Pessoal,
Eu refiz o trraçado que o Melekh já tinha feito do ramal J.Reis e cheguei a algumas conclusões e indagações.
Que distância de 983 metros seria essa, uma vez que fiz dois traçados. Um em vermelho, da "Suburbana" até a Inhaúma e deu pouco mais de 1,5 Km e em verde limão, da "Suburbana" até a linha tronco da E.F.C.B. como mostra o guia Briguiet e a distância se aproximou mais, dando pouco mais de 1 Km?
Verifiquei que onde é hoje o Engenhão, havia um ponto comum entre o ramal José dos Reis e das Oficinas da E.F.C.B.
Será que coexistiram e caso sim, havia um ponto de bifurcação?
Verifiquei que salvo uma curva muito excêntrica, não seria possível sair da linha tronco antiga da Rio D'ouro e ir pelo ramal até Inhaúma.
Será que isso reforça a interligação com a auxiliar, conforme especulado?
Para mim, a tal estação desativada no ramal poderia ser H.Scheid, pois a sua linha "avançava" paralela à rua homônima que antes da década de 20 (séc XX) não chegava a "Suburbana".
Se foi isso, por quê o Guia Briguiet mostra as estações na linha tronco original da Rio D'ouro?
Todos os mapas levam a crer que a estação que ficava em frente a Rua Henrique Scheid se chamava J.Reis, sendo a única exceção dessa notação, o guia Briguiet.
Como no documento postado pelo Melekh, não é citado o nome da estação desativada em 1891 e sim o nome do ramal, será que havia uma terceira estação, caso o guia Briguiet esteja certo?
Seguem abaixo a representação que fiz dos traçados. Pode haver algum erro, uma vez que as "cicatrizes" só aparecem em certo ponto, mas foram "apagadas" na região do engenhão.
VERMELHO (Da "Suburbana" a Inhaúma).
J.Reis2.jpg
VERDE LIMÃO (Da "Suburbana" a linha tronco da E.F.C.B., onde até os anos 90, funcionou o ramal das oficinas).
J.Reis1.jpg
Se alguém não entendeu minhas dúvidas, poderei repetir com outras palavras.