EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 23 Nov 2011, 08:48

Coloco mais resquícios do Ramal.


Imagem

Vide o Portão Isolando o Ramal, na Rua das Oficinas. em frente o Engenhão e o que restou de uma ponte.


Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 28 Nov 2011, 16:08

Melekh, tudo bom?

Antes de tudo obrigado por enviar a foto da suposta construção ligada a ferrovia que solicitei.

Tenho vários comentários a fazer.

1) O guia Briguiet mostra a parada Henrique Scheid e José dos Reis sendo duas paradas independentes.
Se não me falha a memória, é o único mapa ou guia que mostra isso.
Por favor, se alguém lembrar de outro, é só falar okk

Alguns mapas da SMU mostram a parada Henrique Scheid (guia Briguiet) sendo chamada de José dos Reis e não mostra a José dos Reis que ficaria próxima a rua homônima.
Isso é uma questão que tem que ser esclarecida.
De qualquer forma, nos mapas da SMU, a parada é mostrada no meio da rua, junto ao final da Henrique Scheid. A Rua Piauí aparece pontilhada também como se terminasse ali, mas posteriormente o projeto de alinhamento mudou e essa rua termina antes na Dom Helder Câmara.

No mapa que você postou abaixo, a Parada José dos Reis (que deveria ser nesse caso Henrique Scheid) aparece do lado oposto onde estaria a linha tronco (até final do século XIX) da Rio D'ouro.
Se juntarmos os mapas da SMU e o abaixo e admitindo ambos como verdadeiros, dá a impressão que essa parada não atendia o ramal principal de passageiros, mas era um desvio para cargas ou algo assim.

Imagem

No outro fórum, o Dado e eu chegamos a discutir esse assunto e ele postou muitos documentos lá. Vamos torcer que o outro site possa se reestabelecer para que possamos pelo menos transferir esses documentos para cá.

Para vocês terem uma idéia, eu estive no AGCRJ e achei uma foto que supostamente era das esquinas das ruas José dos Reis e Estrada de Santa Cruz (Suburbana e agora D.H.Câmara) e vi um galpão minúsculo, do tamanho de uma casinha, mas muito estranho.
Parecia ser feito com metal conrugado, como aquelas portas de enrolar, muito encontradas em botequins.
Haviam desvios, ou seja, mais de uma linha no local, mas nada que de fato parecesse uma parada ou estação.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 28 Nov 2011, 16:34

Melekh,

Em relação a posição dos estribos Monhangaba e a parada Chave Zieze, o Luiz Eduardo tem razão.
Fiz o traçado em comparação a estação Cintra Vidal e verifiquei que a cabeceira parada Chave Zieze ficava exatamente onde há o viaduto de acesso à Linha Amarela e Monhongaba ficava um pouco menos de 200 metros antes (em direção a Del Castilho conforme expliquei melhor no tópico da Melhoramentos).

Baseando-me na foto abaixo e no esquema postado por você, chave Zieze estaria no local marcado como Monhangaba.
No local apontado por você como chave Zieze não existia nada.
O estribo Monhangaba estaria "saindo" da foto abaixo da mesma.

Imagem

Claro: Estou dizendo isso baseado nas distãncias do documento enviado pelo Dado. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 02 Dez 2011, 13:38

Adenislson,


Você e o Dado estão dando uma ótima demonstração no seguimento da Estação Maria da Graça, eu estou buscando maiores informações para também puder participar.

A respeito do guia Briguiet este realmente mostra a parada Henrique Scheid e José dos Reis como duas paradas distintas.

O mapa de 1910 que você indicou o atalho do Zoom, mostra somente a Parada/Estação José dos Reis.

Os outros mapas que trazem a Variante Antiga da EFRD até Engo. Do Matto, não trazem as estações discriminando-as, é isso mesmo?

Se você notar, eu postei dos fraguimentos de mapas, um com o Ramal das Oficinas saídas de Inhaúma e outro saindo somente da Linha Auxiliar, com traçado diferente, pois não existia o trecho que saia de Inhaúma e no Mapa da Google eu coloquei um suposto traçado no qual o ramal segue todo paralelo a Rua José dos Reis, digo suposto, pois não vi mapa algum que pudesse comprovar.


Em relação à posição dos estribos Monhangaba e a parada Chave Zieze, me baseei nos documentos postados pelo Dado e que eu aqui recoloquei. Monhangaba, saia o Ramal da Klabin, acredito que seja no mesmo local da Estação não inaugurada Waal Mart, veja o mapa que coloquei e que consta a fábrica e note que a saída é bem antes do outro mapa que coloco como saída Chave Zieze (este foi reaproveitado do fórum TGVBR) e está marcando Monhangaba erradamente.

No mesmo documento diz que de Chave Zieze partia o Ramal das Oficinas, posso ter errado no ponto exato desta parada.

Peço sua analise.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 05 Dez 2011, 15:35

Melekh e amigos, tudo bom?

O mapa postado por você e que utilizei na resposta acima mostra a parada nomeada como José dos Reis, mas essa parada é a Henrique Scheid de outros mapas.
Teremos depois que averiguar o porquê dessa diferença da nomeclatura de nomes.

Nos mapas que possui as 2 paradas, a estação José dos Reis ficava próximo a parada homônima.

Outra coisa curiosa é que esse mapa mostra a ferrovia do lado direito (sentido subúrbio) da ex-Suburbana até mais ou menos a altura da estação do Capão do Bispo, cuja abrangencia não está no mapa de cima que vc postou.

Nos limites dos bairros Del Castilho e Cachambi, parece que a ferrovia passa a seguir pelo meio da via.

Repare que na altura da atual José Bonifácio, os trilhos do bonde, representado pelo traçado ponto-tracejado, "cruza" com a Rio D'ouro a passa a ficar mais a direita que esta até entrar no Caminho dos Pilares, atual Alfredo de Sousa Mendes.

A ferrovia seguia então pela atual João Ribeiro, aparentemente pelo meio da rua. Se a notação do mapa não estiver imprecisa, é isso que parece!

Sobre as distâncias de Chave Zieze e Monhangaba, como o documento enviado pelo Dado mostra as distâncias a partir do Cajú, eu simplesmente utilizei a diferença para as paradas anteriores, cujas distâncias também estão explicitadas e por isso, mencionei a localização de Chave Zieze e Monhangaba.

Farei o esquema aqui e tentarei postar a noite. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 21 Mar 2012, 13:24

Complementando o Tópico.

Coloco aqui a postagem do Adenilson em outro Tópico.

Muito bom o achado e a dedicação do mesmo.
Adenilson escreveu:ESTAÇÃO OFICINAS.

Esse era o nome original da estação de Engenho de Dentro. Reparem que está escrito no dístico OFICINAS.
A foto é de 1881, portanto tão antiga, que a linha do centro havia sido duplicada apenas 10 anos antes e não havia o 3º trilho, muito menos o 4º.
A estação do Méier ainda não existia, pois seria inaugurada 8 anos depois e provavelmente havia a parada Perna de Pau com o tal Francisco.
Reparem que o prédio original recebia uma linha de cada lado.
Na foto de 1928, que eu vou postar depois, esse prédio não possui mais linha do lado esquerdo (sentido Encantado). Concluímos então que o acréscimo do número de linhas ocupou o terreno em direção às linhas do trem direto.
Nessa época e nesse ponto, não haviam a Rua Góiás e muito menos a Amaro Cavalcanti.
Reparar que é tudo terra batida e mato.

Abraços.

Imagem

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 01 Mai 2012, 09:10

Saudações a Todos !!!
Amigo Melekh bom dia , gostaría só de fazer uma observação a respeito do prédio das oficinas na foto à cima :
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 01 Mai 2012, 13:24

Bom dia Rodrigo,


Grandes fotos, ótima observação,

Aquele local está em constante modiicação, ainda temos resquícios do local, mas... acredito não durará por muito tempo.

Com governos corruptos e rodoviaristas...


Muito bom, amigo, ótimo material.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Melekh » 16 Jul 2012, 20:14

Pessoal,

Algumas informações.


Segue as datas dos ramais.


1883 – Ramal de Engenho de Dentro – 983 m

1891 – Ramal de Jose dos Reis – Suspenção do Ramal e foi suprimida a Estação

1899 - Ramal das Oficinas – De José dos Reis a Engenho de Dentro -- 3,263 m

Estranha é a distãncia de mais de 3kms ... será que englobou desde a origem, na Av.Automóvel Clube ou ... a partir de Venda Grande ?



Coloco aqui algumas observações.

O Ramal das Oficinas a princípio partia da Variante Antiga da E.F. Rio D’Ouro.

Esse Ramal tinha o seu inicio na Estação José dos Reis, vide o Mapa abaixo.


Imagem


Foi então construída a Variante Nova da E.F. Rio D’Ouro, que coexistiu por algum tempo com a Variante Antiga e já prevendo o fechamento da Variante Antiga, foi criado um novo Ramal das Oficinas, partindo de Inhaúma. vide o Mapas abaixo.


Imagem


Com o fim do Ramal das Oficinas, quando a EFCB absorve a E.F. Rio D’Ouro é construído um Ramal em Bitola Larga, ligando a L. Auxiliar a Linha do Centro.


Imagem


Tal fato também aconteceu com o Ramal da Penha, que foi extinto e a E.F. Leopoldina criou o Ramal do Matadouro, já que o último era operado pela EFRD.

É o que me pareceu.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF Rio D'Ouro - E.F.C.B. -- Ramal das Oficinas

Mensagem por Adenilson » 20 Jul 2012, 10:42

Pessoal,

Eu refiz o trraçado que o Melekh já tinha feito do ramal J.Reis e cheguei a algumas conclusões e indagações.

Que distância de 983 metros seria essa, uma vez que fiz dois traçados. Um em vermelho, da "Suburbana" até a Inhaúma e deu pouco mais de 1,5 Km e em verde limão, da "Suburbana" até a linha tronco da E.F.C.B. como mostra o guia Briguiet e a distância se aproximou mais, dando pouco mais de 1 Km?

Verifiquei que onde é hoje o Engenhão, havia um ponto comum entre o ramal José dos Reis e das Oficinas da E.F.C.B.
Será que coexistiram e caso sim, havia um ponto de bifurcação?

Verifiquei que salvo uma curva muito excêntrica, não seria possível sair da linha tronco antiga da Rio D'ouro e ir pelo ramal até Inhaúma.
Será que isso reforça a interligação com a auxiliar, conforme especulado?

Para mim, a tal estação desativada no ramal poderia ser H.Scheid, pois a sua linha "avançava" paralela à rua homônima que antes da década de 20 (séc XX) não chegava a "Suburbana".
Se foi isso, por quê o Guia Briguiet mostra as estações na linha tronco original da Rio D'ouro?

Todos os mapas levam a crer que a estação que ficava em frente a Rua Henrique Scheid se chamava J.Reis, sendo a única exceção dessa notação, o guia Briguiet.
Como no documento postado pelo Melekh, não é citado o nome da estação desativada em 1891 e sim o nome do ramal, será que havia uma terceira estação, caso o guia Briguiet esteja certo?

Seguem abaixo a representação que fiz dos traçados. Pode haver algum erro, uma vez que as "cicatrizes" só aparecem em certo ponto, mas foram "apagadas" na região do engenhão.

VERMELHO (Da "Suburbana" a Inhaúma).
J.Reis2.jpg
VERDE LIMÃO (Da "Suburbana" a linha tronco da E.F.C.B., onde até os anos 90, funcionou o ramal das oficinas).
J.Reis1.jpg

Se alguém não entendeu minhas dúvidas, poderei repetir com outras palavras. okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Rio d'Ouro”