EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Francisco Amaral » 20 Jul 2012, 11:52

Adenilson, segue a minha opinião sobre os ramais citados pelo Melekh:


- 1883 – Ramal de Engenho de Dentro – 983 m - Esse era o ramal original das oficinas, quando só havia a linha tronco pela Suburbana. É aproximadamente a linha em verde que vc fez, mas não acredito que se ligasse à EFCB. Acho que ele terminava em algum ponto dentros das oficinas da EFCB. Por isso dá menos que o 1km e pouco que seria até a linha da Central.

- 1891 – Ramal de Jose dos Reis – Suspenção do Ramal e foi suprimida a Estação - Eu iamginaria que este Ramal José dos Reis seria o ramal que vinha de Inhauma até a Suburbana em boa parte junto à Rua José dos Reis. Mas isso só teria sentido se a variante de Inhauma já existisse ou se a data de 1891 estiver errada.

- 1899 - Ramal das Oficinas – De José dos Reis a Engenho de Dentro -- 3,263 m - Essa metragem bate com o que eu imaginei. Provavelmente nessa época os trens de passageiros já seguiam apenas pela variante nova por Inhauma. O trecho entre Liberdade e as oficinas do Engenho de Dentro passou a ser o "Ramal das Oficinas". A distência entre Liberdade, até a Henrique Scheid, entrando a seguir no ramal até as oficinas da Central batem com esta quilometragem. Só fiquei na duvida do pq eles chamam "De José dos Reis a Engenho de Dentro", mas pensei numa hipótese.
Ali eles estariam citando dois ramais: 1- Ramal das Oficinas, que seria de Liberdade até José dos Reis. 2- Ramal "De José dos Reis a Engenho de Dentro" que é o anteriormente chamado "Ramal de Engenho de Dentro" que ele entrava na sequência ali na esquina da Henrique Scheid. Cabe ressaltar que talvez este ramal poderia ser acessado apenas vindo da Auxilar se o cruzamento em Liberdade tivesse sido erradicado.

Tenho uma idéia que seria de colocar em um tópico para consulta, todos os Relatórios que citam a Rio d'Ouro e suas grades de horários em ordem cronológica com as suas datas de publicação. Vcs acham que seria muito difícil fazer isso? Ou alguem já tem isso?

Abaixo, em vermelho, o que seria o "Ramal das Oficinas" e, em amarelo, o que seria o "Ramal de Engenho de Dentro" ou "De José dos Reis à Enegnho de Dentro".
Longa.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por DadoDJ » 20 Jul 2012, 15:01

Francisco Amaral escreveu:(...)
Tenho uma idéia que seria de colocar em um tópico para consulta, todos os Relatórios que citam a Rio d'Ouro e suas grades de horários em ordem cronológica com as suas datas de publicação. Vcs acham que seria muito difícil fazer isso? Ou alguem já tem isso?
(...)
Eu já havia pensado nisso, inclusive criei há alguns anos um blog para tratar exclusivamente da EFRdO, onde iria postar tópicos em ordem cronológica (o primeiro tópico falava exatamente sobre a criação e inauguração da ferrovia), mas infelizmente o fechei (por enquanto) por falta de tempo de atualiza-lo.
Mas no site estou montando uma seqüência, não apenas da EFRdO, mas de todas as ferrovias fluminenses. Na parte da EFRdO está um pouco atrasado, mas tá ficando show !
Quando eu estiver com algo mais acessível, postarei o link (isso se o site não estiver no ar ainda).
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 23 Jul 2012, 16:01

Preclaro Amaral,

Você pode até ter razão, mas acho que tem um "elo perdido" aí nessa história.
Veja na página anterior que existe uma seqüência de 3 mapas postados pelo Melekh.

No primeiro deles, de 1900, a estação J.Reis parece estar na margem da Estrada de Santa Cruz como se esta ainda não tivesse os 20 metros descritos nos PAA's e existe uma bifurcação próxima a estação. Estranhamente a linha no mapa parece interrompida após atravessar a atual Rua das Oficinas.

Já no guia Briguiet, existe um traçado que não tem o desvio suave da linha do mapa de 1900, mas mostra o traçado desde a E.F.C.B. até a variante nova de Inhaúma, atravessando a variante antiga sem aparentemente ter um desvio.
Repare que o ponto do desvio que a linha tem a partir da linha do centro (E.F.C.B.) é o mesmo que aparece na revista guia rex em tempos mais modernos (3º mapa postado pelo Melekh-vide página anterior).

Agora quando falamos de ramal das Oficinas, não consigo imaginar nada relativo a Rio D'ouro e sim o ramal que passava próximo a José dos Reis, aparentemente unindo a Melhoramentos às oficinas de E.Dentro, assim como à linha tronco da linha do centro da E.F.C.B.
Essa linha estaria representada no 3º mapa, que é o da revista guia rex postada pelo Melekh.

Se vocês conseguirem associar o nome "ramal das oficinas" à Rio D'ouro, por favor me dêem uma luz. hmy
A princípio esse ramal foi o que cuja metade perdurou até os anos 90 onde havia uma passagem de nível na Rua Goiás, sendo esta comum ao ramal que seguia para a Rio D'ouro segundo o Guia Briguiet. Tal fato me faz crer que ali há muito tempo havia bitola mista, mas nos tempos que esse relator presenciou e sem Rio D'ouro em qualquer variante, a bitola era larga.

O problema é que o Guia Briguiet acumula informações de coisas atuais (na época) com coisas que não existiam mais, conforme o exemplo da Parada Perna de Pau.

Se contarmos o ramal que está no guia Briguiet até a "Suburbana" a partir do tal desvio que era original da linha do centro, a medida bate com os 983 metros.
E aí nesse ponto, você tem razão quando diz que o ramal não iria até a linha do centro, mas com uma ressalva.
A ressalva seria que a contagem seria a partir do desvio com a linha do centro que adentrava às oficinas vinda da linha tronco, mas pelo guia Briguiet, parece que tecnicamente era possível um trem sair da linha tronco, atravessar a "Suburbana" e retornar por Inhaúma, sendo todo esse trecho em bitola mista.

Fica outra pergunta, o traçado que está no mapa de 1900 é diferente do Guia Briguiet. Por quê e qual o mais antigo?
Será que a desativação mencionada não tem a ver com essas diferenças? :ttn:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 27 Jul 2012, 10:36

Pessoal, bom dia!

Já perdi a conta de quantas vezes li os documentos postados pelo Melekh.
Em relação aos mesmos e minha interpretação, comento e pergunto o seguinte:


Melekh, qual o ano do documento cuja página 159 cita a construção de um ramal para E.Dentro, mas ainda sem nome.
Para mim, esse é o documento mais antigo, pois o ramal das Oficinas ainda não tinha esse nome.

Por falar em ramal das Oficinas, esse era um nome que para mim estava apenas associado a E.F.C.B. e sua linha do centro e não
tinha observado o seu nome como parte da Rio D'ouro.
No documento postado pelo Melekh (pág 583) está escrito que o ramal das Oficinas liga J.Reis a E.Dentro e com a distância de 983 metros.
Para mim esse J.Reis era o ramal, ou seja, o texto parece informar que o ramal das Oficinas ligava o ramal de J.Reis a E.Dentro.
Estou com tendência realmente a acreditar que esse ramal foi o que representei no outro tópico com a cor verde limão, mas no meu traçado, a distância superou um pouco 1 Km e o Amaral enfatizou que para ele, a medida não ia até a linha do centro (Estação de E.Dentro).
O traçado que representei em vermelho seria o ramal José dos Reis. Parece pelo texto que um era continuação do outro.

Depois de todas essas informações, comecei a achar que essa medida não era com contagem inicial a partir da linha do centro e sim do desvio que era comum aos trens da linha do centro, sendo o ramal das oficinas da Rio D'ouro oriundo desse desvio.
Acho que na realidade o ramal das Oficinas da Rio D'ouro era um sub ramal.

Em outro documento há a citação na página 325 que o ramal J.Reis teve o tráfego suspenso e cuja estação fora suprimida. Essa estação não teve o nome informado.
Peço ao Melekh a informação do ano desse documento.

Vou aguardar os anos dos documentos, mas até agora, eu chutaria que a partir da linha tronco existia apenas o ramal para E.Dentro (Oficinas). Com a construção da variante nova, houve uma construção de um novo ramal (J.Reis).

Já passou pela minha cabeça que esse ramal de J.Reis tenha sido um divisor de águas de uma construção da variante nova em duas etapas, sendo a contagem depois de um certo tempo, feita a partir de Del Castilho, mas por essa teoria maluca, com contagem não pela Suburbana como o Amaral cogitou, mas pela variante nova até o desvio para a Rua J.Reis e a partir daí até a "Suburbana".

Outra coisa que me chamou atenção foi que eles aproveitaram o ramal J.Reis da Rio D'ouro quase até a "Suburbana", para a linha que depois interligaria a linha do centro e auxiliar, pois pela revista guia rex, o traçado ia paralelo a H.Scheid e depois fazia um "S" estranho indo quase paralelo a "Suburbana" para depois proseguir com a linha já na altua da Rua J.Reis.

Grande Melekh....Seria possível vc não somente informar os anos dos documentos, mas também reposta-los em ordem?

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 08 Ago 2012, 08:12

Adenilson,


Atendendo o seu pedido, posto as datas e o documento seguindo a ordem cronológica; acredito que o Dado poderá confirmar as datas, pois ele postou esses documentos no finado TGVBR e lá seguiu em ordem de datas.

Vejamos:

Página 159 -- 1894


Imagem



página 325 -- 1898


Imagem



Página 583 -- 1899


Imagem


Peço desculpas aos companheiros por não poder me ater mais na elucidação.
Em breve vou me desatolar e então foi pegar firme aqui.

Abraços a todos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 08 Ago 2012, 09:25

Obrigado Melekh.
Prometo que vou raciocinar em cima dessas datas e em breve darei a minha opinião.
Abraços.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 14 Out 2012, 15:07

Alô galera , boa tarde ... ainda há trilhos visíveis deste Ramal ... o problema é até quando ... vejam :
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por DadoDJ » 14 Out 2012, 16:51

Show, Rodrigo !
Comprovando o traçado desta linha, no meio de uma comunidade atualmente !
Valeu !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 23 Nov 2012, 15:35

Pessoal,

Estou postando essa foto aqui, pois não tinha um local definido para tal, em função de não saber precisamente que ramal é esse.
O local é o bairro do E.Dentro e a bitola é mista.
Vejam galpões ao fundo e um deles com uma chaminé, mais a direita.

Será que tinha alguma coisa a ver com a Olaria J.Reis.

Em contra-partida havia em 1917, o ramal de E.Dentro (planta resgatada por mim) e levando em consideração que a foto abaixo é de 1919, são quase contamporâneas.
Seria o ramal de E.Dentro da Rio D'ouro?
E.Dentro1919.JPG
Só uma observação, as plantas mostram que em 1917 não havia mais sinal do ramal Liberdade-E.mato, via Pilares.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Nov 2012, 18:19

Show de fotos e de informações valiosas! Primeiramente, fiquei estarrecido com os trilhos da Rio Douro. 9k por metro é uma barrinha bem simples. Esses trilhos dessa bitola mista deve ser ou o 25 ou o 37 k por metro. Aqui em São João del Rey, quando da inauguração os trilhos eram os 17 por metro. Ainda tem um pedaço del de linha com eles aqui, na frente da estação. Caramba! A gente aprende cada coisa com essa Rio Douro !. Parabéns a todos !

Responder

Voltar para “EF Rio d'Ouro”