pilares, onde alguns metros antes do largo, havia a estação Pilares, que não tem nada a ver com a atual do Ramal de Belford Roxo e que se chamava Cintra Vidal.

O nome original da parada Pilares da RDO era Pilares mesmo e não temos registros se havia plataforma. Seguia esta pela João Ribeiro até a Rua Silva Vale, onde havia a estação Engenho do Mato e esta passava a ser o que é hoje o leito da linha 2 do metrô......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO B da Rio D'ouro.

A partir da atual estação Tomás Coelho do metrô, a RDO seguia o leito onde hoje é a linha 2, indo até Belford Roxo, hoje trecho do ramal da Supervia e partir daí, havia seus ramais e subramais......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO C da Rio D'ouro.

Há indícios de uma parada Henrique Scheid e Terra Nova da Rio D'ouro, que pode ter sido a mesma, mas pelos documentos, teve vida efêmera. Ela pode ter sido na João Ribeiro.

Em 1885, as obras da Ferrovia Melhoramentos avançam, cortando a Rio D'ouro em 2 pontos. No atual viaduto de Del Castilho e na atual estação de Tomás Coelho.

Apesar de existir em 1884, havia um rabicho apenas da Rio D'ouro seguindo para Del Castilho, mas em 1898 apenas ele foi "esticado" até Inhaúma e seguindo até a atual estação de Tomás Coelho do Metrô.Nesse momento são inauguradas as estações de Liberdade, que era a versão Del Castilho da Rio D'ouro e Inhaúma. Havia atmbém outras paradas, mas não vamos cita-las para não complicar.........VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO D da Rio D'ouro.

Até 1898, portanto a Rio D'ouro tinha o traçado A, B e C.

Quando o trecho D foi inaugurado, acabou suprimindo o trecho B. Isso em tese, pois há indícios de superposição de tráfego até quase 1910....Então a Rio D'ouro passou a ter os trechos A, D e C.

Em 1922, foi inaugurada a estação Francisco Sá e os trens da Rio D'ouro " abandonaram" o traçado pela Dom Hélder Câmara, partilhando o leito da Melhoramentos até Del Castilho onde passava a acrescentar os trechos D e C apenas. Há também indícios que entre 1922 e 1924, a Rio D'ouro utilizava o seu leito antigo pela D.H.Câmara ( somente trecho A,) com um trem matutino e outro vespertino até se juntar com o trecho D em D.Castilho.

Respondendo a sua outra parte da pergunta, vem a questão: Já em 1910, a Rio D'ouro, sem uma estação inicial própria do Centro e devido ao apelo popular que tivesse um ponto inicial do Centro passou a utilizar a estação de Praia Formosaa, pois na época, tanto a Melhoramentos, quanto RDO, tinham bitola métrica. A Melhoramentos portanto, ficava fora do traçado da RDO pela D.H.Câmara e nesse momento e possuindo o seu público, penso que chamou a parada Herédia de Sá de Jacaré e Vieira Fazenda, de Praia Pequena, mas não tem nada a ver com Praia Pequena, a parada sem plataforma da Rio D'ouro na D.H.Câmara. Houve superposição de tráfego dos trens da Rio D'ouro saindo do Cajú e de Praia Formosa
Essa última é apenas uma opinião.

Concluindo, se você detectou trilhos, então é um achado incrível. Originalmente a Melhoramentos não era reta e não havia uma passagem subterrânea ali. A via era sinuosa e avançava até onde hoje era um ponto da favela onde há um caminho que percebemos ter sido o leito da Melhoramentos. Eu postei esse local no tópico de Herédia de Sá e sugiro que vc pesquise. Nesse ponto, a rua está apenas 1 metro acima da rebaixada Viúva Cláudio.

Toda aquela região era chamada de Praia Pequena até pelo menos os anos 20. Isso englobava a parte final de Benfica, onde foi feito o PAC, até a Democráticos, onde a partir dali, o local era Venda Grande.

Realmente sugiro que você vá ao tópico de cada estação e faça as perguntas que você quiser. Se soubermos, responderemos. Um abraço.


fbr_fabiana escreveu:
No Jacarezinho, mais precisamente na passagem de nível, toda aquela região até chegar à feirinha é chamada de Prainha. Sei disso porque morei durante 29 anos lá e meus pais ainda moram lá dentro. Será que tem a ver com essa estação Praia Pequena?

Me chamo Fabiana e me registrei recentemente no fórum mas já o acompanhava faz alguns meses. Por acaso, hoje entrei pra ver mais coisas sobre ferrovias e li sua resposta e fiquei mais curiosa ainda se realmente Praia Pequena e Vieira Fazenda são a mesma coisa.

E mais: naquela rua que beira a linha do trem e sai no pontilhão que fica em cima do rio Jacaré e vai até a Viúva Cláudio, existem vários rastros de trilhos até um ponto em que casas foram construídas em cima deles (assim suponho). Se andarmos pro lado de Maria da Graça, esses trilhos passariam por dentro do terreno da G.E. Infelizmente, não tem como fotografar porque aquela região só tem gente estranha.

Na semana passada, eu estava no ônibus 629 e passei pelo buraco do Lacerda. Lembrei da tal estação Herédia de Sá e assim que atravessou eu olhei pro lado esquerdo e vi um portão azul como se estivesse fechando alguma passagem na linha do trem. Alguém já passou por ali e viu isso?

São muitas dúvidas. Quero dizer que estou aprendendo muito com as explicações de todos aqui. Vocês fazem um trabalho incrível!!!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Eduardo Araújo

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2017, 10:19

Dado, tudo bem?

Desculpa a demora em te responder, mas eu não conhecia de cabeça, o aspecto das paradas citadas por você, isso porquê você tem mais familiaridade com aquele trecho que eu.
A primeira estação que me veio a cabeça quando vi Eduardo Araújo foi a parada Represa, da Rio D'ouro, mas em termos dimensionais, sem dúvida, Santa Dalila e Santa Guilhermina parecem mais. okk
DadoDJ escreveu:Essas estações/paradas parecem muito com o padrão utilizado também na linha Saracuruna x Visconde de Itaboraí (Santa Dalila, Santa Guilhermina ...).

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”