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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 19 Jul 2012, 14:39
por DadoDJ
Outro documento relevante sobre a linha original da EFRdO: um pedido de moradores da Estrada Real de Santa Cruz, para que retornasse o tráfego da ferrovia no trecho entre Capão do Bispo e Engenho do Matto !
Texto extraído do DOU de 04 de março de 1898:
DOU Página 3 de 04-03-1898 - Pedido de retorno de tráfego na linha original da EFRdO.png
Isso quer dizer que já não havia tráfego nesta linha desde esta época, logo que foi inaugurada a variante via Inhaúma ?! Mas vimos documentos citando as estações do trecho após este ano ...
Será que houve um retorno de tráfego realmente ou as estações ficaram abandonadas por anos após a inauguração da nova variante ?

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 19 Jul 2012, 15:29
por Francisco Amaral
E o requerimento foi negado. E note que a data que consta aqui nesta nota informa exatamente a data do diário oficial que vc postou no outro tópico: 23 de Setembro de 1897 e que vigorou a partir de 1º de Outubro de 1897. Pelo jeito esta foi a data de fechamento do ramal original, mas provavelmente o mesmo retornou algum tempo depois, pois consta em outros relatórios do Século XX. Mas será que a partir desta data o trecho da João Ribeiro foi cortado e nunca mais a EFRdO cruzou com a Auxiliar em Tomaz Coelho? Teria algo haver com "aconselhada pela conveniência do serviço público"?

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 19 Jul 2012, 18:14
por DadoDJ
Abaixo uma página do DOU de 07/10/1894 citando algumas estações, durante o período de festividades na Igreja da Penha.
Notem que aparentemente a estação José dos Reis era importante, pois havia trens partindo exclusivamente dela, em direção à Penha.
DOU Página 7 de 07-10-1894 - Passagens a partir de algumas estações.png

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 27 Jul 2012, 10:34
por Adenilson
Pessoal, bom dia!

Já perdi a conta de quantas vezes li os documentos postados pelo Melekh.
Em relação aos mesmos e minha interpretação, comento e pergunto o seguinte:


Melekh, qual o ano do documento cuja página 159 cita a construção de um ramal para E.Dentro, mas ainda sem nome.
Para mim, esse é o documento mais antigo, pois o ramal das Oficinas ainda não tinha esse nome.

Por falar em ramal das Oficinas, esse era um nome que para mim estava apenas associado a E.F.C.B. e sua linha do centro e não
tinha observado o seu nome como parte da Rio D'ouro.
No documento postado pelo Melekh (pág 583) está escrito que o ramal das Oficinas liga J.Reis a E.Dentro e com a distância de 983 metros.
Para mim esse J.Reis era o ramal, ou seja, o texto parece informar que o ramal das Oficinas ligava o ramal de J.Reis a E.Dentro.
Estou com tendência realmente a acreditar que esse ramal foi o que representei no outro tópico com a cor verde limão, mas no meu traçado, a distância superou um pouco 1 Km e o Amaral enfatizou que para ele, a medida não ia até a linha do centro (Estação de E.Dentro).
O traçado que representei em vermelho seria o ramal José dos Reis. Parece pelo texto que um era continuação do outro.

Depois de todas essas informações, comecei a achar que essa medida não era com contagem inicial a partir da linha do centro e sim do desvio que era comum aos trens da linha do centro, sendo o ramal das oficinas da Rio D'ouro oriundo desse desvio.
Acho que na realidade o ramal das Oficinas da Rio D'ouro era um sub ramal.

Em outro documento há a citação na página 325 que o ramal J.Reis teve o tráfego suspenso e cuja estação fora suprimida. Essa estação não teve o nome informado.
Peço ao Melekh a informação do ano desse documento.

Vou aguardar os anos dos documentos, mas até agora, eu chutaria que a partir da linha tronco existia apenas o ramal para E.Dentro (Oficinas). Com a construção da variante nova, houve uma construção de um novo ramal (J.Reis).

Já passou pela minha cabeça que esse ramal de J.Reis tenha sido um divisor de águas de uma construção da variante nova em duas etapas, sendo a contagem depois de um certo tempo, feita a partir de Del Castilho, mas por essa teoria maluca, com contagem não pela Suburbana como o Amaral cogitou, mas pela variante nova até o desvio para a Rua J.Reis e a partir daí até a "Suburbana".

Outra coisa que me chamou atenção foi que eles aproveitaram o ramal J.Reis da Rio D'ouro quase até a "Suburbana", para a linha que depois interligaria a linha do centro e auxiliar, pois pela revista guia rex, o traçado ia paralelo a H.Scheid e depois fazia um "S" estranho indo quase paralelo a "Suburbana" para depois proseguir com a linha já na altua da Rua J.Reis.

Grande Melekh....Seria possível vc não somente informar os anos dos documentos, mas também reposta-los em ordem?

VOU POSTAR ISSO NO RAMAL DE J.REIS TAMBÉM. okk

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 01 Ago 2012, 19:59
por Melekh
Adenilson,


Atendendo o seu pedido, posto as datas e o documento seguindo a ordem cronológica; acredito que o Dado poderá confirmar as datas, pois ele postou esses documentos no finado TGVBR e lá seguiu em ordem de datas.

Vejamos:

Página 159 -- 1894


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página 325 -- 1898


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Página 583 -- 1899


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Peço desculpas aos companheiros por não poder me ater mais na elucidação.
Em breve vou me desatolar e então foi pegar firme aqui.

Abraços a todos.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 07 Ago 2012, 22:43
por DadoDJ
Pessoal, hoje fui ao AGCRJ e resgatei o CD que encomendei com as imagens aéreas e mais duas fotos, totalizando 11 arquivos.
Ainda não vou postar todas as imagens por alguns motivos, dentre eles, a falta de tempo, a exigência de as imagens estarem tarjadas com marca d'água do AGCRJ não podendo ser reproduzida em nenhum outro local a não ser no fórum/site Trilhos do Rio etc etc ... também vou dar uma retocada nas imagens pois, apesar de estarem bem grandes (em média com 8mb, mas resolução de 72dpi) tem alguns trechos que dando um contraste acredito que ficarão melhor. Enfim,por tudo isso, vou postando aos pouquinhos ...
Entre as imagens aéreas, tem do ramal de Maria Angu, da linha circular em Madureira, da estação de Bonsucesso e da enseada da Praia de Inhaúma (inédita pra mim) na mesma imagem, enfim ... enviarei um e-mail mais detalhado para todos vocês, com algumas observações sobre estas imagens, e também com outros recados.
Mas para não deixar a curiosidade matar ninguém, posto abaixo uma imagem, que o Adenilson também havia visto e descrito aqui no fórum, mostrando a esquina da Estrada de Santa Cruz com a Rua José dos Reis. Eu também desenhei esta imagem, até que ficou parecido ...
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Até breve !

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 08 Ago 2012, 08:43
por Melekh
Dado,

Bela foto, um higiene mental.

Pessoal,

Perdoe-me a insistência, mas olhando a foto antiga sobre a suposta estação Pilar ou Pilares, (logicamente pilar seria na Leopoldina e Pilares na EFRD).

Comparem que o morro situado no lado esquerdo da imagem de Pilar se assemelha com o morro do lado direito da foto postada pelo companheiro Dado, ou estou enganado?


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Abraços.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 08 Ago 2012, 10:52
por RODRIGO MONSORES
Amigos , não duvidando de vocês ... mas nos arredores da rua José dos Reis com Dom Helder Câmara , não existe ( nos dias de hoje ) nenhum morro ao redor .
Será que está foto está descrita com a estação certa ???

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 08 Ago 2012, 11:04
por DadoDJ
Pois é, Rodrigo !
Quando eu comentei aqui sobre esta foto, não me lembrava desse morro na foto. Ontem, quando busquei o cd e vi as imagens, fiquei meio intrigado ... pode ser erro do próprio AGCRJ (eu mesmo corrigi duas imagens aéreas que lá estavam com a descrição incorreta !) ... erros assim nestas instituições não são incomuns ...
Vamos aguardar para ver o veredito dos outros membros ...

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 08 Ago 2012, 11:18
por RODRIGO MONSORES
Na minha opinião esta foto está descrita errada ( erro do AGCRJ ) ...
Essa imagem me lembra algo relacionado ao vale do Paraíba , mas posso estar errado ...