Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 10:41

(Texto descritivo extraído do site "Estações Ferroviárias do Brasil")

Estação do Campo, Estação da Corte. Todos esses foram nomes da estação hoje chamada de Dom Pedro II, mas popularmente chamada de Central do Brasil. Na verdade, a Estação da Corte ficava no Campo da Aclamação. Sim, o nome da ferrovia, esta desaparecida em 1975, acaba sendo o nome informal da estação, e ainda resiste a todas as mudanças da sociedade à sua volta. Foi nome de filme que até concorreu ao Oscar. Teve um prédio construído em 1858 para inaugurar a linha - claro, com a presença do Imperador que lhe emprestaria o nome apenas anos mais tarde (mais precisamente, em 2/12/1925). Foi reformado anos mais tarde - teve a parte central do edifício reconstruída em 1871. Em 1879, Pereira Passos afirmava que ainda se estavam por fazer duas alas laterais, o aumento da coberta sobre as plataformas de passageiros e uma outra coberta igual a essa para o serviço especial dos trens de subúrbios. Foi finalmente demolido nos anos 1940, quando se entregou o prédio atual (1943), que além de estação, ainda servia de escritórios para a E. F. Central do Brasil, mais tarde para a RFFSA. Em fevereiro de 1938, com a inauguração da eletrificação da linha da Central até Belém (Japeri), e com as obras de construção do edifício da estação atual, manteve-se apenas estes trens partindo da estação. Os trens a vapor passaram a partir da estação de Alfredo Maia (Jornal do Brasil, 28/1/1938). Apenas no dia 14 de junho de 1941, todos os trens voltaram a sair da plataforma da nova estação ainda inacabada (Folha da Manhã, 7/6/1941).
O Rio de Janeiro teve várias ferrovias saindo da mesma região onde hoje está a Dom Pedro II, mas somente esta resistiu: as outras, Barão de Mauá, Alfredo Maia, Francisco Sá, que serviram à velha E. F. Leopoldina, à linha Auxiliar... todas foram fechadas. Tudo foi centralizado na primeira delas, que até hoje vê sair os trens metropolitanos para Japeri, a antiga Belém, para Paracambi, a antiga Tairetá, para Vila Inhomerim, a antiga Raiz da Serra... o movimento de trens ainda é muito grande, mesmo depois do desparecimento dos que seguiam para São Paulo, para Belo Horizonte, para Campos e Vitória, para Salvador, para Três Rios e centenas de outras cidades pelo Brasil afora, linhas que foram - dizem alguns - criminosamente suprimidas em favor de interesses outros. De qualquer forma, mesmo sem os seus passageiros engravatados e formais, hoje com os seus passageiros simples e nada informais, sem a limpeza de outrora, ela ainda ostenta uma majestade digna de seu nome
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 10:52

coloquei as fotos noutro lugar, aqui seria mais correto. Vamos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Mai 2012, 10:53

uma outra foto, de angulo diferente... está escrita como 1889... será?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 11:05

Caríssimos,

Como o assunto e pesquisas sobre a estação inicial da EF Central do Brasil, estação D.Pedro II, tornou-se deveras extenso, com a quantidade e qualidade de material postada pelo forista Hugo Caramuru, decidi abrir um tópico específico para debatermos sobre a estação ferroviária brasileira mais conhecida do mundo.

Vou transferir as postagens (em QUOTE) para cá, ok ?
HUGO CARAMURU escreveu:Dado: vou pôr aqui as fotos da gare D Pedro II antiga, pois há o caso da circular.
Imagem

mais fotos da gare antiga de D Pedro II. O Caso da circular...
Imagem

a gare D PEDRO II O Caso da circular.
Imagem

a gare D Pedro II - o caso da circular
Imagem

mais gare D Pedro II.
Imagem

gare antiga DPedro II.
Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 11:06

Nossa !
O Hugo Caramuru foi mais rápido que eu e postou as novas fotos antes mesmo de eu postar as antigas !
:D
Vamos que vamos !
O negócio tá esquentando !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 12:39

Traço abaixo alguns esboços desta linha circular da estação D.Pedro II:
A linha circular - Esboço 1.jpg
^^ Em amarelo, o traçado (mal desenhado ...) da suposta linha circular. Reparem que ela entraria no prédio anexo, abaixo da foto. Esta entrada é visível na próxima foto:
A linha circular - Esboço 2.jpg
^^ Nesta foto dá pra ver a entrada no prédio anexo

Imagem
^^ Imagem da Biblioteca Nacional, de 1930, feita por S.H. Holland
A linha circular - Esboço 3.jpg
^^ A mesma imagem de S.H. Holland, com destaque em 3 pontos, descritos e ampliados abaixo:
A linha circular - Esboço 4.jpg
A linha circular - Esboço 5.jpg
A linha circular - Esboço 6.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por Francisco Amaral » 23 Mai 2012, 15:35

Dado, eu sempre tive dúvidas sobre esse túnel e seu destino. Hoje me deu um estalo e resolvi comparar os quarteirões da foto com o google atual. Tenho quase certeza que o leito ferroviário foi muito alargado para aquele lado e o pequemo morro onde ficava o túnel da foto, na verdade foi arrasado e ficou plano, sendo utilizado pela ferrovia. Vou tentar por isso na foto.

A linha vermelha seria o atual traçado da Senador Pompeu. É só notar que na foto, a Senador Pompeu original era uma linha reta, e atualmente ela dá uma guinada ao cruzar a Bento Ribeiro. Com isso, a curva na ligação entre a Senador Pompeu e a Rua da América foi deslocada pra um pouco mais à frente. A posição das ruas atuais condizem com o corte indicado. Naquela área a malha urbana foi muito castigada em vários momentos (ferrovia, elevado da 31 de março, metrô, etc...).
imagem.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por Francisco Amaral » 23 Mai 2012, 15:51

Só para complementar, segue a indicação de por onde o túnel ainda existente (boca em rosa) aparece na foto e os 2 acessos a ele (em amarelo). Outro ponto que corrobora com a teoria do alargamento do leito, é que na curva de ligação da Rua da América com Senador Pompeu não aparece a linha de acesso, mas aparece a sua cicatriz mais acima, onde, pela linha vermelha traçada, é a atual curva, onde há a cicatriz atual. Isso acho que bate com um mapa antigo em que os dois túneis aparecem.
imagem.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 17:06

Amaral, concordo contigo no ponto em que aquela região foi bastante modificada, devido às obras de urbanização, ferrovias, metrô, garagem de ônibus, terminais rodoviários etc etc
Mas infelizmente tenho que ir de encontro à sua opinião em relação ao alargamento da ferrovia e construção da nova estação: o leito ferroviário acho que não foi alargado tanto assim, e do outro lado, a construção da Av.Presidente Vargas foi que modificou bastante a paisagem. Vamos comparar dois focos da região, em épocas distintas:
Arredores da estação D.Pedro II em 1878 - http://www.bondesrio.com.png
^^ Veja que na verdade, as ruas que sumiram do mapa (literalmente !) foram a Sen.Euzébio, Visconde de Itaúna, Santa Rosa e uma outra que não consegui identificar, paralela à ferrovia. Note também o canal do Mangue, que hoje fica no meio da Av.Pres.Vargas. Agora do outro lado da linha, me parece tudo igual a hoje, inclusive a R.General Caldwell em continuação, que eu só percebi agora ! Vamos ver a imagem abaixo da mesma região, só que atualmente:
Arredores da estação D.Pedro II em 2012.png
Eu também pensei primeiramente nessa hipótese que você falou, mas agora acredito mais nisso que eu descrevi acima.
okk
Sendo assim, o túnel 1 do ramal de Marítima permanece um mistério (obs.: o Luís Otávio da AFPF me contou certa vez que ele desmoronou ...)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação D.Pedro II (Antiga estação do Campo/da Côrte)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2012, 17:09

Ah, tem um detalhe muito bom que você assinalou !
Cadê o segundo acesso à Marítima na foto aérea de 1930 ???
Eu também não o distingüi na imagem ... deveria aparecer logo na curva da Rua da América.
Bom, na verdade eu não sei explicar ... mas veja que no mapa de 1878 ele não está desenhado ! Talvez ... tenha sido construído depois, ou quem sabe, em decorrência do desmoronamento do túnel 1.
Bom, o mistério continua ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”