Pessoal, bom dia!
Já perdi a conta de quantas vezes li os documentos postados pelo Melekh.
Em relação aos mesmos e minha interpretação, comento e pergunto o seguinte:
Melekh, qual o ano do documento cuja página 159 cita a construção de um ramal para E.Dentro, mas ainda sem nome.
Para mim, esse é o documento mais antigo, pois o ramal das Oficinas ainda não tinha esse nome.
Por falar em ramal das Oficinas, esse era um nome que para mim estava apenas associado a E.F.C.B. e sua linha do centro e não
tinha observado o seu nome como parte da Rio D'ouro.
No documento postado pelo Melekh (pág 583) está escrito que o ramal das Oficinas liga J.Reis a E.Dentro e com a distância de 983 metros.
Para mim esse J.Reis era o ramal, ou seja, o texto parece informar que o ramal das Oficinas ligava o ramal de J.Reis a E.Dentro.
Estou com tendência realmente a acreditar que esse ramal foi o que representei no outro tópico com a cor verde limão, mas no meu traçado, a distância superou um pouco 1 Km e o Amaral enfatizou que para ele, a medida não ia até a linha do centro (Estação de E.Dentro).
O traçado que representei em vermelho seria o ramal José dos Reis. Parece pelo texto que um era continuação do outro.
Depois de todas essas informações, comecei a achar que essa medida não era com contagem inicial a partir da linha do centro e sim do desvio que era comum aos trens da linha do centro, sendo o ramal das oficinas da Rio D'ouro oriundo desse desvio.
Acho que na realidade o ramal das Oficinas da Rio D'ouro era um sub ramal.
Em outro documento há a citação na página 325 que o ramal J.Reis teve o tráfego suspenso e cuja estação fora suprimida. Essa estação não teve o nome informado.
Peço ao Melekh a informação do ano desse documento.
Vou aguardar os anos dos documentos, mas até agora, eu chutaria que a partir da linha tronco existia apenas o ramal para E.Dentro (Oficinas). Com a construção da variante nova, houve uma construção de um novo ramal (J.Reis).
Já passou pela minha cabeça que esse ramal de J.Reis tenha sido um divisor de águas de uma construção da variante nova em duas etapas, sendo a contagem depois de um certo tempo, feita a partir de Del Castilho, mas por essa teoria maluca, com contagem não pela Suburbana como o Amaral cogitou, mas pela variante nova até o desvio para a Rua J.Reis e a partir daí até a "Suburbana".
Outra coisa que me chamou atenção foi que eles aproveitaram o ramal J.Reis da Rio D'ouro quase até a "Suburbana", para a linha que depois interligaria a linha do centro e auxiliar, pois pela revista guia rex, o traçado ia paralelo a H.Scheid e depois fazia um "S" estranho indo quase paralelo a "Suburbana" para depois proseguir com a linha já na altua da Rua J.Reis.
Grande Melekh....Seria possível vc não somente informar os anos dos documentos, mas também reposta-los em ordem?
VOU POSTAR ISSO NO RAMAL DE J.REIS TAMBÉM.