Ramal de Jacutinga

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Responder
Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Ramal de Jacutinga

Mensagem por Michel Soares » 01 Mai 2012, 13:54

"O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas em 1970 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados."

Informações extraídas do site Estações Ferroviárias:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... iar_rj.htm

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Michel Soares » 01 Mai 2012, 13:55

Estação de Vassouras, em Vassouras - RJ.
Fotografia em 07/09/2011.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Michel Soares » 01 Mai 2012, 14:13

Estação Barão de Juparanã (antiga Desengano), em Juparanã-distrito de Valença - RJ.
Fotografias em 07/09/2011.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Mai 2012, 14:20

Lindas fotos, Michel.

Esse ramal está nos nossos planos para uma futura expedição. E vamos com tudo para explorarmos.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por DadoDJ » 01 Mai 2012, 14:39

Incríveis imagens, Michel !
Parabéns !
Imagem
^^ Achei essa imagem curiosa: primeiro pela linha da direita, interrompida por retirada de trilhos, talvez alguma manobra logística da MRS; e segundo pela aparência do lugar. Vejam: com a construção à direita, o céu limpo ... não sei porque, mas me remeteu a algum lugar fora do Brasil, só não sei aonde.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Michel Soares » 01 Mai 2012, 20:12

Opa, obrigado pelos elogios rapaziada. Tem um vídeo que o Jorge me passou o link, de uma composição da MRS atravessando a ponte rodoferroviária de Juparanã, passando pela estação e seguindo rumo a Minas. Vou ver se acho e publico, foi gravado por um maquinista, as imagens são incríveis.

Numa ida a essa região, tentarei ir. Uma dica é, caso seja de ônibus, ir pra Vassouras e lá baldear, a passagem, comprada com antecedência nessa baixa temporada, sai a R$ 9,00 ou R$ 15,00. Bom para nosso bolso hehe.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Melekh » 25 Jun 2012, 18:04

Amigo Michel Soares,


As fotos estão uma beleza, eu particurlamente estou planejando uma expedição no Ramal que saia de Miguel Pereira na L. Auxiliar em direção a Vassouras, passando Por Sacra Família, etc...

Tem muita coisa ainda de pé lá.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por Luiz Eduardo » 26 Jun 2012, 19:51

^^ Não esquece de mim, Melekh. hehehehehe

Marca no tópico de expedições e encontros uma data pra fazermos essa exploração. Eu, o Vinícius e o Paulo ficamos de fazer esse percurso, quem sabe não sai agora?
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: Ramal de Jacutinga

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 19 Ago 2012, 14:26

Próximo à estação de Coroas, Rio de Janeiro, município de Valença, na antiga linha do ramal de Santa Rita do Jacutinga, ainda pode ser visto o que sobrou dos trilhos arrancados há mais de quarenta anos (foto de 2007).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”