Estação São Cristóvão / Estação da Quinta [Linha do Centro]

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Adenilson
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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 12 Dez 2012, 09:56

Pessoal,

Acho que o Amaral tem razão. Hoje passei pela Radial Oeste e percebi que o prédio do Museu do índio é bem afastado da Avenida Maracanã, que na foto postada pelo Hugo,
parece ser aquela que está em ângulo obliquo e cuja continuação parece formar uma passagem de nível com a linha.
O prédio mais ao fundo na foto deve ter sido derrubado, uma vez imagino que na época da foto, a Radial Oeste não existia. Não havia por ali, ruas margeando a
linha férrea.
Aliás se vocês repararem bem, parecem ser 2 prédios ou um anexo, pois vejo na foto um prédio pequeno na frente de um outro maior logo depois.

Em relação a estação de São Cristovão, a mesma não se chamava Quinta e sim Estação Imperial de São Cristovão.
Por isso talvez, é que alguns sites confundam essa estação com a estação original de subúrbios de S.Cristovão. Será que é isso?

Em relação ao lado do prédio em comparação às linhas, não dá para mudar o prédio de lugar.
Eu, o Dado e outros foristas já discutimos isso anteriormente.

Ou as linhas passavam do outro lado e uma plataforma foi reconstruída do lado de cá da foto, ou o prédio foi reconstruída.
De fato, alguns mapas muito antigos da região parecem mostrar que não havia uma curva tão grande em São Cristovão, mas em compensação podemos
analisar que antes da construção do elevado da Francisco Bicalho em 1907, as linhas da central passavam mais em direção ao prédio da Leopoldina, ainda inexistente,
podendo justificar a curva menos fechada.

Devemos lembrar que na época do imperador, o número de linhas era bem menor. Observem que a linha era singela até 1871, onde passou a ter linha dupla e apenas em 1896, o terceiro trilho foi incluso e um tempinho depois, a quarta linha.

Em relação a "mudança de lado do prédio", o mistério continua.


Francisco Amaral escreveu:
DadoDJ escreveu:Será o atualmente desativado Museu do Índio ?
Dado, pensei exatamente nisto, no Museu do ìndio, mas há alguams diferenças como a falta da torre, assim como parece ser maior que o museu.

De qualquer forma, vários imóveis foram derrubados daquela época para a construção da Radial Oeste, e até mesmo do Derb Club, que ainda não devia existir na época da foto.

Ali, no local daquele prédio, provavelmente era a esquina original da Avenida Maracanã que acompanhava o rio de mesmo nome com a EF.

paulo_zilio
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Re: Linha do centro

Mensagem por paulo_zilio » 12 Dez 2012, 14:46

Esse prédio da ex estação imperial não é o mesmo prédio encostado a linha do metro São Cristóvão, mas sem a cobertura que seria a antiga plataforma? Se for com certeza não é perto do museu do Índio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

paulo_zilio
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Re: Linha do centro

Mensagem por paulo_zilio » 12 Dez 2012, 14:53

Um link no tgv br falando sobre a estação

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtopic.php?t=199

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Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 12 Dez 2012, 17:51

Sim, deve ser.
Mas a questão é: este prédio, conhecido como estação da Quinta, que foi utilizado pela família Imperial, é a mesma coisa que estação Imperial de São Cristóvão ?
E se forem a mesma coisa, existiu uma estação anteriormente chamada apenas de São Cristóvão, além dessa ?
Ou tudo era a mesma coisa ?
E ainda tem outra: as fotos ultimamente postadas aqui e no site "Estações Ferroviárias" citam este prédio, conhecido até agora como estação da Quinta, como sendo São Cristóvão. E notem que as fotos são muito depois
do fim do Império no Brasil, das décadas de 1920 e 1930. Nesta época a EFCB já possuía muito mais linhas do que na época das fotos mais antigas.
Enfim, é tudo a mesma coisa ou é tudo igual ?
:lol:
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Re: Linha do centro

Mensagem por GTREK » 12 Dez 2012, 22:57

Gostaria de lembrar a foto da inauguração da eletrificação em São cristóvão pode ajudar!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Re: Linha do centro

Mensagem por GTREK » 12 Dez 2012, 23:03

Minha opinião por esta foto é quie hove a mudança de lado, vemos um muro separando a linha do trem inaugural (Sentido Madureira, vamos combinar assim...) linha do parador até hoje da área da estação que estava na área da Rio dóuro vindo de Francisco Sá ( certo ou errado?) e hoje passa o metro L2.

Conveniente tb ver o video do Dado do filme Bonga o vagabundo.

paulo_zilio
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Re: Linha do centro

Mensagem por paulo_zilio » 13 Dez 2012, 09:23

DadoDJ escreveu:Sim, deve ser.
Mas a questão é: este prédio, conhecido como estação da Quinta, que foi utilizado pela família Imperial, é a mesma coisa que estação Imperial de São Cristóvão ?
E se forem a mesma coisa, existiu uma estação anteriormente chamada apenas de São Cristóvão, além dessa ?
Ou tudo era a mesma coisa ?
E ainda tem outra: as fotos ultimamente postadas aqui e no site "Estações Ferroviárias" citam este prédio, conhecido até agora como estação da Quinta, como sendo São Cristóvão. E notem que as fotos são muito depois
do fim do Império no Brasil, das décadas de 1920 e 1930. Nesta época a EFCB já possuía muito mais linhas do que na época das fotos mais antigas.
Enfim, é tudo a mesma coisa ou é tudo igual ?
:lol:
Deu "tilt" agora ...

Dado o q vc disse faz sentindo... não podemos esquecer q após a queda do império, que foi uma ação militar e não popular, houve uma preocupação dos republicanos afastar qualquer coisa q ligasse a monarquia. Podemos ver isso claramente na região de São Cristovão que antes na monarquia era um bairro de classe alta já que era umas das residências imperial e após republica virou um bairro esquecido por décadas para afastar esse apelo de monarquia.

Pelo jeito é a mesma estação com nomes diferentes ou então eram duas estações distintas e paralelas em ramais diferentes... agora qual é qual?
Editado pela última vez por paulo_zilio em 13 Dez 2012, 12:27, em um total de 1 vez.

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Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 13 Dez 2012, 09:32

Também tenho duvidas se não houve duas estações paralelas... aqui vai um recorte de "A Noite", de 12 junho de 1925, sobre a primitiva.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 13 Dez 2012, 12:47

Brilhante materia, Hugo !!!
O curioso e que fala-se em demolicao, nao ocorrida.
A estacao merece uma visita ... quem sabe nao descobrimos algo ?
Agora me surgiu uma duvida: vcs ja viram, do outro lado das linhas, apos Sao Cristovao e ja na curva pra Francisco Sa, uma construcao que lembra muito a estacao da Quinta ?
Eu sempre reparo nela, mas afirmar algo e dificil pois fica em localizacao aparentemente sem sentido, apesar de proximas as linhas.
A nao ser que tivesse ocorrido uma mudanca radical no tracado das linhas.
Depoos tentarei explicar melhor, estou no celular ...
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Adenilson
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Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 13 Dez 2012, 14:37

Dado, GTREK, Paulo, Hugo, Amaral e demais foristas.

Gostaria de enfatizar as informações contraditórias que as matérias postadas pelo Hugo contém.
Na primeira é enfatizada que a estação é de 1859 e na segunda há informação de uma iminente demolição em uma reportagem de 1925, com então 43 anos, o que faria que a estação fosse de 1882.

Seriam 2 prédios distintos e gêmeos, porém construídos em lados opostos da linha?

Bem, em 1859, sendo o ano correto, a linha era singela e foi assim até 1871.
Não seria difícil imaginar uma linha singela passando do outro lado do prédio, até porquê se vocês repararem bem, dá a impressão que a plataforma não fazia parte da estrutura do prédio. Parece ter sido adaptada ali.
Será que havia uma plataforma em conjunto do outro lado no caso da duplicação das linhas ou exclusivamente do outro lado antes da duplicação?

Reparem que ambos os lados do prédio são idênticos.


Se ficar valendo a segunda reportagem, com a estação sendo de 1882, então já tinhamos linha dupla.
Seria uma linha de cada lado do prédio? Não acredito.

Será que se o prédio for (sse) de um período de linha singela, com o acréscimo da mais linhas, as mesmas tiveram que passar do lado oposto do prédio? (lado que vemos nas fotos).

São questões a considerar.

Dado. Será que vc pode mostrar esse prédio que vc se referiu?

Só para mim, a princípio estou estimando que na linha singela, a mesma passava do outro lado e com o aumento de linhas, tiverem que trocar o lado do prédio, alterando apenas o lado da plataforma.
Não descarto também a possibilidade do prédio ter sido sempre ali em relação às linhas, o que obrigaria Vossa Majestade passar por cima do trilho singelo, se for confirmada a inauguração em 1859.



DadoDJ escreveu:Brilhante materia, Hugo !!!
O curioso e que fala-se em demolicao, nao ocorrida.
A estacao merece uma visita ... quem sabe nao descobrimos algo ?
Agora me surgiu uma duvida: vcs ja viram, do outro lado das linhas, apos Sao Cristovao e ja na curva pra Francisco Sa, uma construcao que lembra muito a estacao da Quinta ?
Eu sempre reparo nela, mas afirmar algo e dificil pois fica em localizacao aparentemente sem sentido, apesar de proximas as linhas.
A nao ser que tivesse ocorrido uma mudanca radical no tracado das linhas.
Depoos tentarei explicar melhor, estou no celular ...

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