E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 02 Set 2012, 17:29

Pode ser, Rodrigo !
Temos que comparar o relevo na foto antiga com o relevo na região atualmente para ver se são iguais.
Vou tentar encontrar alguma imagem que pudesse comparar com a antiga.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 06 Set 2012, 10:34

Rodrigo,

Pode ter ocorrido um desmonte de parte do morro, descaracterizando o local, mas repare que há uma rampa no local apontado como esquina.
Esse descritivo no AGCRJ está apontado como esquina das Ruas José dos Reis e Suburbana e não como um local aleatório da José dos Reis, o que ao meu ver, diminui a chance de ser o local.

Outra coisa que até o Dado pode testemunhar é que o AGCRJ já cometeu alguns erros, fundamentalmente em fotos que não possui descrição do local.

De qualquer forma, vamos aguardar novas informações. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 19 Set 2012, 08:42

Vamos agora a considerações importantes que constatei na minha visita ao AN.
Conforme mencionado no devido tópico, a parada Venda Grande não tinha o seu nome mencionado. Estava escrito apenas parada.
Antes de Liberdade, havia uma linha pontilhada escrita "segue para Inhaúma" como se essa variante fosse um projeto ou uma possibilidade.

Antes de "falar" sobre Pilares, vi uma coisa interessante que me chamou atenção sobre o local da parada Capão do Bispo e que eu não tinha reparado antes.

Baseado nos mapas antigos, a parada era aproximadamente onde a "Suburbana" se aproximava mais da linha auxiliar.
Ao ver a aerofotografia de 1928 não vi nada que lembrasse uma parada, pois já devia estar extinta, uma vez que o Dado achou reportagens sobre Capão do Bispo até 1915.
De qualquer forma, destaquei com um círculo azul um estranho caminho que poderia ser a entrada da fazenda, pois hoje não é ocupado por rua alguma, salvo a catedral da Universal.
As 3 ruas já existentes a partir da linha auxiliar e do lado esquerdo da Suburbana (sentido Cachambi) parecem ser respectivamente as Ruas Luiza Vale, Miranda Vale e Genésio de Barros. A partir daí, não havia mais ruas, salvo no Cachambi.

Sei que o Capão do Bispo era mais a esquerda, fora do enquadramento da foto, mas era bem longe da parada. Como havia esse caminho estranho e checando com os mapas sobre a localização da parada, concluí que a parada era por ali.
D.Castilho1928 - Cópia.jpg
Só concluindo, esse caminho é bem distante do local atual da entrada da fazenda do Capão.

Para maiores comparativos, segue abaixo o local no mapa postado e destacado pelo Melekh, lembrando que o sentido está invertido em relação a aerofotografia.
Imagem

Pilares.

Voltando a Pilares, não havia referência sobre uma parada ou estação, mas na planta da Rio D'ouro, vi uma chave dividindo a linha em duas e depois de um certo comprimnto, voltando a ser uma.
Uma das linhas era pontilhada e tal desvio, talvez fosse um projeto.
A linha férrea era aproximadamente no meio da via e tal alça se deslocava um pouco mais para a esquerda (estando de frente para a João Ribeiro).
Esse local deveria estar a menos de 100 metros do Largo dos Pilares, estando antes do mesmo.
Aguardem as fotos.

Ramal José dos Reis.

No mapa estava bem definido, mas com linhas a esquerda da Rio D'ouro (sentido Subúrbio). Algo bem parecido com os mapas de 1900 já publicados no início desse tópico.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 26 Set 2012, 15:31

Adenilson, ainda estou encucado com a suposta foto de Engenho do Matto, aquela do AGCRJ.
Você ía tecer algo sobre as distâncias entre ruas mostradas na foto, e isso realmente me intriga também.
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 26 Set 2012, 16:00

Dado. Não esqueci não. A questão é que tenho que montar uma combinação da foto antiga com uma do google, mas a questão se resume no seguinte:
Há uns postes na rua onde o fotógrafo está e mesmo nos mapas antigos, podemos verificar que no final da Rua João Ribeiro no encontro com a Automóvel Clube, o ângulo de referência de continuação da Automóvel Clube depois de findada a João Ribeiro segue o ângulo dessa última, então na foto antiga, penso eu, seria mais coerente vermos os postes mais afastados tendendo para a direita, mas os mesmos seguem reto. :ttn:
Ainda tenho muita coisa para postar, o que é bom sinal, mas tentarei dedicar um tempo para montar essa explicação, caso você (Dado) e os demais foristas que venham a ler esse post, não entenderem. okk

De qualquer forma, adianto que além do mapa de 1884, existe um que selecionei para digitalização, sendo este da década de 20. Esse mapa mostra a estação de Engenho do Mato no seguimento da Automóvel Clube, antes da confluência com a João Ribeiro, mostrando que houve mesmo 2 estações.

Dado. Li a MP, mas vou tentar fazer um teste de upload no photobucket. okk
DadoDJ escreveu:Adenilson, ainda estou encucado com a suposta foto de Engenho do Matto, aquela do AGCRJ.
Você ía tecer algo sobre as distâncias entre ruas mostradas na foto, e isso realmente me intriga também.
o0

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 11 Out 2012, 17:14

ESTAÇÃO JOSÉ DOS REIS.

Pessoal, há um tempo atrás, postei aqui nesse tópico a imagem do link abaixo:

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=541

Abordei na foto que as chances da edificação apontada na seta ser a parada José dos Reis; da linha original da Rio D'ouro e situada em frente a futura (na época) Rua Henrique Scheid; seriam grandes.

Consegui mais fotos da região, que praticamente atestam o fato.

Na foto abaixo, vejam a região de outro ângulo onde numerei como 1, a edificação na esquina com a Rua Fernão Cardim; como 2 um galpão ao lado, onde o Melekh atestava ser o local da estação e cujo terreno hoje está abandonado e 3; a estação com um círculo.

Reparem como a Suburbana era estreita e nessa etapa da obra de urbanização, uma das duas redes aéreas de eletrificação dos bondes estava instalada.
Para mim, os trilhos da Rio D'ouro deveriam ser aproximadamente onde o cidadão está cavando na obra.
Suburbana1.1928.JPG
Abaixo, apenas alguns meses depois, segue o trecho urbanizado e com os trilhos do bonde no lugar, mas ainda não havia calçamento em paralelepípedo.
Suburbana1.1929.JPG
Antes da visita do Dado ao AGCRJ, cheguei a avisa-lo que tinha visto uma aerofotografia da região que mostrava a estação.
Ao contrário que mostrava as plantas da SMU, a Rua Henrique Scheid; cuja largura já estava delineada por uma descontinuidade no mato; ainda não havia sido aberta.
A estação ficava exatamente em frente a rua e imagino que a mesma tenha sido demolida quando a rua foi realmente aberta ali.
Nas duas fotos acima, a Rua José dos Reis deveria estar pouco atrás do fotógrafo.

Em função disso, o Amaral tinha razão quando disse que a estação ficava ligeiramente deslocada para a calçada da Suburbana, uma vez que ainda não havia uma esquina oficial ali.
Numerei as edificações de acordo com a foto 1.
Vejam também se conseguem localizar resquícios da Olaria dos Reis.
J.Reis1928.JPG
Conclusão: Acho que o prédio em questão deve ser mesmo a estação José dos Reis (em frente a H.Scheid), sendo a terceira estação do trecho original da Rio D'ouro oficialmente registrada fotograficamente aqui no fórum (apesar de ser foto aérea).
As primeiras, sem estabelecer ordem, foram a parada Alegria/Benfica e a Estação Quinta do Cajú.
Sobre a Rua Bella, ainda não tenho certeza se a imagem aérea de 1928 mostra a parada, apesar de tudo indicar que sim, por isso não considerei.

Aplico aqui o mesmo raciocínio que fiz quando falei sobre Praia Pequena. Acho difícil bondes e trens terem coexistindo, apesar do mapa datado de 1907, que mostra bondes saindo da J.Bonifácio (Rua Todos os Santos na época) e entrando no Caminho dos Pilares (Alfredo de Sousa Mendes & Álvaro Miranda) junto com a linha da Rio D'ouro, mas pode ter sido o problema do acúmulo de informações e falta de atualização dos mapas. Temos que saber sobre isso, mas haveria espaço para trens e bondes coexistirem no trecho?

A foto é clara quanto a instalação da rede aérea e trilhos do bonde, então fica a pergunta. Os mesmos teriam sido retirados para a obra e recolocados, mostrando que poderia ter havido bondes antes?

A rede aérea foi instalada no momento da obra acima, mostrando que a partir desse instante, os bondes elétricos passaram a existir no trecho?

Havia sim bondes e trem da Rio D'ouro coexistindo, mas seriam bondes de tração animal?



P.S.:Também não verifiquei uma parada/estação na esquina da Rua J.Reis com Suburbana como mostra o Guia Briguiet, o único que mostra as duas paradas por sinal.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 12 Out 2012, 16:01

Engraçado ... não me lembro de ter visto esta planta no AGCRJ, Adenilson.
Me lembro que você me alertou sobre ela, mas não me vem na memória agora essa imagem.
Uma observação: apesar de parecer e praticamente comprovar a existência dessa estação através das imagens, será que ela realmente foi robusta e bem edificada assim.
Porque a ferrovia tinha poucas estações com construções de alvenaria ...
Não estou duvidando da casinha da imagem, que até pela posição sugere ser mesmo a estação José dos Reis.
Mas é só um questionamento perante a estrutura da EF Rio d'Ouro na época mesmo ...
A foto é de 1928, portanto o trecho de trilhos já havia sido erradicado. E sendo assim, a estação é bem antiga.
Por isso a pergunta: por ser uma construção robusta a construção da foto, ela se encaixaria no mobiliário da EFRdO na época, por volta do início do século XX/final do século XIX ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por HUGO CARAMURU » 12 Out 2012, 20:32

em A Noite.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Out 2012, 23:13

Dado. A planta em questão é a número 48.
A minha quase certeza em ser a estação (mais de 90%) não se deve às fotos. As fotos foram e estão sendo um complemento das plantas da SMU, em cima das quais já debatemos tanto.
Me lembro de ter visto plantas com uma amplitude de época razoável e todos mostravam a estação José dos Reis, mesmo em períodos em que essas plantas não mostravam mais a ferrovia.

As aerofotografias de 1928, apesar de tardia em vários aspectos, (Por quê o Santos Dumont não inventou o avião 10 anos antes? nnoo ) mostrou algumas estações da linha original da Rio D'ouro, tais como Alegria, chamada posteriormente de Benfica depois que a homônima da E.F.Norte foi extinta, J.Reis (foto acima) e quase certeza, Rua Bella em foto também já postada.
Sinceramente, todas pareciam de alvenaria, mesmo com pouca chance de visualização devido a foto aérea.

Me lembro quando debatemos também sobre algumas estações e/ou paradas da Rio D'ouro original com a citação de guarda chaves e até você concluiu que não deveria ser uma simples parada com apenas uma plataforma. Acho que foi até no TGVBR.
O Melekh muito apropriadamente comparou essa parada de J.Reis em semelhança com a provável parada Botafogo.
Existe uma foto também de uma casa, provavelmente uma casa de turma, ou até a parada Perna de Pau (hipótese improvável por estar fora do local apontado pelos mapas), que mostra bem de perto uma casa com uma arquitetura bem parecida. Essa foto está no tópico da linha do centro, quando o assunto era Perna de Pau e Todos os Santos.
Também vejo uma certa semelhança, apesar de mais diferente que as anteriores, com a estação original de Inhaúma. Deveria ser um padrão da época.

Eu me lembro também que você conseguiu um descritivo com estações da Melhoramentos e acho que da Rio D'ouro também.
Não vejo nenhum problema que algumas paradas fossem de alvenaria, mas isso não exime a Rio D'ouro, mesmo de ter paradas assim, de ser precária no que tange ao conforto das estações, pois o prédio de José dos Reis por exemplo deve ter uns 10 metros de comprimento com uma pequena plataforma em rampa a qual destaquei quando me referi a essa possibilidade pela primeira vez. Essa plataforma mal deveria caber 2 vagões, mesmo sendo os pequenos carros daquela época.
Até na própria foto perto de Praia Pequena de 1930, não descarto a possibilidade de restos de uma plataforma muito baixa possa estar escondida naquele matagal, afinal você achou trilhos da Rio D'ouro quase 140 anos depois de instalados por ali.

DadoDJ escreveu:Engraçado ... não me lembro de ter visto esta planta no AGCRJ, Adenilson.
Me lembro que você me alertou sobre ela, mas não me vem na memória agora essa imagem.
Uma observação: apesar de parecer e praticamente comprovar a existência dessa estação através das imagens, será que ela realmente foi robusta e bem edificada assim.
Porque a ferrovia tinha poucas estações com construções de alvenaria ...
Não estou duvidando da casinha da imagem, que até pela posição sugere ser mesmo a estação José dos Reis.
Mas é só um questionamento perante a estrutura da EF Rio d'Ouro na época mesmo ...
A foto é de 1928, portanto o trecho de trilhos já havia sido erradicado. E sendo assim, a estação é bem antiga.
Por isso a pergunta: por ser uma construção robusta a construção da foto, ela se encaixaria no mobiliário da EFRdO na época, por volta do início do século XX/final do século XIX ?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Out 2012, 23:16

HUGO:
Não entendi a matéria :ttn:
Se a estação existia, por quê os moradores estariam dispostos a ceder tijolos para a construção da mesma? o0

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”