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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 13 Out 2012, 09:01
por DadoDJ
Adenilson escreveu:HUGO:
Não entendi a matéria :ttn:
Se a estação existia, por quê os moradores estariam dispostos a ceder tijolos para a construção da mesma? o0
Seria o caso realmente de Engenho do Matto ter tido duas estações ?
Ou melhor, uma hipótese:

1-Engenho do Matto funcionando na linha original até 1930, entretanto os trens trafegavam já pela variante nova via Inhaúma nessa época, então pode ser que realmente a estação da linha original
ainda existisse, e servisse como parada mesmo fora do leito novo;
2-Em 1931 inaugura-se Engenho do Rainha. As paradas em Engenho do Matto não são mais feitas;
3-Os moradores da localidade se oferecem para fornecer tijolos para a construção de uma nova Engenho do Matto, mais alinhada com o leito via inhaúma.

Seria isso ?

Adenilson, minha cabeça não está muito boa ... agora me lembro das indagações sobre José dos Reis feitas meses atrás. A estação tinha sua importância realmente, e ainda tem outro fator que colabora
para que a casinha seja mesmo a estação: vários prédios da ferrovia eram alugados, portanto nada impede que esta construção tivesse sido anteriormente algo não relacionado à ferrovia, sendo alugada posteriormente.
De qualquer forma, encontrei ontem à noite uma informação muito interessante: jornais de 1885 e 1886, se eu não me engano (os arquivos estão em um pen-drive lá em casa). Nessas matérias há relatos
de que será inaugurada uma estação José dos Reis em breve (para ter este tipo de notícia, a estação teve sua importância, não foi apenas uma parada simples e/ou sem cobertura).
Encontrei várias outras matérias legais que postarei hoje mesmo, se possível.
Até mais

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 15 Out 2012, 01:42
por juan
Muito interessante este tópico. Fiquei impressionado com as fotos postadas pelo Adenilson, da Av. Suburbana perto da parada José dos Reis. Esse galpão do lado direito da foto é parte do complexo de oficinas da Cia. Trajano de Medeiros, que pode ser identificada com facilidade na fotografia aérea. Com o fechamento desta empresa, as instalações foram utilizadas pela Central e RFFSA, como oficina de pontes. O carretão da oficina e os ramais que ligavam esta à oficina do Engenho de Dentro são facilmente reconhecíveis.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 16 Out 2012, 15:01
por Adenilson
DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu:HUGO:
Não entendi a matéria :ttn:
Se a estação existia, por quê os moradores estariam dispostos a ceder tijolos para a construção da mesma? o0
Seria o caso realmente de Engenho do Matto ter tido duas estações ?
Ou melhor, uma hipótese:

1-Engenho do Matto funcionando na linha original até 1930, entretanto os trens trafegavam já pela variante nova via Inhaúma nessa época, então pode ser que realmente a estação da linha original
ainda existisse, e servisse como parada mesmo fora do leito novo;
2-Em 1931 inaugura-se Engenho do Rainha. As paradas em Engenho do Matto não são mais feitas;
3-Os moradores da localidade se oferecem para fornecer tijolos para a construção de uma nova Engenho do Matto, mais alinhada com o leito via inhaúma.

Seria isso ?
Dado. Dentro da reportagem apresentada, seria a hipótese mais provável, mas já vimos mapas com a localização da estação de Engenho do Mato da variante nova e ela existiu.
Quem sabe, a mesma foi demolida parcialmente (a cobertura e/ou prédio por exemplo) e restando a plataforma ou a "nova" estação de E.Mato nunca teria sido de alvenaria, mas isso
colocaria por terra, a foto que já debatemos sobre a provável parada de E.Mato na variante nova. :ttn:


Adenilson, minha cabeça não está muito boa ... agora me lembro das indagações sobre José dos Reis feitas meses atrás. A estação tinha sua importância realmente, e ainda tem outro fator que colabora
para que a casinha seja mesmo a estação: vários prédios da ferrovia eram alugados, portanto nada impede que esta construção tivesse sido anteriormente algo não relacionado à ferrovia, sendo alugada posteriormente.
De qualquer forma, encontrei ontem à noite uma informação muito interessante: jornais de 1885 e 1886, se eu não me engano (os arquivos estão em um pen-drive lá em casa). Nessas matérias há relatos
de que será inaugurada uma estação José dos Reis em breve (para ter este tipo de notícia, a estação teve sua importância, não foi apenas uma parada simples e/ou sem cobertura).
Encontrei várias outras matérias legais que postarei hoje mesmo, se possível.
Até mais
Pois é Dado. José dos Reis não aparece naquele quadro de estações de 1885, mas realmente não deve ter sido construída muito depois.
De qualquer forma, o fato que mais me intriga é ter havido uma estação Henrique Scheid.
Já me passou pela cabeça dessa estação não ter existido na linha tronco, sem função para passageiros, mas em um dos ramais tais como Olaria, Oficinas ou qualquer outro, pois acho que o
Melekh já mostrou documentos que não se tratou da mesma parada com nomes diferentes.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 16 Out 2012, 15:15
por Adenilson
Obrigado Juan,
É a primeira vez que mantenho um contato direto contigo e saiba que está sendo quase uma obsessão, a obtenção de fotos das outras estações da linha tronco original, tais como Rua Bella,
Alegria/Benfica, Praia Pequena e etc:
É um ramal muito antigo e sobreviveu até os anos 20.
As chances de fotos com a linha em funcionamento são remotas, mas vamos tentando busca-las.

juan escreveu:Muito interessante este tópico. Fiquei impressionado com as fotos postadas pelo Adenilson, da Av. Suburbana perto da parada José dos Reis. Esse galpão do lado direito da foto é parte do complexo de oficinas da Cia. Trajano de Medeiros, que pode ser identificada com facilidade na fotografia aérea. Com o fechamento desta empresa, as instalações foram utilizadas pela Central e RFFSA, como oficina de pontes. O carretão da oficina e os ramais que ligavam esta à oficina do Engenho de Dentro são facilmente reconhecíveis.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 16 Out 2012, 16:02
por Adenilson
Dado.
Sei que esse tópico aqui é da linha a partir de Liberdade, mas tentei dar um zoom na possível estação da Rua Bella para saber se é possível saber se era de alvenaria.
Coloquei um círculo azul onde a maioria dos mapas aponta o local da parada.
O círculo vermelho indica o local pelo mapa de 1884. No círculo vermelho não vejo uma construção que possa ter sido a parada. E agora? :ttn:
Rua Bella E.F.R.O.1928.JPG
Abaixo, segue a parada da Alegria, chamada posteriormente de Benfica. Seria de alvenaria?
A distância e pela imagem aérea, parece okk
Benfica.E.F.R.O.1928.JPG

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 21 Out 2012, 10:32
por HUGO CARAMURU
falando do assunto.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Enviado: 08 Jun 2013, 23:26
por DadoDJ
ATENÇÃO !

Este tópico está trancado, não podendo receber novas postagens.
Estamos reformulando e reorganizando todos os tópicos e mensagens, de modo a evitar o acúmulo de mensagens e informações em apenas um tópico, com assuntos variados em seu conteúdo.
As mensagens agora serão divididas por ferrovia, trecho, ramal ou linha, e por estações ou paradas.
Também foram e poderão ser abertos tópicos com mensagens sobre notícias, documentos, obras de arte e outras instalações ou material rodante da ferrovia.

Para acessar o novo fórum desta ferrovia, acesse os links abaixo:


Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto (linha original, a pioneira, pela Av.Suburbana via Abolição e Pilares)

Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho da Rainha (linha em funcionamento a partir de 1922, via Inhaúma)

Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo

Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa

Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)

Ramal da Penha (Maria Angu)

Ramal de Xerém e Sub-ramais

Ramal de Tinguá

Outras linhas ou ramais particulares

Dados e Documentos Históricos

Material Rodante


Agradeço a compreensão !
okk