E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 06 Set 2012, 11:21

Pessoal,

Eu verifiquei de novo e o diário oficial que aponta apenas a intenção de interligação entre as ferrovias é de 1909.
Portanto, esse não é o caso, mas em relação às outras coisas, ficam valendo as minhas indagações. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 18 Set 2012, 20:42

Informações Parada Venda Grande e demais.

Pessoal, ontem estive no AN pesquisando sobre a Rio D'ouro e consegui 2 mapas da ferrovia.
Um muito antigo onde existiam apenas; ou pelo menos estavam apenas com referência; a estação da Ponta do Cajú, Rua Bella e Venda Grande.
Nesse havia toda a linha troco e o ramal de "Iguassú"

O outro mapa não era tão antigo quanto o primeiro e mostra na íntegra o projeto da interligação (na época) da Melhoramentos com Rio D'ouro ao longo da atual Visconde de Niterói.

Era um simples mapa, mas a parada Rua Bella foi representada como um prédio, ou outra edificação quadrada e literalmente situado em posição de esquina.

O que mais me chamou atenção foi a primeira notação que parece mostrar a posição exata de Parada Venda Grande.
O mapa mostra o prédio, que seria a Venda Grande, literalmente a frente da Estrada da Pavuna, depois chamada de Estrada Velha.
A atual Rua Domingos de Barros ocupa o lugar desse prédio que avançava tanto para a esquerda, quanto para a direita da rua, lembrando que essa rua ainda não existia na época.

Na aerofotografia de 1928, o caminho qua seria a Rua Domingos de Barros já tinha sido aberta e o prédio ou seja lá o que for, da Venda Grande, demolido.

Falando agora sobre a parada, a mesma é apontada alguns metros além da Estrada Velha, sentido Del Castilho e não antes.
Esse local é próximo onde o Melekh tinha visualizado umas estruturas.

Segue no indicativo abaixo na aerofotografia de 1928, o local da parada segundo o mapa.

Veja o esquema abaixo com a seta bege, o local onde era a tal Venda Grande, já inexistente na foto, pois o caminho da Domingos de Barros já tinha sido aberto.

Em azul , o local da parada segundo o mapa, estando a mesma aproximadamente no meio da rua. okk
V.Grande.zoom.1928 - Cópia.JPG

Só para complementar, vi também onde era o local da estação Pilares e o ramal de José dos Reis. Aguardem postagens nos referidos tópicos. vv
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 18 Set 2012, 21:42

Huuuuuum ... show, Adenilson !

Relembrando o Melekh, estamos "fechando o cêrco" !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 09 Out 2012, 09:21

Pessoal,

Como disse acima o Dado, estamos tentando fechar o cerco da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
O sonho de consumo seria uma foto da ferrovia em seu trecho original.
Enquanto não conseguimos isso, vamos tentando imaginar o cenário de uma viagem por ela.

Segundo o Dado, ele tem registros de trilhos em operação no trecho Cajú-Liberdade até os anos 20.
Na aerofotografia de 1928 não há mais trilhos.

De qualquer forma, a foto abaixo me chamou atenção por fazer referência da Suburbana próximo ao Rio Jacaré.
Comparei com a aerofotografia e analisei bem a foto abaixo.
Na minha opinião a esquina ao fundo (mais atrás do bonde a direita) é a Estrada da Penha (Av. dos Democráticos) e o fotógrafo está de costas para Benfica e frente para o sentido de Maria da Graça.

Se eu não estiver errado, o matagal a direita da foto, do lado oposto onde o simpático caminhão está estacionado na contra-mão ==:( seria o local da antiga parada de Praia Pequena, pois o Augusto Malta enfatiza a proximidade com o Rio Jacaré, que estaria atrás do mesmo.

Analisem e dêem suas opiniões.
Imagino que o cenário que a Rio D'ouro deveria ter não deveria ser muito diferente, talvez salvo na foto abaixo, a presença dos bondes, a pavimentação em blocos de paralelepípedos e/ou poucas edificações a mais.
Praia Pequena1930.JPG
Abaixo segue a aerofotografia de 1928, já postada aqui e portanto, 2 anos antes da foto acima. Analisem o formato das construções e galpões próximos.
Com 2 anos de diferença, a situação não deve ter mudado tanto.

Para mim, o círculo azul representa o local de onde foi batida a foto e a seta bege, seria o local da parada Praia Pequena, que no caso da foto acima estaria a direita.
A seta vermelha na foto abaixo é a estação de Vieira Fazenda, fora do enquadramento da foto acima.

Vejam se entendam o meu raciocínio e opinião.
Praia Pequena & Vieira Fazenda.1928.jpg

Abraço a todos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Francisco Amaral » 09 Out 2012, 10:24

Adenilson, acho que não tem nem o que discutir. Parabéns pelo achado!

Um outro detalhe que corrobor ao local é a arvoré atrás do casarão à esquerda. Está no memso lugar da árvore da foto aérea.

Inclusive na foto, me pareceu o que seriam os resquícios do leito da EFRdO na calçada oposta ao Malta. Auqela calçada larga em areia.

Outra coisa que só notei agora: É impressão minha, ou na foto aérea, sobre o Rio Jacaré, existe uma ponte estreita ao lado e paralela a Avenida Suburbana? Será que é a ponte por onde passava o leito da EFRdO?

E mais uma. Acho que o Galpão que aparece atrás no bonde, onde ficava a Fábrica de Fumo, está de pé até hoje, ou estava até pouco tempo, e ainda aparece no Google Maps.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 09 Out 2012, 13:50

Adenilson, parabéns !
Acredito que você tenha assinalado certinho o ponto fotografado na imagem ao nível do solo e aérea. Claro, considerando uma margem de erro, que deve ser de centímetros ...
:lol:
O Amaral bem citou esses detalhes: parece ter uma ponte paralela à avenida, na imagem aérea, e esse descampado suspeito na calçada oposta ao fotógrafo. Deve ter sido o leito da ferrovia.
Notem também que há um poste pequeno, no meio do nada, do lado direito, que pode ter servido como poste telegráfico à ferrovia.
Imagem fantástica, Adenilson !
Valeu !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 11 Out 2012, 15:33

Pessoal, valeu pelos comentários.
Agora eu queria aproveitar os comentários de vocês para levantar alguns questionamentos e dar a minha opinião.

Há uns dias atrás (se não me engano no dia 04/10 e no tópico do ramal de Maria Angú), o Hugo indagou sobre um questionamento, no qual trens da Rio D'ouro e bondes não coexistiram na atual Avenida Vicente de Carvalho.
Estive analisando muito a foto da página anterior e acho que isso também ocorreu na Suburbana.
Não haveria espaço para trens e bondes circularem, pois a via se mostrou mais estreita que o esperado, salvo se apenas uma linha de bonde existisse.
Na foto vemos 2 linhas e nem sei como o bonde vai passar ou como passou pelo caminhaozinho estacionado. :ttn:

Vejam ao fundo como parece que a Suburbana fica discretamente mais estreia depois da Estrada da Penha (Democráticos). Para lá não era o caminho dos bondes, pelo menos nessa época.
Todos os bonde iam/vinham para/de (a) direção de Bonsucesso.

Amaral. Sobre o que você indagou acho que o trilho da Rio D'ouro não era sobre a calçada, mas acho que aproveitaram o trilho mais próximo do outro lado da via (onde havia Praia Pequena) para colocar o do bonde, apesar das bitolas e trilhos diferentes, por isso mencionei um trilho como aproveitamento.
Digo isso, pois normalmente os trilhos de bonde não são tão próximos à calçada para permitir que uma curva mais fechada seja feita com segurança para quem está na calçada. Estranhamente o trilho do bonde está muito próximo a mesma.

Resumindo. Acho que esse calçamento deve ser novo e que o leito antigo da Rio D'ouro era muito próximo a calçada, mas na minha opinião talvez a calçada não existisse ainda.
A ponte observada e comentada por vocês realmente parece denunciar por onde passava o trilho da ferrovia. :beer:
Em Praia pequena havia um desvio e trilhos em ambos os lados da parada. Depois que pegar as fotos, postarei as mesmas mostrando isso.
Além disso, plantas da SMU também mostram isso.
Nesse caso sim, o segundo trilho depois da chave estaria acima da calçada mostrada na foto.

Essa foto não deve ter sido tirada muito depois que os trens da Rio D'ouro pararam de circular por ali. Talvez uns 5 ou 6 anos, o que seria tempo suficiente para pavimentar a rua, instalar as linhas de bonde e etc:

Só para finalizar sobre o que vc disse sobre a Fábrica de Fumo, o local até pouco tempo (uns 3 ou 4 anos) era a Souza Cruz. Com a mudança da parte laboratorial para o sul, os galpões ficaram sem uso e deverão se transformar em uma unidade da polícia, segundo matéria postada pelo Dado.

Por ali, talvez um pouco mais ao fundo (atrás do galpão em primeiro plano a esquerda da foto), o Dado junto com o Júlio acharam os trilhos da Rio D'ouro.
Reparem que a calçada parece avançar mais um pouquinho para a rua ocupando o local do segundo trilho do bonde, cuja direção seguia para a Estrada da Penha.
A aerofotografia de 1928 também parece mostrar isso.

Podem dar suas opiniões. okk





DadoDJ escreveu:Adenilson, parabéns !
Acredito que você tenha assinalado certinho o ponto fotografado na imagem ao nível do solo e aérea. Claro, considerando uma margem de erro, que deve ser de centímetros ...
:lol:
O Amaral bem citou esses detalhes: parece ter uma ponte paralela à avenida, na imagem aérea, e esse descampado suspeito na calçada oposta ao fotógrafo. Deve ter sido o leito da ferrovia.
Notem também que há um poste pequeno, no meio do nada, do lado direito, que pode ter servido como poste telegráfico à ferrovia.
Imagem fantástica, Adenilson !
Valeu !
Francisco Amaral escreveu:Adenilson, acho que não tem nem o que discutir. Parabéns pelo achado!

Um outro detalhe que corrobor ao local é a arvoré atrás do casarão à esquerda. Está no memso lugar da árvore da foto aérea.

Inclusive na foto, me pareceu o que seriam os resquícios do leito da EFRdO na calçada oposta ao Malta. Auqela calçada larga em areia.

Outra coisa que só notei agora: É impressão minha, ou na foto aérea, sobre o Rio Jacaré, existe uma ponte estreita ao lado e paralela a Avenida Suburbana? Será que é a ponte por onde passava o leito da EFRdO?

E mais uma. Acho que o Galpão que aparece atrás no bonde, onde ficava a Fábrica de Fumo, está de pé até hoje, ou estava até pouco tempo, e ainda aparece no Google Maps.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 08 Jun 2013, 23:26

ATENÇÃO !

Este tópico está trancado, não podendo receber novas postagens.
Estamos reformulando e reorganizando todos os tópicos e mensagens, de modo a evitar o acúmulo de mensagens e informações em apenas um tópico, com assuntos variados em seu conteúdo.
As mensagens agora serão divididas por ferrovia, trecho, ramal ou linha, e por estações ou paradas.
Também foram e poderão ser abertos tópicos com mensagens sobre notícias, documentos, obras de arte e outras instalações ou material rodante da ferrovia.

Para acessar o novo fórum desta ferrovia, acesse os links abaixo:


Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto (linha original, a pioneira, pela Av.Suburbana via Abolição e Pilares)

Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho da Rainha (linha em funcionamento a partir de 1922, via Inhaúma)

Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo

Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa

Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)

Ramal da Penha (Maria Angu)

Ramal de Xerém e Sub-ramais

Ramal de Tinguá

Outras linhas ou ramais particulares

Dados e Documentos Históricos

Material Rodante


Agradeço a compreensão !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”