E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por Luiz Eduardo » 18 Set 2011, 01:14

Caros amigos, venho compartilhar um relato sobre o Ramal do Campo dos Afonsos. Curto, mas achei interessante.

Esses dias eu fui tomar uma gelada com meu compadre em Vila Valqueire, onde ele mora. Seu pai, Paulinho - gente boníssima por sinal - estava conosco e ele citou que morou quando era criança próximo a Rua Marina. Entre uma curiosidade e outra, acabei perguntando sobre o Ramal. Ele relatou mais ou menos assim: "... faz tempo, mas me lembro sim. Eu, inclusive, peguei muita carona pra ir pra escola, pois o trem passava devagar e me lembro que eram dois trens por dia. Acredito que era o mesmo, pois ele ia para o Campo dos Afonsos e voltava de tarde." Infelizmente não conversamos mais pois ele foi fazer alguma coisa e não consegui perguntar sobre a erradicação do ramal, mas achei interessante ele se lembrar pelo menos do trem passando próximo a sua casa.

Acredito que esse trem que ele mencionou levava pessoas ao trabalho na base no início do dia e os levava de novo a Linha do Centro na hora da saída.

Alguém confirma essa informação?
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por DadoDJ » 18 Set 2011, 23:21

Sim, era mais ou menos assim mesmo.
Eu tenho uns documentos em casa descrevendo como era o funcionamento do ramal, que inclusive era eletrificado.
Assim que puder vou dar uma vasculhada e postar aqui.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por Paulo ITT » 19 Set 2011, 14:07

Bento Ribeiro – ramal Campo dos Afonsos
Inaugurada em 1914, homenageando um prefeito carioca. É hoje uma das estações de trens metropolitanos da Supervia.
"Quando passava de trem por Bento Ribeiro observava uma linha que terminava no muro. Era o ramal do Campo dos Afonsos. A linha, que já foi retirada, saía da linha do canto esquerdo e atravessava a rua e seguia sobre o mercado Sendas.
Entrei por essas ruas com o mapa na mão seguindo essa linha e não encontrei vestígios nenhum. Dentro do Campo dos Afonsos (base Aérea) parece existir uma cobertura para as locomotivas. As únicas informações que tenho são de meu pai: essa linha tinha 3 km, foi eletrificada em 1944 e a confirmação de que ali ela passava. Seu caminho está hoje debaixo de várias residências" (Anderson S. Novaes, 03/2007). "Havia sim um ramal para o Campo dos Afonsos. Eu me lembro muito bem que morávamos na rua Jatobá, e no caminho para a Escola Publica Francisco Palheta (não sei se ainda existe), cruzávamos a linha do trem com muito cuidado, pois na época (1967-68) ainda havia trafego no ramal" (Gerson Oliveira, 03/2009).

Imagem

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por Luiz Eduardo » 19 Set 2011, 19:12

O curioso é que não acho muita referencia desse ramal na internet. Hoje conversei com meu compadre por telefone e perguntei se seu pai estará disponível em algum fim de semana próximo. Ele ficou de chamá-lo para uma rodada de breja. Agora me bateu uma senhora curiosidade por esse ramal.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por Melekh » 23 Set 2011, 10:59

Luiz Eduardo,

Temos que pesquisar mais sobre esse outro ramal.

Mapas:

Imagem

Imagem

Abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por DadoDJ » 23 Set 2011, 13:15

Detalhe ...

Semana passada, eu vi uma foto do trem DENTRO do Campo dos Afonsos, no que parecia ser a estação militar.

Tenho que achar essa foto !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

BUDA
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Set 2011, 12:51

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por BUDA » 16 Out 2011, 18:06

Galera , saudações !!!
Encontrei nesse link abaixo , fotos tiradas por Luis Felipe Lopes Dias , sobre os trilhos do Ramal Campos dos Afonsos :

http://www.amantesdaferrovia.com.br/pho ... fonsos-iii

O que numa das fotos chama-se "Parada das Onças" , creio que seja a UNIDADE OPERACIONAL DE APOIO LOGÍSTICO DE INTENDÊNCIA , que fica em Marechal Hermes no cruzamento das ruas Coronel Laurêncio Lago com rua Costa Filho ( próximo a rua Gravatá como mostra no mapa de uma das fotos ) .

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por Luiz Eduardo » 16 Out 2011, 22:57

Bacana o achado, BUDA. Parabéns. Hoje eu estive com o pai do meu compadre, mas foi bem rápido. Tenho mesmo que marcar um dia para fisgar algumas informações dele.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

BUDA
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Set 2011, 12:51

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por BUDA » 17 Out 2011, 15:58

Galera achei no street View estas fotos com vestígios de trilhos em Marechal Hermes na rua Gravatá em frente ao número 366 , reparem logo em baixo do carro branco e seguindo pra direita até a calçada ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

BUDA
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Set 2011, 12:51

Re: E.F.C.B. Ramal do Campo dos Afonsos

Mensagem por BUDA » 17 Out 2011, 16:32

Vejam mais trilhos , desta vez em frente ao número 170 da rua Frei Sampaio já bem próximo a base aérea :
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”