E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
marciavieira94
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Nov 2012, 04:34
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por marciavieira94 » 01 Dez 2012, 00:36

;) Olá pessoal. Recentemente aceita no fórum; e como descrito em minha apresentação, achava que não ia dar pitacos por aqui.
Pensei que perto desses feras, poderia no máximo ler os posts e me deliciar.

Mas me vejo aqui, anexando um detalhe, ao debate sobre a "Estação Inhaúma". 8))

Reparei que a montagem postada em 27/11/12 (Superposição Inhaúma 100%.png), por Dado DJ, me lembra uma passagem da infância. Por volta de 1975, minha tia morava em uma casinha verde, na Av. Automóvel Clube. Nessa montagem ela aparece bem na extremidade esquerda (1ª de baixo para cima das duas), em frente a estação da Cedae; uma casa verde. Em minhas lembranças, antes da demolição das construções para a obra do metrô, ainda existiam resquícios da linha e muitas construções por trás.

##o## Tenho uma montagem, particular, da linha férrea beirando a avenida e mostrando as casas, em 1945. Não sei se posso anexar aqui, pois não é de minha propriedade.

Já na postagem do Adenilson, (Inhaúma.estação nova.1946.JPG), de 27/11/12, vê-se uma construção bem do lado esquerdo, com
formas pontiagudas. Essa construção ainda está por lá e tem data registrada de 1918, conforme imagem em anexo, tirada do Google Maps.
De acordo com a foto antiga, ela era casa de esquina, não tendo as construções atuais (capela e residência?). No meio da foto antiga
existe uma construção alta, que provavelmente seria, na elevação, onde hoje se situa a capela Santa Izabel, em frente à Av. Automóvel Clube. Outro detalhe que me chamou a atenção, foi a sombra de um morro atrás da construção que está bem abaixo da seta vermelha, estação da imagem postada por Hugo Caramuru (RIODOURO INHAUMA DCARIOCA19ABRIL29.JPG), em 26/11/12.

Assim ficaria confirmada a posição do fotógrafo no sentido Engenho da Rainha, não como marcado (com a máquina), em 27/11/12, por Adenilson (Inhaúma velha e nova.jpg).

Não acham???? hmy
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcia Vieira

Avatar do usuário
marciavieira94
Usuário ativo
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Nov 2012, 04:34
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por marciavieira94 » 01 Dez 2012, 01:30

8)) Olha eu de novo!!!!

Vou dando meus palpites, enquanto não sou expulsa daqui. :ttn:

Olhando atentamente a imagem do tche (reparem na intimidade), de 30/11/12 (Inhaúma.1968.jpg),
tentando me localizar, eis que vejo um casarão no canto à direita!!!!!!! :O

Vcs podem rir de mim, mas durante anos, qnd passava na Av. Automóvel Clube, sentido cemitério,
ficava admirando esse casarão e imaginando ganhar na mega-senha (não sei como, pois não jogo) e
comprá-lo! Me imaginava, morando nele, totalmente restaurado, com um belo jardim em toda sua volta.

Há alguns dias, entrei em uma página do Facebook, de Inhaúma e indaguei sobre ele. Só souberam
me responder que ele realmente existiu. No mesmo dia sonhei que estava morando nele, pagando R$ 800,00
de aluguel (meu desejo da mega não foi realizado, nem em sonho) e contei para minha filha, com todos
os detalhes.

:WUB: A primeira imagem do "meu casarão"!!!! E lá fui eu no Google Maps, confirmar. É ela mesmo!!
A pontinha da igreja me ajudou. Onde está o prédio branco, provavelmente é hoje a 44ªDP, esquina
com a Rua D. Luiza. Nessa rua, na altura do n. que é paralela à Rua 161, pode-se ver uma elevação,
onde estaria localizada a casa. Vendo essa imagem, lembro ainda, da época em que percebi, que o
casarão estava sendo invadido e depois demolido.

vv Agora imaginem, eu de uma das janelas do casarão, tirando uma foto do antigo leito da E.F.Rio
D'Ouro para vocês???? Bom, já li comentários de lágrimas em marmanjos, por aqui. Agora tem uma "menina", com
os olhos cheios delas!

hmy Ainda sendo "menina", gostaria de saber se o Adenilson, liberaria o uso dessa imagem, por mim, para compartilhar
com meus familiares, que tanto me ouviram falar desse casarão??

Agradeço por este e por todos os comentários e pesquisas à cerca da E.F. Rio D'Ouro. Aqui encontrei,
respostas para minhas dúvidas sobre os píers de Maria Angú e me deparei com essa descoberta.
Mas ainda tenho muito para ler e descobrir. Um abraço à todos.
Marcia Vieira

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 01 Dez 2012, 09:53

Tchê, Dado, Hugo e demais foristas.
Várias coisas a comentar.

1) Em relação aos trilhos fincados na praça, realmente a princípio me parecerem trilhos de trem, pois já vi trilhos de bonde retirados no asfalto e os contra-trilhos estavam soldados juntos, mas não sou um grande expert no assunto.
Em relação aos bondes passarem por ali, sei que passavam na Álvaro de Miranda, cruzavam a linha férrea e seguiam pela Padre Januário, claro tudo consultado em mapas, pois quando os bondes desaparecerem, eu sequer pensava em nascer. :DD

2) Em relação a data da foto, vc pode ter razão, caso o jornal tenha se equivocado. Ao consultar essas fotos das estações suburbanas da Rio D'ouro, resgatei fotos entre 1968 e 1972, mas a de Inhaúma constava como 1968, ao contrário de E.Rainha, tanto é que no resumo da reportagem no verso da foto, havia a menção que as estações estavam ocupadas a partir de 3 anos antes e portanto, depois de 1965.
Em cima disso, pergunto se houve alguma chance dos trens da Leopoldina terem utilizado as estações, uma vez que vocês verificaram a extinção do tráfego da Rio D'ouro por volta de 1962? :ttn:

De qualquer forma, o terreno está com muito entulho e pode ter algum resquício de trilho ali embaixo. Pela lógica, a estação velha teria um trilho coincidindo com a estação nova, mas parece que houve uma grande mudança no pátio e a estação velha ficou meio isolada, estando longe de um dos trilhos, mas isso teremos que investigar. A foto originalmente postada pelo Hugo parece mostrar isso.

3) Dado: Em relação à transferência de postagens sobre Inhaúma, imagino que 99,99% das postagens foram realizadas aqui e no tópico de reportagens antigas e transferir não deve ser difícil, mas para quem não é administrador, ao copiar uma postagem, a imagem anexada sem a utilização de endereço URL não aparece.

4)Sobre Engenho da Rainha, realmente fiquei muito triste, mas a valente estação caiu de pé. Apesar da falta de manutanção, a forte laje da cobertura não se partiu em muitos pedaços e estampou para o fotógrafo em detalhe o nome ENGENHO DA RAINHA. :(
Uma despedida talvez de uma edificação que poderia ter sido preservada, se a Rio D'ouro fosse melhorada e não erradicada.
Guardem a data de 02 de agosto de 1977 e divulguem para o site estações ferroviárias e para quem puder como o dia da despedida de uma estação que viveu mais de 45 anos.
Para a estação e reportagem, os meus app app app

Depois comentarei as postagens mais recentes.

tche escreveu:Bom dia para todos. Ainda sobre a estação de Inhaúma, estive analisando com cuidado as fotos dessa estação postada neste fórum, em especial aquelas do "Correio da Manhã" com data de 1968 e tive a impressão de que a data real não é a mencionada e sim posterior, o que pode comprometer a credibilidade das mesmas. Vamos por partes: em 1968, ano em que cessou o tráfego de trens na Av. automóvel Club, os trilhos e grades da via não foram retirados imediatamente, mas em uma das fotos só havia mato no leito sem trilhos da ferrovia, mostrando que há muito tempo os mesmos já haviam sido retirados. Outro ponto é que o pequeno alambrado também não existia mais, somente algumas estacas enferrujadas. Pelo aspecto geral parece que quando foi feita a foto, o tráfego ali já deveria estar extinto há muito tempo, o que leva a crer que a mesma foi tirada entre 1970 e 1972. Com a palavra os demais foristas...

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 01 Dez 2012, 11:15

Adenílson, creio que é um consenso de todos que as estações da Rio D´Ouro foram fechadas para passageiros em 1962, e a partir daí devem ter ocorrido as invasões, mas é difícil precisar quando elas ocorreram. Mas é altamente improvável que a Leopoldina as tenha utilizado pelo fato de que seus trens ou eram expressos ou cargueiros, e por isso não havia qualquer razão para que as estações fossem utilizadas. É notório que apesar da propaganda panfletária que nos quer fazer crer que somos um "país próspero", a quantidade de pobres e miseráveis existentes é alarmante no Brasil, e provávelmente menos de seis meses após a desativação do tráfego de passageiros, a maioria das estações abandonadas foram invadidas.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 01 Dez 2012, 16:18

Deu no Jornal do Brasil, cfe data abaixo da foto:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 02 Dez 2012, 07:27

Nota-se aí que apesar de passados três anos da desativação, ainda restavam trilhos... O local exato é onde atualmente encontra a estação do Metrô, com parte da fábrica Nova América ao fundo... E reacendendo uma antiga discussão no TGVBR, o trilho que aparece é realmente de uma bitola 1,60 e só tinha continuidade por mais alguns metros. Grande postagem do Hugo...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Dez 2012, 08:39

Gente, olha só o que achei no jornal; se já foi posto aqui, reconsiderem como re-postagem. Aqui vemos o triangulo da Pavuna. A parte hachurada era o antigo predio, onde havia um delegacia, a residencia de uma colega do ginasio e outras moradias (hoje é um Supermercado):
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 04 Dez 2012, 19:00

Ainda sobre Del Castilho, como curiosidade, se observarem no Google Maps a linha da Supervia no ponto exato do Viaduto de Del Castilho, ainda existe um pequeno trecho de linha mista, bem como o início do ponto em que a Linha Auxiliar se separava da Rio D´Ouro. è só conferir...

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Dez 2012, 19:15

^^ Tche, você poderia fornecer a exata localização do ponto que você citou? Pois olhando aqui agora não encontrei nada parecido (pelo menos no ponto que olhei, conforme o anexo abaixo).
del castilho.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 05 Dez 2012, 09:07

Luiz Eduardo, aproxime ao máximo o zoom sobre a linha férrea e verá um pequeno trecho com cerca de 50 metros, junto às arvores coladas ao muro da pista que vai no sentido túnel Noel Rosa.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”