Estação São Cristóvão / Estação da Quinta [Linha do Centro]

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 27 Ago 2012, 17:37

Adenilson, realmente este trem era uma espécie de "expresso", tipo um Japeri de hoje em dia.
Por isso não aparece o nome de várias estações.
Mas o que eu reparei é o nome de algumas estações. Ottoni, por exemplo ... seria Queimados ou Engenheiro Pedreira ?
:ttn:
Paulo, até acredito que a foto não tenha sido espelhada, pois em outra ocasião e com imagem maior, me pareceu que na casinha ao fundo estava escrito "São Cristóvão" no dístico. Provavelmente não está espelhada, mas poderia explicar algo se estivesse.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 23 Set 2012, 20:02

paulo_zilio escreveu:Eu fui fotografo anos atras e a unica maneira de espelhar uma foto em maquina analogica, principalmente no fim do seculo XIX, é na ampliação qnd colocava o negativo invertido no projetor, mas para época isso era considerado um erro grosseiro entre os fotografos, não creio q esteja invertida.

Se alguém tiver ela em alta resolução do lado direito da imagem antes da plataforma tem uma placa ao lado da arvore... é uma forma de ver se estava espelhada ou não é pelas letras
^^ Paulo, só hoje que vi uma coisa importantíssima que você disse acima: tem uma placa na foto, que eu NUNCA tinha reparado.
Na verdade ela fica do lado esquerdo da imagem, antes da estação, e está escrito "PN - Apite".
:Y:
Realmente, há uma PN entre a estação Quinta e a suposta estação São Cristóvão, ao fundo.
Baseado nesta informação, podemos fazer algumas comparações com mapas antigos, do início do século XX/final do século XIX. Pela imagem aérea fica dificil, pois São Cristóvão já está com grandes plataformas, encobrindo qualquer vestígio de PN nas proximidades.
Vou tentar encontrar alguma planta desta época pra comparar.
E falando em mapas e plantas, vejam dois detalhes que localizei neste mapa abaixo, de 1923:
Imagem
^^ Este mapa pode ser visualizado em tamanho original (via Zoomify) neste link: CLIQUE AQUI.

Pois bem, os detalhes que reparei são os seguintes:
Imagem
^^ Dr.Frontin não era apenas um dos nomes que a estação de Quintino Bocayuva teve: era o nome do bairro também !

Imagem
^^ É impressão minha, ou tem um "rabicho", um desvio de linha nas proximidades de Derby Club (atual Maracanã) ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 06 Dez 2012, 15:01

Adenilson, fantásticas imagens de Silva Freire e Méier !
app app app app
Só agora que as vi ... caramba !
Parabéns pela postagem e pesquisa, amigo !
Bem, estou passando aqui rapidamente também para chamar a atenção para o seguinte: duas fotos inéditas postadas no site "Estações Ferroviárias" apontadas como sendo da estação de São Cristóvão. Vejam no link e comentem:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... stovao.htm
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 10 Dez 2012, 08:34

Uma foto da estação antiga de S Cristovão...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 10 Dez 2012, 09:55

Aí é que está minha dúvida ...
Esta estação, e a que ainda se encontra no local, é a de São Cristóvão ou é a da Quinta ?!
No site Estações Ferroviárias tem mais fotos semelhantes a essa. E no Arquivo Nacional encontrei outra também, mostrando um pedaço do prédio da estação neste estilo.
E agora ?!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 10 Dez 2012, 14:02

Esta estação é misteriosa... aqui vai a reportagem completa .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 10 Dez 2012, 14:04

e mais esta foto , de lado... que serão aqueles prédios ao fundo?...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 11 Dez 2012, 09:47

Será o atualmente desativado Museu do Índio ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Linha do centro

Mensagem por Francisco Amaral » 11 Dez 2012, 11:11

DadoDJ escreveu:Será o atualmente desativado Museu do Índio ?
Dado, pensei exatamente nisto, no Museu do ìndio, mas há alguams diferenças como a falta da torre, assim como parece ser maior que o museu.

De qualquer forma, vários imóveis foram derrubados daquela época para a construção da Radial Oeste, e até mesmo do Derb Club, que ainda não devia existir na época da foto.

Ali, no local daquele prédio, provavelmente era a esquina original da Avenida Maracanã que acompanhava o rio de mesmo nome com a EF.

GTREK
Usuário Bronze
Mensagens: 40
Registrado em: 13 Ago 2012, 20:52

Re: Linha do centro

Mensagem por GTREK » 11 Dez 2012, 14:59

Desculpe pegar o bonde andando
Esta estação pelo que sei era a antiga estação particular que servia ao Imperador para ir a Quinta da Boa Vista, ficava do outro lado e foi realocada para ali mais tarde por que representava risco ao então grande público que passou a utilizar os suburbios.
E se não me engano os trabalhadores do bonde de São Januário

Lembro que li num livro do PRESERVE que vendia no Museu do trem na década de 80. quando achar ele leio de novo e posto.

Não li as anteriores todos já devem saber está ao lado da atual estação do metro até hoje.
Editado pela última vez por GTREK em 11 Dez 2012, 15:18, em um total de 1 vez.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”