E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 27 Nov 2012, 14:47

Dado, camarada, só você mesmo app

Realmente já tinhamos detectado que a casa era na praça e não na vicinal da "Automóvel Clube" onde o ônibus 627 faz ponto final.
De fato esse trecho da rua não existia, pois ali já era a ferrovia.
A estação mais moderna de Inhaúma, em função disso, deveria ser na calçada da linha do metrô.
Mesmo com essa vicinal pronta, a casa que era a estação original ainda existia pelo que vimos na aerofotografia de 1975, o que realmente significa que poderia ter sido preservada.
A sua demolição deve ter sido um capricho de algum vereador só para aumentar a área útil da praça. Infelizmente! nnoo

Graças a superposição do Dado, podemos afirmar o seguinte:

Até 1934, ano da construção da estação mais moderna, o único acesso era pela rampa paralela a menor medida da casa e que está representada por um L abaixo. Tal rampa pode ser visualizada nas fotos de 1968 postadas por mim mais no início desse tópico. Ali a plataforma parecia ser muito estreita, devendo ao meu ver ter uma continuidade mais larga já parcialmente protegida pelo telhado da casa até o seu final.

O fim da plataforma foi também estimado por mim foi baseado na aerofotografia de 1968, pois realmente não há constraste suficiente para afirmar com precisão, mas se for além disso, haveria diminuição da largura para acompanhamento do calçamento.

Essa superposição ajuda a visualizarmos algumas medidas.

É claro que a aerofotografia está sem muito contraste e foi difícil definir os limites da plataforma, mas guardadas as margens de erro, vamos lá:

Plataforma-> tamanho aproximado 70 metros X 3,5 metros (na parte mais larga).
Casa da estação-> tamanho aproximado de 20 metros X 9,5 metros (medida do telhado).

Representei com 2 árvores o que parece haver na aerofotografia, sendo a maior em uma espécia de pátio, que não dá para perceber se era continuação da plataforma, estando no nível da mesma, ou da rua.

A árvore menor era um arbusto que parecia existir na própria plataforma.

Mais uma vez agradecendo ao Dado, segue um esquema que eu já tinha feito, mas agora com o trabalho dele, com medidas mais fiéis a estação original.
Inhaúma.medidas atualizadas.jpg
Agora abaixo segue a posição onde ao meu ver terminava a plataforma. Olhem em direção ao fundo onde há um táxi estacionado. A plataforma começava ali.
Para minha surpresa ao estimar o final da plataforma no street view, vi 2 trilhos de trem enfincados no chão. Olhem. :O
plataforma.Inhaúma.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 27 Nov 2012, 15:30

Preclaro Hugo.

Há algumas semanas, eu vinha em ritimo alucinante de trabalho e não tinha muito tempo para comentar com detalhes e como eu qaueria, as suas imagens, apesar de ter visualizado todas.

Abaixo segue uma foto que você postou e cheguei a comentar o que vou comentar na época, porém agora com mais detalhes.
Veja na foto abaixo postada por você, que eu marquei com uma seta vermelha, o que parece ser no meio das árvores e mais em primeiro plano, o casario antigo da estação. Isso na minha opinião.
Inhaúma.estação nova.1946.JPG
Agora abaixo, segue o esquema que acabei de fazer com a estação mais antiga, porém mostrando em vermelho a estação mais nova e sua localização, guardada a margem de erro lateral, e a máquina fotográfica seria de onde o fotógrafo tirou a foto acima.

Compare as perspectivas e você vai entender. okk
Inhaúma velha e nova.jpg
Hugo e pessoal: Isso foi a minha análise. Não significa que esteja certa. okk

Dado: Aqui entre nós, com tantas fotos e informações, acho que a estação de Inhaúma estava merecendo tópico próprio, até para desinchar o tópico da linha tronco que já está com 60 páginas. o0

Pessoal: Onde eu representei a árvore menor no meio da plataforma no post anterior, pode ser um mini quiosque na plataforma, o que faz mais sentido, pois acabei de rever aquela foto do trem chegando ou saindo de Inhaúma e parecia haver um quiosque ou similar próxima a casa da estação. okk


HUGO CARAMURU escreveu:Excelente trabalho de superposição!!! Muito bem feito!! Realmente deu pra se chatear sabendo que tava longe do traçado do metrô e não foi preservada... Mas me ficou uma dúvida: se houve duas, a outra seria onde? Ao lado? ou a reforma foi só na parte da plataforma?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 27 Nov 2012, 15:32

Adenílson, aqueles trilhos são de bonde, veja o boleto. Não tenho certeza, mas acho que os bondes circulavam na Alvaro de Miranda e se isso for verdade, a linha de bonde cruzava em nível com a Rio D´Ouro, daí a origem desses trilhos fincados...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 27 Nov 2012, 20:55

Adenilson, concordo em tudo.
O tópico ficou imenso, e pensei nisso hoje. Imagina só: eu não tinha a aerofotogrametria de Inhaúma gravada, e tive que pesquisar nesse mundo de páginas onde estava a informação.
ptz
Mesmo com o sistema de pesquisa do fórum, tem que saber exatamente o que estava escrito na postagem para encontrar com rapidez e exatidão.
Vamos dividir o tópico por estações. Quem quiser pode adiantar isso, pois será humanamente impossível para mim encontrar todas as postagens falando sobre determinada estação e movê-las para um tópico próprio ...
:-
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 30 Nov 2012, 08:46

Bom dia para todos. Ainda sobre a estação de Inhaúma, estive analisando com cuidado as fotos dessa estação postada neste fórum, em especial aquelas do "Correio da Manhã" com data de 1968 e tive a impressão de que a data real não é a mencionada e sim posterior, o que pode comprometer a credibilidade das mesmas. Vamos por partes: em 1968, ano em que cessou o tráfego de trens na Av. automóvel Club, os trilhos e grades da via não foram retirados imediatamente, mas em uma das fotos só havia mato no leito sem trilhos da ferrovia, mostrando que há muito tempo os mesmos já haviam sido retirados. Outro ponto é que o pequeno alambrado também não existia mais, somente algumas estacas enferrujadas. Pelo aspecto geral parece que quando foi feita a foto, o tráfego ali já deveria estar extinto há muito tempo, o que leva a crer que a mesma foi tirada entre 1970 e 1972. Com a palavra os demais foristas...

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 30 Nov 2012, 08:46

Bom dia para todos. Ainda sobre a estação de Inhaúma, estive analisando com cuidado as fotos dessa estação postada neste fórum, em especial aquelas do "Correio da Manhã" com data de 1968 e tive a impressão de que a data real não é a mencionada e sim posterior, o que pode comprometer a credibilidade das mesmas. Vamos por partes: em 1968, ano em que cessou o tráfego de trens na Av. automóvel Club, os trilhos e grades da via não foram retirados imediatamente, mas em uma das fotos só havia mato no leito sem trilhos da ferrovia, mostrando que há muito tempo os mesmos já haviam sido retirados. Outro ponto é que o pequeno alambrado também não existia mais, somente algumas estacas enferrujadas. Pelo aspecto geral parece que quando foi feita a foto, o tráfego ali já deveria estar extinto há muito tempo, o que leva a crer que a mesma foi tirada entre 1970 e 1972. Com a palavra os demais foristas...

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 30 Nov 2012, 10:51

A foto em questão.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 30 Nov 2012, 19:33

Que eu me lembre, o trafego parou e por um bom tempo os trilhos foram se cobrindo de mato... sumindos em alguns trechos... e um dia não tinha mais. Aqui uma foto do Jornal do Brasil. Uma foto pra nós, foristas do tema, um pouco triste...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 30 Nov 2012, 21:52

Como é que pode, alguém chorar por causa disso ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
;'(
Mas eu chorei ... meus olhos se encheram de lágrimas !
:-)(-:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 30 Nov 2012, 23:12

O que o Hugo postou corrobora o que eu disse: os trilhos ficaram por um bom tempo. Se o tráfego parou em 1968 e os trilhos continuaram por algum tempo, a foto de Inhaúma mostra que já não mais havia trilhos, o que confirma que a foto se situa entre 1970 e 1972. Quanto à foto de Engenho da Rainha, eu me lembro bem da estação nos anos 70, inclusive do muro com alambrado pois passei inúmeras vezes por ela, mas não havia mais sinal de trilhos...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”